Escolhendo o Melhor Provedor de Serviços Gerenciado - Managed Services Provider (MSP)
Decidir em quem confiar todo o escopo de TI do seu negócio pode ser assustador. Na era moderna, as empresas vivem e morrem pela qualidade da tecnologia - e, por extensão, da equipe de TI - que as apoia.
Isso torna cada vez mais importante escolher o provedor de serviços gerenciados (MSP) certo para suas necessidades, com as qualificações e experiência para levar sua empresa a novos níveis. Essas dicas ajudarão a aumentar sua confiança e garantir que você obtenha o máximo de seu dinheiro ao contratar um MSP ou consultor de TI para sua empresa.
OS MELHORES FORNECEDORES DE SERVIÇOS GERIDOS IRÃO:
- Fazer as perguntas certas e criar uma solução só para você
Como alguém pode melhorar seu negócio se não souber nada sobre ele? Não existe uma solução única para todos no mundo da tecnologia, e até mesmo empresas com o mesmo número de funcionários no mesmo setor terão necessidades de TI completamente diferentes.
Um bom provedor de serviços gerenciados ou consultor sabe disso e fará perguntas investigativas para ajudá-los a determinar a abordagem correta para seus objetivos exclusivos.
Você quer dimensionar a produção?
Melhorar o atendimento ao cliente?
Reduzir o tempo de inatividade?
Você pode achar que muitos desses objetivos não podem ser afetados pela tecnologia de uma empresa. No entanto, um provedor de suporte de TI sabe que a tecnologia tem efeitos propagadores em toda a organização, tanto bons quanto ruins, e elaborará um plano para apoiar e aprimorar qualquer que seja sua visão.
Não confie na pessoa que sabe exatamente o que você precisa sem fazer uma única pergunta; certifique-se de que seu fornecedor ou consultor esteja realmente interessado em conhecer seus objetivos e elaborar a solução certa para o seu negócio.
- Possuir extensas habilidades e experiência além de reparar / consertar / resolver
Ter habilidades que vão além de saber como instalar um disco rígido e solucionar problemas de erros do sistema operacional é crucial. Manter proativamente uma rede inteira de servidores, computadores, periféricos, software, serviços e dispositivos requer muitos anos de experiência e conhecimento de alto nível.
Muito mais do que apenas reparos tradicionais, onde a habilidade de reparo geralmente é suficiente, os MSPs precisam ter um conhecimento profundo dos processos de negócios e das melhores práticas do setor.
Ao entrevistar um potencial consultor ou provedor de serviços de TI gerenciados, vá além das perguntas sobre certificações ou tamanho da equipe. Pergunte sobre escalabilidade, disponibilidade de equipe com conjuntos de habilidades específicas, métodos de suporte proativos versus reativos e como as melhores práticas são seguidas.
Você deseja contratar a organização que sabe como implementar tecnologia para melhorar todos os aspectos do seu negócio e tem a experiência para fazer isso acontecer, não aquela que simplesmente corrigirá os problemas à medida que eles ocorrerem, sem nunca olhar para o quadro geral.
- Oferecer monitoramento e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano (local e remoto)
Um bom provedor de serviços gerenciados sabe que os problemas do computador não tiram férias. Eles devem monitorar seus sistemas e resolver quaisquer problemas, independentemente da hora do dia ou ocasião especial.
Muitos provedores de serviços de TI de menor reputação só estarão disponíveis durante determinados horários / dias, oferecem suporte remoto e cobram uma taxa extra pelas visitas no local. Embora o monitoramento e o serviço remotos sejam ótimos para muitos problemas, há ocasiões em que um provedor de TI precisa vir ao local para uma correção ou auditoria. Essas situações devem sempre ser consideradas em seu plano.
Certifique-se de saber pelo que está pagando e de que isso cobre todas as necessidades atuais e potenciais.
- Demonstrar consistência
Manter resultados e entrega consistentes é fundamental. Seu provedor de serviços gerenciados em potencial deve ser capaz e estar disposto a compartilhar exemplos de suas políticas e processos e demonstrar como eles se traduzem em diferentes ambientes de negócios.
Se eles não podem explicar o que fazem, como o fazem e por que é eficaz, você deve questionar sua validade. Isso também se aplica às parcerias atuais.
Bons MSPs ficam felizes em compartilhar detalhes de seus clientes gerenciados e como eles ajudaram sua empresa. Se as métricas de sucesso e satisfação do cliente forem inconsistentes (ou inexistentes), você pode querer repensar a contratação.
- Adote uma abordagem baseada em tecnologia com visão de futuro.
Você pensaria que uma empresa que oferece gerenciamento de tecnologia adotaria automaticamente uma abordagem moderna e baseada em tecnologia, certo? No entanto, muitas empresas de gerenciamento de TI ainda estão presas ao passado, oferecendo apenas resolução reativa de problemas e processos legados.
À medida que os serviços gerenciados se tornaram mais comuns e mais procurados, muitas empresas de TI aderiram ao movimento, alegando que oferecem suporte MSP. Em geral, esses contratos serão genéricos sem a profundidade e detalhamento necessários, sem suporte nem monitoramento proativo e sem planos de melhoria geral do negócio. Você só os verá quando algo já estiver errado e eles não farão muito, se muito, para evitar problemas ou ver o quadro geral.
Muitos também não prestam atenção às tendências e avanços da indústria de TI, que podem restringir seus clientes a ficarem atrás da concorrência.
Certifique-se de que qualquer empresa MSP potencial que você entrevistar oferecem:
- Monitoramento proativo para detectar e prevenir problemas antes que eles saiam do controle e causem tempo de inatividade, perda de dados ou outras interrupções
- Recursos sofisticados, como detecção moderna e mecanismos de alerta, priorização de tarefas, potencial de dimensionamento, automação e um portal de usuário abrangente baseado na web
- Auditorias regulares de sua base de conhecimento, procedimentos e ofertas para garantir que você esteja sempre recebendo o melhor e mais recente suporte disponível
- Suporte a ambientes de vários fornecedores e dispositivos
A infraestrutura de TI de hoje é muito diferente de 5 anos atrás. O escritório típico terá vários desktops, laptops, servidores, dispositivos móveis e software de muitos fornecedores diferentes.
Um provedor de serviços gerenciados não deve ter problemas para projetar um plano de suporte que englobe todos os aspectos de sua tecnologia. Eles também serão os responsáveis por contatar esses distribuidores quando necessário. Um MSP que tenha bons relacionamentos com vários fornecedores líderes é o ideal. Eles serão mantidos informados sobre as novas ofertas dos fornecedores perante o público em geral e podem projetar caminhos de atualização que aproveitem a tecnologia emergente.
No entanto, é importante descobrir se o seu provedor de TI é neutro em relação aos fornecedores. Se eles forem contratados ou parciais para usar apenas produtos de determinados fornecedores, algumas ofertas podem não ser necessariamente adequadas para o seu negócio. Um bom MSP deve sempre se concentrar na seleção da tecnologia que fornece os melhores resultados para cada necessidade e ocasião.