Blog - 6 Maneiras De Reduzir Custos Com Tecnologia Da Informação


04/12/2019

6 maneiras de reduzir custos com Tecnologia da Informação

 Existe uma relação inversa entre os custos de manutenção e gerenciamento de TI e a competitividade de uma organização. Essa ideia foi relatada em uma pesquisa recente da Forbes Insights, que observou que “Três em cada quatro executivos concordam que a quantidade de tempo, dinheiro e recursos gastos em manutenção e gerenciamento contínuos - versus desenvolvimento de novos projetos ou novas iniciativas - está afetando a competitividade geral dos organização deles”.

 A premissa é que quanto mais você reduzir os custos de manutenção e gerenciamento, mais dinheiro terá disponível para o desenvolvimento de novos projetos ou para novas iniciativas que atendem a toda a empresa. Hoje, vejamos seis estratégias comuns que as organizações estão usando para reduzir seus custos de T.I. e aumentar sua competitividade.

Sobre a pesquisa da Forbes Insights

A pesquisa de 2017 da Forbes Insights se concentrou no estado de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (ITSM). Ele pesquisou 261 executivos de todo o mundo, representando organizações com vários níveis de receita,

 Seis grandes estratégias

Além de identificar a relação inversa entre os custos de T.I. e a competitividade, a pesquisa também identificou essas seis estratégias comuns usadas pelos entrevistados para reduzir custos: 

  1. Mudando para serviços baseados em nuvem
  2. Implementando um nível mais alto de automação
  3. Transferência de pessoal para contratados e consultores externos
  4. Implementando práticas de DevOps e Agile
  5. Usando microsserviços, contêineres ou virtualização
  6. Estendendo os recursos de serviços de tecnologia da informação para mais partes da empresa

 Essas estratégias podem servir como um modelo de trabalho para quem quer diminuir seus próprios custos T.I.

 Veja como cada estratégia reduz os custos de M&M para aumentar a competitividade.

 Estratégia # 1: Mudando para serviços baseados na nuvem

A redução de custos de M&M ocorre nas seguintes áreas quando você move servidores e serviços de TI internos para a nuvem.

  • Mudanças de custo de despesas de capital (CapEx) para despesas operacionais (OpEx)- A migração para a nuvem reduz as despesas de capital para servidores e equipamentos de rede relacionados, transformando os custos de capital em despesas operacionais mensais.
  • Custos reduzidos de instalação e mão de obra- A instalação refere-se apenas à configuração e entrega de serviços, em vez de configurar uma infraestrutura de servidor e hardware para entrega de serviços. Os custos de mão-de-obra de M&M são gerenciados pelo provedor de nuvem conforme a necessidade, em vez de usar uma equipe dedicada.
  • Custos de expansão- Os provedores de nuvem podem fornecer recursos adicionais, como mais linhas de disco, CPU, memória e comunicação, mais rapidamente (e possivelmente a um custo menor) do que você seria capaz para servidores e infraestrutura internos.
  • Demanda de pico- Os provedores de nuvem podem fornecer rapidamente aumentos temporários de capacidade à medida que a demanda de serviço atinge o pico. Com servidores internos, você deve fornecer capacidade em excesso para lidar com o pico de demanda.

Mudar para a nuvem geralmente reduz os custos de capital, configuração, mão de obra e expansão em troca de custos mensais.

 Estratégia 2: implementando um nível mais alto de automação

O Data Center Automation (DCA) reduz a necessidade de configuração e processamento manuais. As ferramentas DCA podem automatizar muitas funções de M&M, inclusive.

  • Planejamento de tarefas e processos
  • Monitoramento de sistema e trabalho
  • Manutenção, incluindo correção e atualização
  • Fornecimento e configuração de serviços
  • Prestação de serviços de aplicativos
  • Carga de trabalho sob demanda, para aumentar os recursos durante o pico de tráfego

A automação substitui os custos de mão-de-obra pelos custos de software e configuração.

 Estratégia # 3: Transferência de pessoal para terceirizados e consultores externos

Ao transferir o trabalho interno para consultores e terceirizados, você obtém profissionais atualizados com o que há de mais avançado na área de T.I. e não tem que pagar impostos e taxas relacionados a folha de pagamento.

 Estratégia # 4: Implementando DevOps e práticas ágeis

As práticas de DevOps e Agile geralmente dividem os silos organizacionais entre desenvolvedores de software e equipe de operações de TI. DevOps e Agile são práticas colaborativas, com foco no tempo de lançamento no mercado, taxas de falha mais baixas, atualizações e correções rápidas e recuperação mais rápida de problemas do sistema. Eles preparam o caminho para uma infraestrutura centrada em aplicativos, criada para melhorar a entrega de aplicativos e serviços, em vez de gerenciar servidores, comutadores, firewalls e linhas de telecomunicações.

 Estratégia 5: Usando microsserviços, contêineres ou virtualização

A virtualização hospeda várias instâncias virtuais (máquinas virtuais, VMs) de um ambiente operacional na mesma máquina, reduzindo o número de servidores físicos necessários.

Os contêineres isolam aplicativos do ambiente em que residem, tornando-os sem estado. Em um ambiente de contêiner, você instala apenas o que precisa para executar um aplicativo, nada mais. Os contêineres podem ser implantados rapidamente dentro de VMs, na nuvem ou dentro de uma máquina física, fornecendo um ambiente de aplicativo e rede separado sem executar uma VM para cada aplicativo. O espaço menor da infraestrutura de um contêiner fornece um ambiente mais seguro e fácil de configurar.

A arquitetura de microsserviços implanta aplicativos como uma série de serviços modulares pequenos e independentes que executam processos exclusivos e se comunicam por meio de protocolos leves, facilitando o entendimento, o desenvolvimento e o teste dos aplicativos.

Como as práticas de DevOps e Agile, essas arquiteturas oferecem suporte à implantação e implantação contínuas fora da infraestrutura tradicional de TI, reduzindo os custos de M&M e permitindo que os aplicativos sejam implantados rapidamente em vários ambientes diferentes.

 Estratégia nº 6: estendendo os recursos de serviços gerenciados de TI para mais partes da organização

Nas organizações pesquisadas, o gerenciamento de serviços está sendo usado para provisionar e fornecer serviços onde quer que sejam necessários em toda a empresa, não apenas para serviços de TI. Essas organizações estão implantando o gerenciamento de serviços para clientes, parceiros de negócios e usuários internos nas seguintes áreas:

  • Atendimento e suporte ao cliente
  • Recursos humanos / capital humano
  • Serviços financeiros
  • Vendas e Marketing
  • Gerenciamento de fornecedores
  • Treinamento
  • Instalações
  • Aquisição de contratos
  • Operações

Os serviços gerenciados de T.I. em toda a empresa está se tornando uma plataforma que permite serviços, atualizações, eventos, gerenciamento de incidentes e provisionamento para toda a empresa. O gerenciamento de serviços está se tornando mais holístico, crescendo e abrangendo serviços dentro e fora do departamento de TI, alavancando a tecnologia ITSM.

 E por aí vai!

A relação inversa entre os custos de T.I. e o posicionamento competitivo de uma organização é apenas uma das descobertas mais interessantes da pesquisa da Forbes Insights. O post de hoje faz parte de uma série contínua que examina as descobertas da pesquisa.