3 Lições valiosas que podemos aprender com a história de Stephen Hawking
O físico britânico que nos deixou aos 76 anos, era o cientista mais popular desde Albert Einstein e um gênio que desvendou segredos do universo enquanto lutava contra uma terrível doença chamada ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença rara que causa a perda progressiva da força muscular, afetando os movimentos, a fala e até a respiração, causando paralisia. O único órgão que esta doença não o afetou foi o cérebro, e era só isso o que ele precisava.
Hawking foi professor de Matemática em Cambridge, professor lucasiano emérito – mesma posição ocupada por Isaac Newton, e dedicou sua vida estudando o universo e seu funcionamento. E é com sua vida, suas frases, que vamos aprender três lições muito importantes.
1. Não desanime, busque sempre o melhor.
‘‘Olhe para as estrelas e não para os seus pés. ’’
Esta frase foi dita em seu aniversário de 70 anos, 49 anos depois de ser diagnosticado com sua fatal doença, onde os médicos os deram somente 3 anos de vida. É isso aí, segundo a medicina Hawking deveria ter morrido a 46 anos, mas sua persistência, sua paixão pela vida e seu desejo de vencer o fizeram desafiar a ciência e se tornar o gênio que foi. Esteja sempre olhando adiante e não abaixe a cabeça para qualquer dificuldade.
2. Não importa o quão grande você seja, mantenha sempre a humildade.
‘‘Pessoas que se vangloriam de seu QI são perdedoras. ’’
Disse esta frase o gênio com QI de 160, considerado um dos homens mais inteligentes da história. O fato de ter tudo é relativo, muitos buscam por bens materiais, outros por saúde física e outros, como Hawking, possuía como seu bem maior a sua saúde mental, sua inteligência, que mesmo não tendo nada mais, se destacou como mestre da ciência, sendo agraciado com um filme baseado em sua história. Prioridades, todos têm, busque a sua e foque nela até obter o total êxito. E quando chegar lá, não esqueça de manter a humildade e nunca se dar por satisfeito.
3. Valorize as pessoas que estão ao seu redor.
“Por milhões de anos, a humanidade viveu como os animais. Então aconteceu algo que desencadeou o poder da nossa imaginação. Aprendemos a conversar e aprendemos a ouvir. O discurso permitiu a comunicação de ideias, para construir o impossível. As maiores realizações da humanidade surgiram falando e as maiores falhas ao não falar. Não precisa ser assim. Nossas maiores esperanças poderiam se tornar realidade no futuro. Com a tecnologia à nossa disposição, as possibilidades são ilimitadas. Tudo o que precisamos fazer é garantir que continuemos conversando. ’’
Esta frase não é necessária interpretação, ela diz por se só. Valorize as pessoas, não importa quão avançado esteja a tecnologia, priorize sempre a comunicação humana.
Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira (14/03), mas sua teoria, seus ensinamentos e seu conhecimento ele nos deixa como legado, e é o que o manterá sempre vivo com todas as lições que podemos aprender com sua história.