Blog - As Pessoas Sentiram-se Menos Estressadas E Distraídas Após 24 Horas Sem Notificações Por Telefone


04/09/2017

As pessoas sentiram-se menos estressadas e distraídas após 24 horas sem notificações por telefone

As pessoas sentiram-se menos estressadas e distraídas após 24 horas sem notificações por telefone

Você já se sentiu sobrecarregado com as constantes notificações em seu telefone? Você não é o único.

relógio

Martin Pielot, pesquisador da empresa espanhola, Telefónica, juntou-se a Luz Rello, pesquisador de interação homem-computador na Universidade Carnegie Mellon para ver como 30 voluntários se sentiram depois de desativar as notificações de aplicativos em seus telefones por 24 horas.

Eles estabeleceram o desafio "Não perturbe" em 2015 - depois retornaram dois anos depois para ver se os participantes mudaram seu comportamento em torno das notificações.

O desafio original foi desligar as notificações por uma semana, mas as pessoas estavam tão ligadas aos seus smartphones que os pesquisadores não conseguiram realmente encontrar alguém para participar.

Algumas advertências: os pesquisadores observaram que o estudo depende de dados auto relatados.

Mesmo com o prazo mais curto, os resultados ainda eram interessantes. As pessoas sentiram-se mais produtivas e menos distraídas sem notificações, mas não foram todas as vantagens. Eles também se sentiram menos conectados com seus grupos sociais, o que ironicamente os deixou ansiosos.

Relatos

checklist

Aqui está o que as pessoas relataram sentir sem notificações:

  • Eles eram muito menos sensíveis às chamadas e mensagens do que o normal
  • Outras pessoas realmente disseram que estavam sendo mais lentas do que o normal
  • Eles esqueceram de verificar seu telefone por longos períodos
  • Eles estavam menos distraídos e mais produtivos
  • Eles acharam mais fácil se concentrar no trabalho de desktop

 

Mas eles também relataram alguns aspectos negativos:

  • Eles perderam informações relacionadas ao trabalho - mas o impacto foi insignificante
  • Eles perderam algumas informações sociais - mas novamente o impacto foi insignificante
  • Alguns amigos ficaram irritados com os participantes por mensagens faltantes
  • Isso, por sua vez, tornou as pessoas "ansiosas" sobre a falta de informações importantes, como uma chamada de um driver de entrega
  • Eles acabaram por verificar seu smartphone com mais frequência, como resultado

 

Estresse pela falta de informações ou pelo excesso dela?

Na verdade, os pesquisadores descobriram que, enquanto as pessoas se sentiam mais ansiosas com as mensagens perdidas, isso não se traduzia em um "aumento sistemático do estresse".

"Isso pode ser explicado pela descoberta de que há dois efeitos adversos que induzem o estresse no trabalho - o estresse das interrupções e do estresse por estar ansioso por perder informações importantes ou violar as expectativas - o que influenciou os participantes em diferentes níveis", escreveram os pesquisadores.

contatos

Em outras palavras, ainda pode ser mais estressante ser interrompido por seus aplicativos o tempo todo do que sentir medo de perder informações.

Dois anos depois, os pesquisadores voltaram a entrar em contato com os 22 participantes que disseram que o estudo os fez querer mudar o se comportamento quanto ao uso de seus telefones.

Mais de metade disseram ter feito mudanças, inclusive desligando notificações de redes sociais, mas não SMS; e desabilitando notificações pessoais do Skype.

A conclusão dos pesquisadores: as pessoas sentem sobrecarga de notificação, e isso pode levar a mudanças de comportamento.

 

Mudança de hábitos

Eles alertaram que as empresas de tecnologia estão em uma competição acirrada para a atenção das pessoas, com diferentes aplicativos que se aglomeram e saltam aos olhos.

Eles chamaram isso de "tragédia dos comuns", um termo econômico que, neste caso, se aplica às empresas de tecnologia buscam a todo tempo uma mercadoria compartilhada, mas finita: sua atenção.

Eles escreveram: "Mais e mais pessoas podem seguir o exemplo de nossos participantes e considerar o uso de medidas mais drásticas para recuperar o controle, por exemplo, desabilitando notificações para aplicativos específicos ou desativando todas as notificações durante fases específicas. A longo prazo, isso pode limitar significativamente a utilidade das notificações para direcionar compromissos, conectar pessoas e fornecer recomendações proativas. ”

"Este é um apelo claro para o uso de notificações de forma responsável, para garantir um bom timing e relevância das notificações".