Com este ano terminando, as empresas já estão fazendo planos para 2021. No geral, quando se trata de priorizar, pode ser complicado decidir por onde começar.Segue nossa sugestão dos processos e comportamentos que lhe ajudarão a priorizar da melhor maneira para o seu negócio.
- Focando em poucas áreas
Quando se trata de estabelecer prioridades, uma das primeiras coisas a se ter em mente é que você deve se concentrar apenas em algumas áreas. Para ser mais específico, você deve escolher até três ou quatro metas para enfrentar a cada dia. Essas metas que são sua prioridade também devem ser a força motriz para o resto para o curto, médio e longo prazos. Se você tiver dificuldade para definir prioridades, algumas táticas podem ser úteis. Uma delas é fazer uma lista das atividades que efetivamente promovem o crescimento do seu negócio. A outra é reduzir essa lista a apenas alguns tópicoss. Priorizar as coisas importantes logo no início irá garantir que seu negócio floresça.
- Sessões de brainstorming
Agora que você decidiu quais áreas são mais importantes para o crescimento do seu negócio, você deve consultar o restante do pessoal que entende em profundidade do seu mercado e da sua empresa.
É aqui que as sessões de brainstorming entram em jogo. Essas sessões de grupo permitem verificar se você deixou passar uma atividade importante que promove o crescimento do seu negócio. Talvez você não soubesse, talvez tenha acabado de surgir, mas seja qual for o caso, em um grupo as chances de oportunidades passarem despercebidas é menor. As sessões de brainstorming também dão a oportunidade ao pessoal responsável por diferentes aspectos do negócio de coordenar as ações e compartilhar opiniões.
- Delegando
Uma das formas de promover o crescimento do seu negócio é aprender a identificar as tarefas que podem ser delegadas e encontrar o pessoal certo para isso. Como mencionamos antes, deve haver três ou quatro metas principais, mas isso não significa que não haja nenhuma que não seja a primeira prioridade. Muitas tarefas menores, como atualizar relatórios, podem ser delegadas a outra pessoa. Isso ajudará a economizar tempo para os funcionários chave para trabalhar em projetos importantes, pois eles não perderão seu tempo em aspectos menores que podem ser feitos por assistentes ou automatizados. A delegação garantirá uma melhor gestão do tempo para seus funcionários e, com isso, para sua empresa também.
- Estratégia de SEO
SEO significa “otimização do motor de pesquisa”, particularmente do Google. De maneira geral, esse é um processo que melhora a qualidade e a quantidade do tráfego do site de sua empresa. O alvo do SEO é o tráfego não pago, em oposição ao tráfego direto e ao tráfego pago. Uma razão importante pela qual sua empresa deve optar pela estratégia de SEO é que ela colocará sua empresa na primeira página do mecanismo de busca. Uma boa estratégia de SEO consiste em tornar seu site mais atraente para um mecanismo de pesquisa. Isso é feito fazendo alterações no design e no conteúdo da web. O objetivo é que um mecanismo de pesquisa exiba seu site como um resultado superior, abrindo caminho para um negócio de sucesso.
- Prazos
Nesse ponto, todas as metas importantes foram priorizadas, tarefas atribuídas a times e/ou funcionários chave e tarefas menores foram delegadas ou automatizadas. A próxima etapa lógica é atribuir e organizar prazos específicos para metas específicas. A atribuição do prazo pode depender de alguns fatores, como as necessidades da empresa, taxa de demanda do mercado, disponibilidade de funcionários etc. Para definir melhor os prazos, você deve mencioná-lo nas sessões de brainstorming, o que garantirá que nenhum erro seja cometido. Todas as tarefas baseadas em prazos devem ser organizadas em ordem cronológica. A primeira tarefa deve ser aquela cujo prazo final é o mais curto, poir trará resultados concretos mais rápidos. Garanta que todos os processo de sua empresa sejam orientados por datas, prazos ou períodos.
- Negócio Potencial
Pode ser uma surpresa o conselho que você não deva buscar todos os clientes possíveis. Afinal, qual é o problema do aumento da receita? A resposta é muito simples - você não pode se beneficiar de todos os clientes da mesma maneira. Embora possa parecer um fluxo maior de dinheiro no início, alguns clientes podem cancelar seus serviços depois de alguns meses, deixando você com uma perda no longo prazo ou podem demandar um nível de serviço e qualidade não compatíveis com os preços de mercado. É por isso que você só deve se concentrar em negócios que tenham potencial para gerar receita por longos períodos, de maneira lucrativa. Concentre o tempo e a energia de sua empresa nos leads que serão mais valiosos para sua empresa, enquanto forem seus clientes.
Esses são alguns dos aspectos mais importantes que sua empresa deve priorizar. Certifique-se de discuti-los minuciosamente com o restante de seus funcionários.
E muito sucesso em 2021!
(traduzido, editado e replicado pela Vertic Tecnologia do blog da The European Business Review, 15/10/2020)