Blog - Um Servidor Com Desligamento Incorreto Não é Um Bom Sinal


11/03/2021

UM SERVIDOR COM DESLIGAMENTO INCORRETO NÃO É UM BOM SINAL

 

O comando de Desligar ou Reiniciar o Servidor inicia vários procedimentos importantes para o sistema operacional e para os programas instalados. Esta ação ativa a finalização de processos e arquivos em uma sequência certa para o fechamento das aplicações e do próprio Windows Server, evitando um desligamento incorreto.

Isto é importante para que tudo volte a funcionar normalmente ao reiniciar o sistema.

O QUE ACONTECE…

Quando há um desligamento incorreto, no mínimo não são executados os procedimentos mencionados acima. Ou seja, é possível que um programa esteja executando uma operação e a interrupção não esperada faça com que os arquivos envolvidos sejam corrompidos.

Gostaria de ter uma ideia da quantidade de arquivos e processos abertos enquanto o servidor está em operação? Acesse o gerenciador de tarefas, que você terá uma visão geral.

Em casos mais graves, um desligamento incorreto pode causar problemas físicos em certas peças do servidor. Principalmente o HD, peça responsável por armazenar as informações.

 QUAIS SÃO AS CAUSAS DE UM DESLIGAMENTO INCORRETO?

Um desligamento incorreto pode ter várias causas. Começando pela mais óbvia, relacionada a problemas de energia, onde é possível ter a interrupção repentina, até oscilações elétricas. Infelizmente, dependendo da região, situações como estas são comuns, principalmente em épocas de chuvas fortes.

 Também é possível que algum software instalado ou com mau funcionamento cause o travamento do sistema operacional. Isto pode obrigar a empresa a desligar o equipamento no botão para a normalização do sistema.

Outro ponto que pode causar um desligamento incorreto são os problemas de hardware no servidor. Para o perfeito desempenho do sistema, todas as peças precisam estar em pleno funcionamento.

 DICAS PARA PREVENÇÃO

Não é preciso reforçar a importância do servidor para o andamento das atividades da empresa. Desta forma, vale pontuar alguns pontos para evitar este tipo de situação:

  1. Tenha um nobreak. O nobreak irá manter o servidor ligado quando há uma falta rápida de energia. Também ajustará oscilações elétricas que possam afetar o equipamento;
  2. Assegure que seu nobreak tenha recursos de gerenciamento. Um dos principais pontos a serem configurados é a configuração de desligamento automático quando a bateria atingir uma determinada carga. Ou seja, você pode programar para que quando a bateria atingir 20% de carga, o equipamento seja desligado corretamente;
  3. Tenha cuidado com os softwares instalados no servidor. Verifique se realmente são compatíveis e se são necessários;
  4. Fique atento às atualizações do sistema operacional e dos programas instalados. Muitas vezes estas atualizações são necessárias para evitar travamentos.
  5. Mantenha um backup em nuvem. Será fundamental caso o desligamento incorretocause problemas graves de acesso a suas informações. Dessa forma é possível recuperar esses dados.
  6. Monitore preventivamente todas as vezes que seu servidor for desligado incorretamente. Acompanhando a quantidade destes registros é possível ser alertado de que há um risco alto para sua estrutura.

 E para ter uma visão completa dos equipamentos que você pode utilizar para proteger seu servidor e sua empresa, apresentamos abaixo as opções de proteção disponíveis no mercado. Elas podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente, dependendo da sua necessidade e disponibilidade de capital para investimento.  

 Diferenças entre filtros de linha, estabilizadores e Nobreaks

Para proteger o seu servidor ou aparelhos eletrônicos da variação da rede elétrica, existem alguns equipamentos específicos no mercado: filtro o de linha, nobreak e estabilizador. Você sabe qual a diferente entre eles e o que cada um faz?

O texto abaixo explica a função e aplicação de cada um.

Filtro de Linha

Os filtros de linha, também chamados popularmente de “réguas”, são dispositivos equipados com um fusível, varistores, capacitores e indutores. O objetivo desse equipamento é evitar a passagem de altas correntes para os equipamentos nele conectados. Quando isso ocorre, o fusível “queima”, ou seja, corta a energia que alimenta o filtro.

Os varistores, em combinação com capacitores e indutores, controlam a entrada de picos de voltagem, além de garantir filtragem contra altas frequências.

Estabilizador

O estabilizador é o equipamento utilizado normalmente para ligar desktops e seus periféricos, como monitores. A função deste dispositivo, como o próprio nome sugere, é estabilizar a tensão elétrica de entrada, de forma que a saída forneça sempre a mesma tensão.

Pelo fato dos computadores terem componentes eletrônicos muito sensíveis, o uso de um aparelho deste é indispensável. Ele protege os equipamentos eletrônicos contra surtos de energia, ou seja, é muto semelhante ao filtro de linha. A diferença é que, normalmente, possui um transformador, que converte a tensão de entrada no valor correto usado nos computadores.

Nobreak

Os nobreaks são estabilizadores com baterias internas (e externas, dependendo da necessidade de manter a energia por um período mais longo). Quando ocorre uma queda de energia elétrica, o equipamento continua funcionando por um período. Dessa forma, o usuário pode salvar seu trabalho e desligar o computador de forma segura, sem colocar em risco os componentes eletrônicos internos dos dispositivos.

É importante salientar que existem dois tipos e nobreaks: online e offline. O modelo online faz o chaveamento para o uso da bateria quando a energia é cortada, já o offline demora uma fração de segundo para ativar a bateria. De modo geral, por ser mais caro, o primeiro é indicado principalmente para de quem tem um servidor ou um equipamento muito sensível.

Alguns nobreaks têm a opção de gerenciar pelo software interno que se comunica com um desktop ou servidor, permitindo que você tenha acesso a informações como por exemplo status das baterias, carga consumida etc. E permitem que você gerencie e até mesmo agende desligamentos em casos de falta de energia. Existem vários fabricantes destes equipamentos, dentro de várias faixas de preço. Tudo depende do investimento que queira fazer para proteger seus equipamentos e servidores.