Delivery feito por drones: uma realidade nem tão distante
Entregas vindas do céu!
A expansão tecnológica nunca para. Quando analisamos sua velocidade, notamos que o primeiro smartphone surgiu há cerca de apenas 10 anos, com Steve Jobs deixando eternamente sua marca na história e na indústria da tecnologia: o iPhone.
Para aqueles que nasceram antes de 2007, unir tantas funcionalidades em um único aparelho parecia ser coisa de mais um desenvolvedor que parecia não conhecer tão bem as limitações da época.
Desde então, empresas desenvolvem novas funcionalidades que aos poucos, vão sendo incorporadas de forma quase instantânea e natural. Paralelamente, os drones já são uma realidade disponível para o as pessoas, embora não tão acessível quanto um smartphone.
Entregas feitas por drones
Com muita especulação em torno de seu lançamento comercial, a entrega de drones atingiu os céus. A empresa israelense de tecnologia de drone Flytrex, em parceria com a AHA, o maior mercado on-line da Islândia, anuncia o lançamento oficial do primeiro serviço operacional de entrega de drones a pedido urbano do mundo.
O projeto pretende melhorar a eficiência no setor de alimentos e bens de consumo na cidade de Reykjavík, Islândia, reduzindo o tempo de entrega e o consumo de combustíveis, pois os drones são movidos 100% de eletricidade.
Para o momento, apenas uma rota
Os moradores de Reykjavík, diversas atividades cotidianas podem se tornar algo complicado de se realizar. Toda essa complicação vem do terreno da cidade, que é separada por uma grande baía. Dependendo do local onde a pessoa está, as entregas entre um ponto e outro da cidade podem demorar até 25 minutos.
O menor tempo entrega feita pelos drones, abateram cerca de 80% do tempo original, que chegava aos 25 minutos, alcançando a marca de incríveis 4 minutos, com uma redução de 60% nos custos da entrega.
Após um processo regulatório meticuloso junto ao órgão regulamentador de transportes (ICETRA), a Flytrex e a AHA receberam aprovação para implementar seu sistema autônomo de drone para entregar alimentos e produtos de consumo de lojas e restaurantes de um lado de Reykjavík para um ponto designado em toda a cidade.
Dependente
Apesar do grande potencial de expansão para empresas que fazem algum tipo de entrega, é importante nos atentarmos a este fato: o drone não entrega diretamente na casa do cliente.
Um porta-voz disse comentou que atualmente há apenas um drone que opera em uma área perto da sede da AHA, mas é necessário abrir mais rotas após a aprovação das autoridades.
As entregas partem da central e são recebidas em um local designado previamente. A empresa pretende começar com pelo menos vinte entregas desse tipo por dia. A AHA espera expandir as possibilidades de rotas para entregar na casa do consumidor, sem a necessidade de haver um deslocamento até um terceiro local.
Através de um DJI Matrice 600 modificado, a Flytrex está fornecendo a infraestrutura necessária para a AHA. No momento, o processo de separação do produto é feito manualmente por um funcionário, responsável por colocar os itens dentro do compartimento de carga do drone.
Carga e distância
A Flytrex modificou o matrice e colocou um compartimento funcional e seguro para atender as entregas. O drone utilizado pode transportar pacotes de até três quilogramas por uma distância de até dez quilômetros.
Apesar de ter uma capacidade de carga relativamente baixa, o serviço é ideal para as entregas da AHA, como hambúrguer, sushi, lanches ou cerveja.
Expectativa de crescimento
"Observamos um tremendo aumento em nossas encomendas de entrega on-line nos últimos meses, especialmente os produtos de nossos varejistas, e esperamos que este crescimento continue nos próximos meses à medida que os consumidores experimentam os prazos de entrega muito mais rápidos das ofertas de entrega de drone Flytrex", disse Maron. Kristófersson, CEO da AHA.
"Acompanhamos as tecnologias de logística online em todo o mundo e a Flytrex aumentou acima de todas as outras com sua solução rápida, inteligente, segura e comercialmente viável. A parceria com a Flytrex impulsionará ainda mais os processos de negócios, vendas e negócios da AHA para operar um mercado de comércio eletrônico multi-comerciante. Esperamos parceria com a Flytrex, não só na Islândia, mas também como parte da nossa solução de mercado no exterior ", completa.