Com tantas vantagens e bom custo-benefício, o backup em nuvem tem despontado como uma das principais tendências em segurança da informação nos negócios. Contar com um provedor confiável e com as ferramentas certas, entretanto, é fundamental para realmente garantir a proteção dos dados. Você sabe o que considerar ao escolher um bom serviço de backup na nuvem para empresas?
A seguir, listamos 7 fatores-chave que você precisa levar em conta antes de selecionar essa modalidade de backup no ambiente empresarial.
7 coisas que você precisa considerar antes de escolher um serviço de backup na nuvem para empresas:
- SEGURANÇA:um bom serviço de backup na nuvem para empresas deve incluir credenciais de gerenciamento(garantindo apenas o acesso autorizado em diferentes níveis) e criptografia. Nas situações em isso for possível, é interessante que os provedores do serviço também permitam que as empresas utilizem chaves privadas para evitar o acesso do próprio provedor a determinadas informações sigilosas.
- EFICIÊNCIA:é importante questionar – o quão eficiente é o processo de inscrição dos dados na nuvem? Considerando a largura de banda restrita e os objetivos a serem cumpridos, o serviço de backup na nuvem para empresas precisaimplementar otimização WAN (para otimizar e melhorar o desempenho do backup) e deduplicação eficaz (técnica que elimina cópias redundantes ou repetidas de dados) para otimizar os recursos da rede.
- DESEMPENHO: esse pode ser um fator difícil de avaliar, tendo em vista que a performance da maioria dos backups depende da capacidade da rede disponível, das metas de performance do armazenamento em nuvem e do número de fluxos de dados que estão passando pelo backup paralelamente. O ideal é que os serviços atendam ao tempo e ao ponto de recuperação desejados.
- GERENCIAMENTO DE DADOS:vale lembrar que a nuvem pública oferece o ambiente perfeito para implementar serviços de valor agregado, tais como detecção de ransomware, pesquisa e arquivamento. Os produtos que usam a nuvem pública como uma simples plataforma de armazenamento geralmente não oferecem essas ferramentas de conteúdo adicionais. É interessante ainda que os softwares de backup também tirem vantagem da funcionalidade de cloud tiering (que permite que os arquivos mais acessados pela empresa fiquem armazenados nos servidores locais).
- MOBILIDADE DE DADOS: esse fator diz respeito à facilidade de locomover os dados on-site (armazenados na empresa) para a nuvem. Em muitos casos, mover as informações locais para a nuvem pública exige um manuseio prévio, por exemplo. Verifique se o provedor do backup na nuvem para empresas oferece o suporte necessário para a tarefa.
- PROFUNDIDADE DO RECURSO:é importante se fazer as seguintes perguntas: o que os recursos do serviço fazem pelo suporte da plataforma de backup na nuvem? Quão maduras são essas ferramentas, se comparadas aos produtos tradicionais de proteção dos dados? Tenha em mente que os serviços de backup na nuvem devem entregar recursos de backup gerenciado que permitam que os usuários agendem backups automaticamente e implementem políticas de retenção de dados.
- CUSTO: de fato, determinar os custos da proteção de dados pode ser complexo. Os provedores podem cobrar taxas de licenciamento, seja por gigabyte ou por capacidade de armazenamento, dentre outros critérios. Mover as informações para fora da nuvem pública também costuma envolver taxas adicionais.
De toda forma, o backup na nuvem oferece um dos sistemas mais democráticos e vantajosos de pagamento, tendo em vista que seu negócio faz um investimento proporcional aos recursos que utiliza. Não há, ainda, os altos gastos com hardware, espaço físico e logística.
Lembre-se: investir na segurança da informação é investir na estabilidade e até mesmo na própria sobrevivência da sua empresa.
Entre em contato com a Vertic Tecnologia e saiba mais sobre como escolher o melhor formato de backup em nuvem para sua empresa.