Blog - Quatro Dicas Simples Para Manter Seu Internet Banking Seguro


02/10/2017

Quatro dicas simples para manter seu Internet Banking seguro

Quatro dicas simples para manter seu Internet Banking seguro

Não caia em armadilhas!

 

A interação bancária online cresceu em grande escala nos últimos anos. Os bancos são cada vez menos visitados e, proporcionalmente, os aplicativos são cada vez mais utilizados.

Metade do tempo gasto ao visitar uma filial do banco é consumida durante a locomoção até o local, o restante é gasto na fila, para enfim, fazer uma transação.

Mas você já se perguntou se o internet banking é realmente seguro, saiba que não é exclusividade. Entretanto, o celular ainda é a forma mais segura de utilizar a plataforma digital de seu banco.

A boa notícia é que é possível realizar transações online em segurança apenas seguindo algumas precauções simples.

 

Sempre digite no endereço do site

Muitos hackers tentarão enganá-lo para clicar em um link falso para o site do seu banco.

Geralmente enviados como um "e-mail de phishing", eles irão afirmar que há um problema e pedir-lhe para clicar em seu banco e corrigi-lo o mais rápido possível. O link aponta para um site falso que se parece muito como o seu banco real, mas, na verdade, o site está gravando as informações da sua conta privada.

Você pode evitar fraudes assim simplesmente acessando seu banco digitando manualmente o link do site na barra de navegação ou clicando na primeira posição do Google ao pesquisar pelo seu banco.

 

Evite computadores e redes públicas

Utilizar um computador na biblioteca, shopping ou algum outro lugar pode parecer uma maneira rápida e fácil de verificar sua conta, mas os computadores públicos são muitas vezes alvo de golpes.

Em apenas alguns instantes, eles podem instalar aplicativos chamados “keiyloggers”, que registram suas senhas e dados bancários, assim como nomes de usuários e outros dados privados.

O mesmo problema se aplica ao Wi-Fi aberto ou gratuito. Você está melhor protegido utilizando sua rede de dados num Smartphone 3G ou 4G ou no Wifi de sua residência.

 

Use uma senha forte com autenticação de 2 fatores

Crie uma senha única para o seu banco on-line, crie algo que você nunca usou em nenhum outro lugar.

Faça uma boa combinação para criar uma senha complexa que não pode ser adivinhada facilmente.

Evite dar aos hackers uma vantagem, pois eles certamente utilizaram dados que podem ser encontrados no Facebook, como nomes de crianças, nomes de animais de estimação, datas de nascimento, etc. e realmente pensam de diversas maneiras até conseguir.

Uma vez que criou sua senha, nunca escreva isso em qualquer lugar perto de sua carteira, smartphone ou computador. Se lembrar for um problema, você pode considerar um aplicativo de gerenciador de senhas seguro.

Muitos bancos também ajudarão a aumentar sua segurança com autenticação de dois fatores, enviando códigos aleatórios para o seu telefone (ou um dispositivo LCD especial que eles fornecem) para verificar qualquer atividade em sua conta.

 

Verifique a segurança da página antes de inserir dados

Finalmente, separe um segundo do seu tempo para detectar o pequeno ícone de cadeado antes de inserir qualquer dado. Você está procurando um cadeado que apareça como parte do próprio navegador, e não apenas uma imagem na página. Será no canto inferior ou ao lado do URL.

O endereço também começará com httpS:// em vez de http://.

 

Se você não vê essas coisas, a página NÃO é segura para realizar transações bancárias e você não deve fazer login.