Blog - Brasil Está Atrasado Na Transformação Digital, Aponta Estudo


14/11/2019

Brasil está atrasado na transformação digital, aponta estudo

Brasil está atrasado na transformação digital, aponta estudo

Segundo levantamento da Exec e Panorama Research, Brasil está atrás do México, Colômbia e Argentina quando o assunto é digitalização

 

 

Brasil ainda segue lento quando se fala em transformação digital. De acordo com um levantamento realizado pela Exec em parceria com a Panorama Research, publicado pelo Valor Econômico, os brasileiros estão atrás de países da América Latina como México, Colômbia e Argentina, que vêm discutindo o tema há, pelo menos, seis anos. A digitalização teria começado a fazer parte das prioridades das empresas brasileiras há apenas três anos.

 De acordo com o estudo da Exec, 85% das empresas da América Latina já iniciaram seus processos de transformação digital. Para chegar a esse número, a pesquisa entrevistou 600 executivos, incluindo CEOs e diretores do setor financeiro, de consumo, farmacêuticos, serviços, tecnologia e indústria.

 Segundo Juan Pablo Correa, sócio da Exec, apenas os primeiros passos foram dados pelas companhias brasileiras. "Tínhamos a impressão que o Brasil estava mais avançado neste processo mas a curva de transformação ainda é lenta", declarou ao Valor.

 Conforme apontado no relatório, a principal dificuldade encontrada pelas empresas está na questão cultural. Em segundo lugar, aparece a falta de um plano de negócios estruturado e de uma estratégia definida, seguida pela falta de agilidade organizacional e falta de apoio do CEO e acionistas.

 "Embora a cultura seja uma das maiores barreiras, o estudo mostra que as áreas que estão recebendo investimentos com menor frequência são justamente as de recursos humanos e supply chain", explicou Correa.

 Hoje, metade das empresas afirma que a área de TI está sendo priorizada no recebimento de investimentos. "Quem recebe mais recursos consegue decidir mais rápido. É contraditório que justamente quem pode reforçar a cultura esteja recebendo menos", acrescentou o executivo ao jornal.

 A pesquisa demonstrou, ainda, que mais de 30% das companhias latino-americanas já contam estratégias para promover a transformação digital e que os planos foram comunicados para toda a organização. No entanto, apenas 10% possuem comportamento digital. No Brasil, esse número cai para 4%. Além disso, entre todos os países que participaram do estudo, os brasileiros se destacaram por terem menor preparo de líderes digitais.

 Para impulsionar os processos de digitalização em suas companhias, os entrevistados consideram fundamental a contratação de talentos com perfil digital. Apesar disso, eles entendem que para atrair esses profissionais será necessário melhorar as propostas oferecidas.

(post CIO Brasil, 5/11/2019)