Aluguel de Software: Como isso vai me ajudar a reduzir os custos?
Muito se fala em usar um software original, com todas as permissões e licenciamentos em dia, mas a questão é, você realmente precisa pagar por isso? Você pode estar pagando pela renovação de algum programa que esteja sendo pouco utilizado. Talvez você não saiba, mas existe também, além da compra de licenciamentos de um software específico, você também pode alugar. Nesse post vamos te explicar qual forma de contrato de um software é o melhor para a sua empresa:
Como funciona o aluguel de Software?
Contratar o aluguel tem sido uma prática cada vez mais frequente, visto que o serviço oferece inúmeras vantagens para as instituições. O cloud computing permite acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Ou seja, não é necessário instalar aplicativos no computador, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em Data Centers na nuvem.
De acordo com o Gartner Group somente no setor de software empresarial (ERP), os gastos deverão alcançar 296 bilhões de dólares este ano, o que equivale a um aumento de 6,4% em comparação com o ano passado. O aluguel é a forma mais fácil de adquirir uma solução como essa, principalmente, para pequenas e médias empresas. As vantagens proporcionadas pelo cloud computing são muitas e a economia nos gastos é uma delas. A empresa que migra para a nuvem pode economizar em até 90% nos gastos de TI.
Quais as vantagens em alugar?
Com o serviço, as empresas não têm a necessidade de adquirir uma máquina potente. Outro benefício é a possibilidade de acessar dados, arquivos e aplicativos a partir de qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet. Além disso, o custo do aluguel é menor porque as empresas não precisam aumentar a infraestrutura para receber um sistema e não tem acréscimo de impostos, pois o aluguel entra como despesa e não como investimento. Isto sem falar na redução de custos com a equipe técnica de suporte ao servidor que passa a ser gerida pela empresa provedora do serviço. O cloud computing também oferece segurança para as empresas, pois as informações contidas na nuvem não se perdem em caso de danos no computador. Grandes organizações como Google e Adobe já aderiram a nova tendência. Pequenos estabelecimentos também estão vendo os benefícios e alugam softwares e mecanismos como tablets, que pode funcionar como cardápio eletrônico para restaurantes, por exemplo.
O sistema de aluguel para produtos e serviços tecnológicos pode ser uma saída vantajosa tanto para as empresas como para os consumidores. Com o crescimento desta modalidade, trabalhando com maior volume, os preços tenderão a cair cada vez mais e as facilidades a aumentar. É um caminho sem volta que a Internet proporcionou à sociedade e às organizações.
Em resumo, contratar um aluguel de Software pode resultar em muitas economias para sua empresa, além de estar sempre com as atualizações disponíveis sem pagar nada a mais por elas. Quando você pensa em economizar e cortar custos, as primeiras coisas em que se deve pensar é em migrar para a computação em nuvem, e também passar a utilizar contratos de aluguel de software.
Espero que este post tenha lhe ajudado. Em caso de quaisquer dúvidas ou sugestões para novos posts, entre em contato com a gente. Muito obrigado pela leitura.