Blog - Seis Dicas Para Manter Seu Notebook/pc Seguro


01/09/2017

Seis dicas para manter seu notebook/PC seguro

Seis dicas para manter seu notebook / PC seguro

Entenda de uma vez por todas como manter seus dados protegidos!

 PC

Você pode ser um estudante, profissional, empresário ou freelancer, seu notebook ou smartphone podem ser um dos ativos mais valiosos para você. Portanto, sua segurança no notebook ou no computador deve ser sua principal preocupação.

Imagine, como você se sentirá se perder o acesso à sua conta de email ou perder dados cruciais para sua empresa ou estudo. Caso os hackers tenham acesso ao seu notebook enquanto o estiver usando, você também pode perder seus detalhes de conta bancária ou cartão de crédito.

Os hackers podem instalar loggers de chaves ou trojans no seu notebook que podem gravar cada batida de tecla e enviá-las de volta para elas remotamente. O software de Trojan também pode dar aos hackers acesso em tempo real ao seu computador; eles podem ver o que você está fazendo sem você sabendo disso.

Ou, se não, este Trojan pode simplesmente destruir seus dados, danificando seu sistema operacional e até hardware causando danos financeiros e danos mentais suficientes.

 

“Não vai acontecer comigo”

Você pode pensar, por que alguém se interessará por você, bem, a verdade é que não exceção, os hackers vão atrás de quem eles pensam que está mais suscetível a ser hackeado. De acordo com a Securelist, pelo menos 35% dos usuários de computador receberão pelo menos uma tentativa de ser heckeado num período de um ano.

Essas estatísticas não são apenas alarmantes, mas preocupantes para quem ainda não tomou as medidas necessárias para proteger seus notebooks do acesso não autorizado.

 

Aqui estão algumas dicas para tornar seu notebook e PC mais seguros:

 

1.      Instalar Software Antivírus

Antivírus

Uma das primeiras e mais importantes dicas é sempre instalar um antivírus. Se você não estiver usando o antivírus no seu computador, você pode se infectar com facilidade, podendo causar problemas desnecessários.

Existem muitos antivírus gratuitos disponíveis para usuários não comerciais; eles podem proteger contra a maioria dos vírus. No entanto, nem todos os antivírus podem fornecer o mesmo nível de proteção, portanto, não se esqueça de verificar suas características e comentários dos usuários.

Se você é empresário então, talvez seja necessário um nível adicional de proteção, você deve considerar seriamente a compra de uma edição comercial do antivírus.

 

2.      Usar Firewall

Firewall

Se você acha que o Antivírus é suficiente para protegê-lo contra todas as ameaças, então pense novamente, o fato é de muitos vírus e o Trojan ainda podem passar pelas barreiras do antivírus.

Portanto, você deve considerar usar o firewall como a segunda linha de defesa contra hackers. O objetivo do Firewall é manter um controle sobre o tipo de tráfego que atravessa seu computador de fontes externas.

Um firewall baseado em Windows também pode ajudar, mas você estará melhor protegido usando algumas outras versões que podem ser baixadas gratuitamente da internet.

Se você é empresário, então você deve considerar comprar o firewall baseado em software e hardware para obter proteção total contra ameaças à segurança da informação.

 

3.      Mantenha todo seu sistema operacional atualizado

Sistema Atualizado

Fornecedores e empresas de software continuam regularmente a verificar e atualizar seus produtos por erros que podem permitir que os hackers tenham acesso aos seus computadores.

Portanto, você sempre deve manter a opção atualizar automaticamente no seu computador para garantir que os últimos patches e atualizações de software sejam instalados automaticamente, garantindo que você obtenha a máxima proteção contra todas as ameaças conhecidas. Alternativamente, você também pode verificar manualmente seu sistema para os últimos patches e atualizações periodicamente.

 

4.      Use senhas fortes

Embora todos conheçam a importância das senhas fortes, ainda é uma das áreas mais ignoradas, permitindo aos hackers obter acesso não autorizado ao seu PC.

Você deve sempre usar uma senha forte para o seu PC. Sua senha não deve ser facilmente adivinhável ou ter relação com algo de sua vida pessoal, como por exemplo nomes de pets ou datas especiais.

 

5.      Instalar software de rastreamento

software de rastreamento

Você pode preferir um notebook porque é fácil de transportar e pode ser usado enquanto viaja de um lugar para outro, mas torna-o mais propenso ao roubo.

Você deve instalar um software de rastreamento de notebook em seu notebook que o ajudará a localizá-lo no caso de você o perder.

 

6.      Mantenha sempre o backup de dados

backup

Pelo menos 40% dos usuários perderam seus dados valiosos devido a corrupção de softwares e falhas de hardware. Você deve fazer o backup de dados regularmente. Isso manterá seus dados protegidos.

Há várias maneiras para realizar backups de arquivos. Se você é uma empresa que precisa de capacidade de armazenamento excessiva, você pode considerar se inscrever em soluções de backup de dados baseadas em nuvem.