Como ficar seguro nas redes sociais?
Nunca deixe brechas para pessoas mal-intencionadas
Já parou para pensar que a quantidade de informações que a internet sobre você é muito maior do que você imagina?
Vai muito além das diversas fotos que você postou em sua viagem de fim de ano e daquele check-in que fez visitando um novo lugar.
As pessoas compartilham diariamente suas informações privadas on-line, criando verdadeiras bibliotecas sobre sua vida pessoal que podem facilmente se tornar uma mina de ouro para pessoas mal-intencionadas.
Não é exatamente a intenção que todos têm quando se inscrevem em uma rede social, porém, todo o ponto do Facebook é compartilhar sua vida com seus amigos. Isso nos deixa em uma comunidade global e a experiência unida à segurança depende de nós, sempre fazendo certos sacrifícios de privacidade.
Então, como você equilibra ser social e se mantém seguro?
Somente no Facebook, uma pessoa, em média, exibe 13 itens de informações pessoais que variam desde seu nome, que, em alguns casos, está completo na rede, e-mail, a relação com alguns parentes e até o endereço residencial.
Não parece muito, mas esses 13 itens têm o poder de desvendar sua vida em poucos minutos. O problema é que você simplesmente não sabe quem está olhando seu perfil ou por quê.
Por exemplo, alguém poderia tentar acessar sua conta de e-mail clicando no link Esqueceu a senha. O serviço de e-mail segue suas regras de segurança e pede a identificação de perguntas como qual escola você frequentou? Qual é o nome do teu animal de estimação?.
Infelizmente, as verificações e respostas de identificação mais comuns estão, muito provavelmente, disponíveis no Facebook.
Uma vez que seu endereço de e-mail está comprometido, os hackers podem usar isso para entrar em outros serviços e passar, clicando em Redefinir senha, após prosseguirem, eles logo terão acesso total ao seu e-mail e, então não há nada impedindo que causem estragos piores.
Confira três maneiras de proteger seu Facebook sem perder a sociabilidade
Reveja o que deve e não deve ser visível para estranhos
As opções de privacidade são ótimas para decidir o que é necessário exibir para cada pessoa. É possível definir o que seus amigos veem e, mais importante, o que as pessoas que não são seus amigos podem ver.
É possível, também, deixar definido individualmente o que cada pessoa ver, caso queira que alguém específico não tenha acesso a determinada informação.
Considere apenas compartilhar detalhes parciais, como dia e mês de nascimento, mas não o ano
Nos seus registros pessoais, sua data de aniversário pode ter o ano ocultado, ajudando a manter sua privacidade.
Só amigos que você conhece e confia
Algumas pessoas deixam as configurações de privacidade definidas como publica, ou seja, mesmo que você não tenha a pessoa em sua rede de amigos, qualquer um pode ver suas informações.
Além de tornar seu perfil privado, com informações podendo ser vistas apenas por amigos, é importante ressaltar: aceite as solicitações apenas de quem você conhece. Não aceite estranhos.