Existe uma relação inversa entre os custos de manutenção e gerenciamento de TI e a competitividade de uma organização. Essa ideia foi relatada em uma pesquisa recente da revista Forbes Insights, que observou que “três em cada quatro executivos concordam que a quantidade de tempo, dinheiro e recursos gastos em manutenção e gerenciamento contínuos - versus desenvolvimento de novos projetos ou novas iniciativas - está afetando a competitividade geral das organizações”.
A premissa é que quanto mais você reduzir os custos de manutenção e gerenciamento, mais dinheiro terá disponível para o desenvolvimento de novos projetos ou para novas iniciativas que atendem a toda a empresa. Hoje, veremos seis estratégias comuns que as organizações estão usando para reduzir seus custos de T.I. e aumentar sua competitividade.
Sobre a pesquisa da Forbes Insights
A pesquisa de 2021 da Forbes Insights se concentrou no estado de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. Foram entrevisados 261 executivos de todo o mundo, representando organizações com vários níveis de receita e número de colaboradores.
Seis estratégias de redução de custos
Além de identificar a relação inversa entre os custos de T.I. e a competitividade, a pesquisa também identificou essas seis estratégias comuns usadas pelos entrevistados para reduzir custos:
- Mudança para serviços baseados em nuvem
- Implementar um nível mais alto de automação
- Transferência de pessoal para contratados e consultores externos
- Implementar práticas de DevOps e Agile (práticas ageis)
- Uso de microsserviços, contêineres e virtualização
- Expandir os recursos de serviços de tecnologia da informação para mais áreas da empresa
Essas estratégias podem servir como um modelo de trabalho para quem quer diminuir seus próprios custos T.I. Veja como cada estratégia reduz os custos de M&M para aumentar a competitividade.
Estratégia # 1: Mudança para serviços baseados na nuvem
A redução de custos de de manutença e gerenciamento ocorre nas seguintes áreas quando você move servidores e serviços de TI internos para a nuvem.
- Despesas de capital (CapEx) para despesas operacionais (OpEx)- a migração para a nuvem reduz as despesas de capital para servidores e equipamentos de rede relacionados, transformando os custos de capital em despesas operacionais mensais.
- Despesas de instalação e mão de obra - a instalação refere-se apenas à configuração e entrega de serviços, em vez de configurar uma infraestrutura de servidor e hardware para entrega de serviços. Os custos de mão-de-obra de manutenção e gerenciamento são assumidos pelo provedor de nuvem conforme a necessidade, em vez de usar uma equipe dedicada.
- Custos de expansão - os provedores de nuvem podem fornecer recursos adicionais, como mais linhas de disco, CPU, memória e comunicação, mais rapidamente (e possivelmente a um custo menor) do que você seria capaz para servidores e infraestrutura internos.
- Demanda de pico- ss provedores de serviços em nuvem podem fornecer rapidamente aumentos temporários de capacidade à medida que a demanda de serviço atinge o pico. Com servidores internos, você deve fornecer capacidade em excesso para lidar com o pico de demanda.
Mudar para a nuvem geralmente reduz os custos de capital, configuração, mão de obra e expansão em troca de custos mensais.
Estratégia 2: Implementar um nível mais alto de automação
O Data Center Automation (DCA) reduz a necessidade de configuração e processamento manuais. As ferramentas DCA podem automatizar muitas funções de M&M, inclusive.
- Planejamento de tarefas e processos
- Monitoramento de sistema e trabalho
- Manutenção, incluindo correção e atualização
- Fornecimento e configuração de serviços
- Prestação de serviços de aplicativos
- Carga de trabalho sob demanda, para aumentar os recursos durante o pico de tráfego
A automação substitui os custos de mão-de-obra pelos custos de software e configuração.
Estratégia # 3: Transferência de pessoal para terceirizados e consultores externos
Ao transferir o trabalho interno para consultores e terceirizados, você obtém profissionais atualizados com o que há de mais avançado na área de T.I. e não tem que pagar impostos e taxas relacionados a folha de pagamento.
Estratégia # 4: Implementar DevOps e Agile (práticas ágeis)
As práticas de DevOps e Agile geralmente dividem os silos organizacionais entre desenvolvedores de software e equipe de operações de TI. DevOps e Agile são práticas colaborativas, com foco no tempo de lançamento no mercado, taxas de falha mais baixas, atualizações e correções rápidas e recuperação mais rápida de problemas do sistema. Eles preparam o caminho para uma infraestrutura centrada em aplicativos, criada para melhorar a entrega de aplicativos e serviços, em vez de gerenciar servidores, comutadores, firewalls e linhas de telecomunicações.
Estratégia 5: Uso microsserviços, contêineres e virtualização
A virtualização hospeda várias instâncias virtuais (máquinas virtuais, VMs) de um ambiente operacional na mesma máquina, reduzindo o número de servidores físicos necessários.
Os contêineres isolam aplicativos do ambiente em que residem. Em um ambiente de contêiner, se instala apenas o que precisa para executar um aplicativo, nada mais. Os contêineres podem ser implantados rapidamente dentro de VMs, na nuvem ou dentro de uma máquina física, fornecendo um ambiente de aplicativo e rede separado sem executar uma VM para cada aplicativo. O espaço menor da infraestrutura de um contêiner fornece um ambiente mais seguro e fácil de configurar.
A arquitetura de microsserviços implanta aplicativos como uma série de serviços modulares pequenos e independentes que executam processos exclusivos e se comunicam por meio de protocolos leves, facilitando o entendimento, o desenvolvimento e o teste dos aplicativos.
Como as práticas de DevOps e Agile, essas arquiteturas oferecem suporte à implantação e implantação contínuas fora da infraestrutura tradicional de TI, reduzindo os custos de manutenção e gerenciamento, permitindo que os aplicativos sejam implantados rapidamente em vários ambientes diferentes.
Estratégia nº 6: Expandir os recursos de serviços gerenciados de TI para mais partes da organização
Nas organizações pesquisadas, o gerenciamento de serviços está sendo usado para provisionar e fornecer serviços onde quer que sejam necessários em toda a empresa, não apenas para serviços de TI. Essas organizações estão implantando o gerenciamento de serviços para clientes, parceiros de negócios e usuários internos nas seguintes áreas:
- Atendimento e suporte ao cliente
- Recursos humanos / capital humano
- Serviços financeiros
- Vendas e Marketing
- Gerenciamento de fornecedores
- Treinamento
- Instalações
- Aquisição de contratos
- Operações
Os serviços gerenciados de T.I. em toda a empresa está se tornando uma plataforma que permite serviços, atualizações, eventos, gerenciamento de incidentes e provisionamento para toda a empresa. O gerenciamento de serviços está se tornando mais holístico, crescendo e abrangendo serviços dentro e fora do departamento de TI, alavancando redução de custos, confiabilidade segurança e disponibilidade.
A relação inversa entre os custos de T.I. e o posicionamento competitivo de uma organização é apenas uma das descobertas mais interessantes da pesquisa da Forbes Insights. O post de hoje faz parte de uma série de posts da Vertic Tecnologia focados em como utilizar a área de T.I. para obter vantagens competitivas para a sua empresa.