Blog - O Que Acontece Se Você Não Desligar O Computador Corretamente?


03/02/2022

O que acontece se você não desligar o computador corretamente?

Às vezes, casualmente decidimos desligar o computador pressionando o botão liga / desliga por alguns segundos ou puxando o plugue. Considerando que às vezes o computador “trava” e não há resposta, não temos escolha a não ser desligar o sistema à força. Mas, você já se perguntou o que a força de desligamento faz na sua máquina? Deve haver alguma razão pela qual as empresas oferecem a opção de desligamento e não aconselham a desconectar o sistema abruptamente.

O que acontece se você não desligar o computador corretamente?

Quando você desliga um PC, as seguintes coisas acontecem:

  1. Uma verificação de usuário ocorre: quando outros usuários estão conectados ao computador (usando outra conta no mesmo PC), você é alertado. Você realmente quer desligar? Esses usuários podem estar executando programas ou ter documentos não salvos. Clicar em Não cancela a operação, que é a coisa certa a fazer.
  2. Programas fechados: o Windows encerra todos os programas ou processos que você iniciou ou que “pertençam” a você. Ele vasculha essa lista e envia a cada programa o sinal de desligamento. Se um programa contiver dados não salvos, você será solicitado a salvar os dados para continuar. (Ou você pode clicar no botão Cancelar, que interrompe toda a operação de desligamento.) Quando um programa não pode ser interrompido, você é solicitado a encerrá-lo.
  3. Os usuários são desconectados: depois que os programas (e processos) pertencentes a você, o humano, são interrompidos, o Windows desconecta você, encerrando sua sessão do Windows.
  4. O Windows está parado: depois que você sai, o Windows começa a desligar pedaços de si mesmo. Esses programas, serviços e processos foram encerrados, e o Windows garante que eles sejam encerrados corretamente e não causem problemas com colaboradores ou reclamações.
  5. O sinal de desligamento é enviado: Quando o Windows termina, ele envia um sinal ao hardware de gerenciamento de energia do computador para desligar a energia. Se esse recurso não estiver presente, uma mensagem aparecerá na tela, algo como agora é seguro desligar este computador e voltar à vida real.

Os efeitos do desligamento inadequado do PC incluem:

  1. Os arquivos podem ser gravados de forma incompleta: Quando você desliga o sistema abruptamente, os arquivos que o sistema foi gravado podem estar incompletos, resultando em perda de dados.
  2. Corrupção de dados: Todos esses dados e programas não salvos podem levar à corrupção de dados.
  3. O desligamento forçado durante as atualizações pode causar danos ao sistema.
  4. Os sistemas Windows modernos usam o New Technology File System (NTFS), que tem melhor desempenho e estruturas de dados aprimoradas. Ele possui um recurso chamado journaling, que mantém o log das alterações nos dados para reduzir o risco de corrupção ou perda de dados. Mas isso não garante que você não enfrente corrupção de dados se não desligar o PC corretamente.
  5. Desligar o PC à força pode resultar em perda e corrupção de dados graves, o que pode fazer com que você reinstale o sistema operacional novamente. Portanto, é melhor desligar o sistema conforme o procedimento padrão, mesmo que leve algum tempo.

Vantagens de desligar o PC corretamente:

  1. MODO DE SONO VS. DESLIGAR

Antes de entrarmos nas razões pelas quais desligar o computador é importante, é bom observar as diferenças entre os três modos de desligar o computador. A maioria dos computadores tem um modo de suspensão, hibernação ou desligamento, mas qual é a diferença entre cada um e quando você deve usar cada um?

O modo de suspensão é um modo de economia de energia que armazena todos os seus arquivos abertos, software e outros dados na memória principal do computador, ou RAM. Durante o modo de suspensão, o restante do computador é desligado além da RAM, que continua consumindo energia da tomada da bateria. Tudo o que você estava trabalhando anteriormente permanece aberto e pode ser acessado quando você abre o laptop ou pressiona o botão liga / desliga. O modo de suspensão é mais bem usado quando você precisa se afastar do computador por um momento, mas voltará a ele em algumas horas.

A hibernação é semelhante ao modo de suspensão, com a exceção de que o computador desliga completamente e não consome energia, ao contrário do modo de suspensão. Tudo o que você tinha aberto e funcionando anteriormente é armazenado em um arquivo de hibernação em seu disco rígido. Quando você abre seu laptop ou vira a tela de volta no seu computador, tudo estará exatamente como você o deixou. O modo de hibernação é mais bem usado quando você não precisa acessar seu computador por um tempo ou se não tiver acesso a uma fonte de alimentação posteriormente e precisar economizar bateria.

Desligar o computador é quando todos os softwares, programas, arquivos e processos são fechados e a memória na RAM é limpa. Antes de desligar, é importante salvar todo o seu trabalho, pois seu computador não reabrirá nada em que você estava trabalhando anteriormente antes de desligar. É melhor desligar o computador quando você não precisar usá-lo por um tempo e economizar energia. Desligar o computador também permite que ele funcione mais rápido com uma RAM limpa.  

  1. PROBLEMAS DO SISTEMA

O motivo mais importante para desligar o computador é resolver problemas do sistema. Quando os computadores ficam ligados por longos períodos, eles começam a agir de forma errática ou aleatória, com ocorrência de bugs inesperados. Muito provavelmente, neste ponto, você apenas reiniciaria o computador e o problema seria resolvido. Bem, isso é porque os processos ficaram abertos ou consumindo RAM. Ao desligar o computador, você está dando a ele a chance de limpar tudo e começar de novo. Desligar regularmente o computador ajuda a evitar que esses problemas surjam.

  1. VIDA MAIS LONGA

Ao nunca desligar o computador, você o coloca em maior risco de danos. Imagine nunca dormir por semanas seguidas, o que isso faria com seu corpo e sua mente? Isso é o que acontece com o processador, a RAM e a placa gráfica que estão todos em execução constante, nunca desligando o computador. Isso coloca muito estresse nos componentes e reduz seus ciclos de vida.

  1. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Outro motivo para desligar regularmente o computador é economizar energia. Isso não apenas beneficia seu bolso, economizando na conta de luz, mas também ajuda o meio ambiente. Se você não for usar seu computador por uma noite, por que não desligar e economizar energia e dinheiro.