Como aumentar as vendas com a ajuda do TI?
Departamento essencial para a boa performance de todos os setores da empresa, a TI é frequentemente cobrada a respeito da redução de custos e figura como uma das grandes responsáveis pela agilização dos processos com o estudo e implementação de ferramentas tecnológicas.
Mas, muito além da redução de custos e da agilização da rotina de processos, o departamento de TI é capaz, através da implementação de tecnologias, de potencializar os negócios da empresa e aumentar as vendas.
Descubra neste artigo como aumentar a sua venda extraindo o máximo do seu departamento de TI.
UTILIZE SOLUÇÕES INTEGRADAS
Este é um dos grandes trunfos das empresas que contam com equipes altamente ágeis e produtivas. Na ausência de uma equipe de TI dedicada e em virtude da falta de pesquisa e planejamento, muitas acabam optando por adotar diversos sistemas de gestão de desenvolvedoras distintas, o que ocasiona uma certa ‘fragmentação’ nos processos.
Imagine seus funcionários precisando logar em diversos sistemas para efetuar seu trabalho. Além de matar a praticidade e efetividade da rotina, esta prática gera altos custos com licenças de software e gastos com manutenção/atualização.
A equipe de TI é capaz de estudar a rotina da empresa e mapear as demandas e requisições dos setores. Com isso, a mesma pode definir qual é a solução ERP ideal, de forma a integrar todos os módulos – financeiro, contábil, gestão, etc. – necessários para automatizar tarefas e prover agilidade nos processos, reduzindo custos e produzindo mais.
INVISTA EM UM SOFTWARE CRM ROBUSTO
O relacionamento com o cliente é um fator de forte impacto na decisão dele de comprar ou não com você, e um bom software de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) é uma excelente forma de aumentar as vendas.
Um software CRM bem implementado é capaz de fornecer ao gestor um quadro completo com a performance de toda a sua equipe ao se relacionar com o cliente, seja em um processo de venda – efetivada ou não, uma dúvida esclarecida ou um simples suporte prestado, relacionando informações diversas sobre o atendimento, como tempo, nível de satisfação do cliente, entre outros.
Com estas informações, o gestor é capaz de corrigir quaisquer falhas que existam no processo de atendimento ao cliente, o que permite alinhar as operações necessárias para garantir mais efetividade, melhorar o atendimento de todas as equipes – como a comercial – e, por conseguinte, aumentar as vendas.
TENHA UMA EQUIPE DE SUPORTE DEDICADA
Não é incomum depararmo-nos com empresas que são altamente criticadas por não contarem com uma equipe de atendimento e suporte dedicada, que demora para solucionar os problemas dos consumidores, ou que não o faz com qualidade e efetividade.
Investir em uma equipe de suporte técnico dedicada é crucial tanto para manter os seus clientes bem assistidos, quanto para fazer com que eles lhe recomendem para outras pessoas, ou seja, façam um ‘marketing boca-a-boca” positivo sobre a sua empresa.
O departamento de TI é o berço de muitas das mais impactantes mudanças dentro das empresas, e os benefícios que um time competente é capaz de trazer são muitos. Investir no setor é a melhor maneira de garantir que a empresa permanecerá em upgrade constante, adaptando-se sempre às mudanças de mercado para oferecer soluções assertivas aos clientes.