Confira os sete principais motivos que comprovam a importância de manter a sua infraestrutura atualizada.
O mundo dos negócios tem exigido um ritmo de inovação e transformação nunca visto. E isto impacta diretamente a área de TI. Ao passo que é preciso disponibilizar o ambiente de TI para permitir inovação de forma ágil, é necessário também manter a disponibilidade e a performance das aplicações já existentes. A área de TI, portanto, está no centro desta realidade.
Quando analisamos a infraestrutura de TI sob o aspecto da arquitetura corporativa, ela é a base para que todas as operações da empresa funcionem corretamente e tenham o desempenho esperado.
A infraestrutura de TI é composta por 3 pilares: hardware, software e rede. Dentro deste cenário descrito, projetar e a implementar da infraestrutura é um processo que toma tempo, planejamento e investimento. Ainda mais complexo é a tarefa de gerenciar os ativos da infraestrutura de TI ao longo do tempo. Uma vez implementada, a infraestrutura de TI sofrerá mudanças constantes, em função das mudanças do negócio e dos sistemas.
Ao mesmo tempo que é preciso buscar inovação e preservar os ambientes de trabalho e sistemas funcionando, a gestão das vulnerabilidades e riscos é essencial. Os ataques de hackers, vírus e ransomware aumentam exponencialmente a cada ano, dado o crescimento da superfície de ataque com o advento do trabalho remoto, prestadores de serviço (“pejotização”) e BYOD (do inglês Bring Your Own Device, que é o uso pelas empresas de computadores e celulares de colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores).
Uma infraestrutura mal implementada e mal gerenciada fica sujeita a problemas de indisponibilidade e performance, que geram uma série de problemas para o negócio. Entre elas:
- Prejuízos financeiros
- Perda de dados e retrabalho
- Descumprimento dos prazos de entrega legais e multas
- Problemas com as entregas para os clientes
- Danos à imagem da empresa
Podemos fazer um paralelo do uso da infraestrutura com a energia elétrica. Você usa todo dia, depende dela, mas só percebe quando fica sem.
Razões para manter a atualização da infraestrutura de TI.
1.Manutenção da segurança da informação
Uma das formas mais simples de invadir a rede uma empresa é buscando por vulnerabilidades conhecidas. Quanto mais desatualizada a infraestrutura, mais falhas são conhecidas e exploradas facilmente. Então manter os softwares atualizados é a primeira medida a ser adotada para proteger os dados da empresa. Por si só, este motivo já é suficiente para justificar manter a infraestrutura de TI atualizada.
- Suporte do fabricante
Os softwares de terceiros têm um calendário de liberação e descontinuação das versões definidas e divulgadas. Quando a versão é descontinuada, normalmente não há mais suporte e reparos de bugs; adquirir um suporte estendido acaba ficando bem mais caro. O mesmo vale para o hardware. Normalmente depois de 5 anos de uso não há mais suporte do fabricante.
- Manter a compatibilidade com as aplicações
Os softwares especialistas (ERP, e-commerce etc.) evoluem diariamente, e eles utilizam componentes de terceiros (banco de dados, sistema operacional, componentes web) para entrega do serviço final. Estes componentes também evoluem e trazem novas funcionalidades que os softwares especialistas utilizam. É muito comum as empresas descobrirem que seu Oracle ou Windows está desatualizado e que seu ERP não suporta mais aquela versão. Aí é uma correria para adquirir licenças e fazer as atualizações. Isso pode gerar uma série de problemas com entregas e atrasar projetos da empresa.
- Absorver melhorias
Os fabricantes de componentes de infraestrutura liberam melhorias constantemente, melhorando a segurança, disponibilidade e performance.
- Redução de incidentes
Na medida que os softwares especialistas evoluem, eles acabam utilizando mais funcionalidades dos softwares de terceiros. E com esta maior exigência, é mais a chance de encontrar pontos falhos. Os fabricantes liberam periodicamente melhorias e correção de erros conhecidos. E com isso melhorando a estabilidade do software.
- Backup e restauração
Quanto mais antigo o software, mais difícil é fazer sua recuperação no caso de um incidente grave. Em alguns casos o fabricante do software não disponibiliza mais nem a mídia para download. Caso seja perdida, irá prejudicar muito o processo e o tempo de recuperação.
- Maior disponibilidade
A infraestrutura torna-se mais estável, e desta forma com maior disponibilidade. Uma infraestrutura atualizada tem menos paradas não programadas, pois as atualizações são feitas proativamente sem que seja necessário ocorrer um incidente para tomar uma ação.
Neste post elencamos sete razões motivos para manter a infraestrutura de TI atualizada. Apesar de toda atualização trazer riscos de incidentes pós atualização, com uma boa gestão de mudanças, estes riscos podem ser mitigados. O benefício de manter a infraestrutura atualizada é infinitamente maior que seus riscos.
A Vertic Tecnologia oferece um serviço sem custo de análise de infraestrutura de e emite um relatório com recomendações e sugestões. Entre em contato e beneficie-se desse serviço através do e-mail contato@vertic.com.br ou WhatsApp (15) 98103-3543.