Blog - A Nova Realidade: Transformando Seu Negócio


18/03/2021

A Nova Realidade: Transformando Seu Negócio

Como você acha que os modelos de negócio foram modificados depois de o mundo passar por este cenário de crise na pandemia?

Nesse momento conturbado, o mercado mundial sofreu alterações em todos os âmbitos. As plataformas digitais vieram com força e para ficar, o que indica uma profunda transformação no formato das informações.

Mas como será esse novo formato? O tal do” novo normal” que as pessoas estão falando?

A melhor solução nesse momento é se adaptar de forma definitiva ao novo mundo e aos novos modelos de negócio que estão sendo exigidos no mercado atual. 

Uma das principais adaptações ocorridas durante a pandemia, foi o trabalho remoto. Milhões de pessoas já trabalhavam em home office antes do Covid-19 e a tendência é esse comportamento perdurar.

É fato que o Covid-19 mudou a nossa maneira de viver, trabalhar e consumir. O vírus rompeu resistências sociais e acelerou tendências, como a transformação digital, o consumo consciente e o home office.

Presenciar a pandemia do Covid-19, ainda que trágico, permitiu que milhões de pessoas quebrassem preconceitos limitantes. Como, por exemplo, a resistência ao mercado digital que ainda existia e existe pela geração X. 

Se você quer entender mais sobre as adaptações realizadas pelas grandes empresas e os novos modelos de negócio no mundo pós-covid, continue a leitura!

Neste artigo, você vai entender: 

  • O que mudou nos modelos de negócio com a pandemia
  • O que esperar do mundo pós-covid-19 
  • O que mudou na questão individual
  • Estratégias nesse novo modelo de negócio
  • Como adequar o seu negócio ao novo modelo

Você sabe o que houve com a economia durante a pandemia?

Bom, o cenário do mercado internacional foi marcado por grandes alterações. Alguns setores foram muito prejudicados e outros favorecidos, o que acabou afetando a economia dos países e teve efeito decisivo sob o PIB e a inflação.

Muitas empresas acabaram falindo, mas as que sobreviveram estão ainda mais fortes. Isso porque elas se reinventaram e conseguiram se reerguer. 

Durante a pandemia, os setores de serviços essenciais praticamente não foram afetados pela crise. Pelo contrário, os serviços essenciais foram ainda mais estimulados, devido à alta demanda durante o isolamento social, como:

  • Supermercados;
  • Agropecuária;
  • Farmácias;
  • Setores de serviços (telecomunicações);
  •  Serviços Públicos (saneamento);
  • Transmissoras de Energia.

Por outro lado, alguns setores foram extremamente prejudicados com o isolamento social, pois foram impedidos de trabalhar, como por exemplo:

  • Aviação;
  • Turismo;
  • Bares e Restaurantes;
  • Shoppings;
  • Vestuário.

Mas o que mudou diretamente? A população realmente modificou os serviços de interesse?

Sim, por exemplo o consumo consciente é uma mudança de mindset que tende a se instalar no mercado. Cada vez mais os impactos gerados no meio ambiente estão sendo levados em consideração.

Outro setor que sofreu influência foi a saúde, pelo fato que pessoas mais doentes foram mais suscetíveis ao vírus. O investimento na melhora da qualidade de vida tem sido significativo e atrelado ao estilo de vida saudável.

O que mudou nos modelos de negócio com a pandemia?  Você já percebeu que as tendências de mercado mudaram, certo? Mas sabe como reestruturar a nova estratégia de modelo de negócio da sua empresa?

Então, o primeiro passo é pensar que os processos precisam ser otimizados e facilitados para os consumidores que continuam em home office. 

Além disso, os canais de vendas e modelos de negociação devem ser explorados e voltados ao cliente.

Porém, não esqueça da inovação! Isso mesmo, a inovação do seu produto nesse momento é essencial para se ter uma vantagem competitiva sustentável.

Você sabe o que o seu cliente busca? O que faz diferença para ele na hora da compra?

Processos internos precisam ser revisados e simplificados, o mercado está cada vez mais competitivo e agilidade é ponto chave no quesito vendas.

Além disso, a demanda de serviços também é influenciada pela adaptação rápida dos canais de venda e na transformação dos produtos. 

O caminho é adaptar produtos e serviços, entender o comportamento dos seus clientes, realizar pesquisas mais aprofundadas e entender o que o consumidor quer.

Mais do que nunca o consumidor busca produtos ou serviços rápidos, de boa qualidade e a baixo custo. Não se prenda ao formato clássico, o ideal é se reinventar de forma frequente.

E, claro, não esqueça que o pós-venda e suporte ao cliente também devem ser repensados.

Processos

Modelos de negócio antigos e metodologias ultrapassadas ficaram no passado. O Covid-19 transformou a visão de processos e inseriu a chamada agilidade de negócios na vida da população.

A partir de agora, receitas de bolo e modelos prontos são descartados. O consumidor é o foco e os processos se adaptam à necessidade.

Pessoas

Vale lembrar que as pessoas precisam de atenção. Métodos de comunicação e engajamento das equipes, mais do que nunca, são pilares para um bom ambiente de trabalho e boas entregas.

Se a sua empresa não tem uma cultura focada nos membros, talvez esteja atuando de forma errada.

O senso de dono está em alta, profissionais com confiança, compromisso, que conseguem realizar a gestão das suas tarefas e possuem autonomia para fazer o que precisa ser feito. São esses os profissionais procurados.

Mas, acima disso, esses profissionais permanecem nas empresas que os valorizam e que se preocupam com seu desenvolvimento e jornada empresarial.

O que esperar do mundo pós-covid?

Os modelos de negócio no mundo pós-covid devem considerar os novos hábitos.

O fenômeno Covid-19 afetou a dinâmica de transformação do mundo em todos os sentidos e abaixo você confere quais foram.

A nova tendência comportamental é o chamado encapsulamento, influenciado pelo isolamento social, na qual muitas pessoas encontraram formas mais eficazes de trabalhar, aprender e viver suas vidas, na própria casa.

Com relação ao mercado, a social mídia vai afetar cada vez mais a credibilidade das grandes empresas e profissionais. Nesse momento, qualquer pessoa pode criar conteúdo, então qual informação disponibilizada está correta?

Agora, mais do que nunca, está na hora de ser presente no mundo virtual e buscar embasamento teórico e atualizado sobre os temas.

Modelo de Negócio Híbrido

É bem verdade que o novo modelo de negócios é híbrido, ou seja, resultado do cruzamento entre várias estratégias de mercado distintas, que deram muito certo.

Mas você sabe como dosar o modelo híbrido? Não basta substituir os modelos de negócio antigos pelos novos, mas sim entender em qual momento cada um deve ser aplicado.

Um exemplo claro é o ensino remoto: modificar totalmente para o estilo EAD não é solução, mas pode ser uma alternativa para alunos que precisem. Porém, o ensino presencial sempre vai ter mais qualidade e facilidades.

O que mudou na questão individual? Onde você passou a maior parte do tempo durante a pandemia? Tenho certeza que foi na frente do notebook e smartphone.

Pois bem, as diversas plataformas de videoconferência com certeza ficaram em foco. Foram diversos benefícios de comunicação e trabalho oferecidos por meio delas.

A adaptação precisou ocorrer, pois a ferramenta não era muito explorada. Mas agora, juntamente com o delivery, se tornou uma opção voltada ao comodismo e bem-estar.

Emocional 

Embora seja fato que as mudanças foram significativas, o emocional foi o mais afetado durante esse período. Estar em isolamento social nos fez questionar sobre muitas coisas que nunca tínhamos parado para pensar.

Dados mostram que houve um adoecimento significativo da saúde mental dos brasileiros, quando decretado o isolamento social. Principalmente relacionado à população que ainda precisava trabalhar.

O medo e a incerteza foram catalisadores para sintomas de ansiedade, estresse e depressão. O aumento de casos durante a pandemia foi de aproximadamente 80%.

Mas como isso afeta os modelos de negócio?

Só mostra como as empresas precisam se preocupar com o bem-estar dos seus consumidores e profissionais. Mostra que alternativas que ajudam na melhora da saúde mental são importantes.

Demonstra, também, que o setor de RH, bem como os gestores, têm muito trabalho pela frente para manter a motivação dos colabores ao mesmo tempo que busca o desenvolvimento.

Empatia é a chave para o sucesso! Isso mesmo, humanizar as ações. 

Um exemplo claro foram os serviços oferecidos aos idosos e cuidados tomados ao entrar em contato com eles, prezando a proteção contra o coronavírus, como:

  • Delivery de medicamentos;
  • Atendimento em casa por profissionais na saúde;
  • Ação “Cortina do Abraço” e outras semelhantes;
  • Entregas de produtos alimentícios em casa. 

Estratégias nesse novo modelo de negócio

Comércio eletrônico em alta: aplicativos, sites e plataformas.

Você já absorveu muitas informações referentes a novo normal, mas agora vamos falar dos produtos.

Como consequência do isolamento social, muitos serviços e produtos se tornaram incompatíveis ao modo de consumo, que preza pelo distanciamento e pelo mercado online.

Assim, modelos de negócio engessados foram instintos e deram lugar à inovação e à transformação digital.

A consequência mais imediata ocorrida foi a queda da circulação de consumidores em lojas físicas. Justamente, impulsionando o comércio eletrônico, dando lugar a novos protagonistas, que são as vendas online por aplicativos, sites e plataformas. 

E qual a estratégia para uma boa qualidade de vendas digitais?

Com certeza garantir a excelência no atendimento via canais de venda, atendimento online e offline, reclamações, trocas de produtos indevidos e outros.

O Covid-19 não trouxe só mudanças de hábitos, mas sim modificações culturais e novas normas sociais. Nunca voltará a ser como no passado e isso é fato.

Como consequência, as empresas precisaram se adaptar, criar uma cultura organizacional voltada para inovação e traçar novas estratégias de desenvolvimento de produtos e serviços de forma ágil.

Parcerias

Outra estratégia em alta foi utilizar das parcerias entre as empresas. Crises exigem respostas rápidas, e nem sempre há know-how suficiente.

Então, mais uma vez o que era tendência torna-se uma solução.

É o momento ideal para olhar para o mercado e buscar parceiros para somar forças e efeito de rede. Uma rede mais unida, proporciona melhores resultados e agrega mais valor ao cliente.

Válido lembrar que unir forças significa acrescentar credibilidade seus serviços, oferecer produtos mais completos e trabalhar com uma equipe colaborativa. 

Como adequar o seu negócio ao novo modelo.

Vamos relembrar então tudo que foi falado.

Os três pilares para um novo modelo de negócio são:

  1. Pessoas: As pessoas precisam ser estimuladas a buscar novas soluções, inovações para os produtos e serviços. De forma a sentir que são donas das organizações, para um melhor resultado.
  2. Processos: Os processos precisam ser ágeis. Enquanto um novo produto está sendo pensado, outro produto precisa estar sendo executado e testado no mercado. O tempo de readaptação é cada vez menor.
  3. Estratégia: A estratégia de foco e serviços precisa ser bem planejada, através de pesquisas, feedbacks. Focar no que o consumidor precisa no momento e o que será atrativo, bem como buscar canais de comunicação que facilitem o contato entre consumidores e empresas.

Não basta, simplesmente, deixar a estratégia de negócio antiga para trás e trazer algo totalmente inovador. O novo deve ser embasado e validado. 

Mudar da noite para o dia, com certeza, é impossível. A solução é trabalhar em cima do que já é feito e inovar. Entender o que não faz mais sentido e descartar, utilizando processos que realmente dão resultado.

E por último, mas não menos importante: não ter medo de errar. Quanto mais cedo você errar, mais rápido será seu tempo de correção.

Conclusão

Informações devem ser compartilhadas de forma ágil pelos novos modelos de negócio.

As mudanças no mercado foram muito voltadas para novos estilos de vida e inovações. Nada que não houvesse sido implementado antes.

Agora estamos em um momento de pós pandemia, começando a voltar aos antigos hábitos sociais. Porém, nem tudo vai ser como antes.

A pandemia trouxe inúmeros aprendizados para as empresas e as pessoas em geral. O eu, passou a ser nós, a prioridade agora é outra. Coisas simples são valorizadas e o lar é um espaço seguro.

A vida passou a ser mais valorizada, aprendeu-se na marra que as pessoas não são só pessoas, que elas precisam de atenção e carinho.

Outro ponto que está em alta é a liquidez do dinheiro e a fluidez das informações e dos dados. É impossível obter um controle de tudo que acontece no meio de tanta informação.

Logo, a palavra-chave para a transformação é a reinvenção. Empresas e pessoas se reinventando, novas realidades e novas oportunidades.

Conte com sistemas que automatizam processos diários e aproximem as pessoas. Assim, você pode investir seu tempo em estratégias eficazes para melhorar a performance do seu negócio. 

(post replicado do blog da Milvus, 25/11/2020)