Blog - Como Gerenciar O Parque Tecnológico De Sua Empresa


27/05/2022

COMO GERENCIAR O PARQUE TECNOLÓGICO DE SUA EMPRESA

A atualização do parque tecnológico possibilita que sua empresa usufrua do melhor de seus colaboradores e ganhe destaque no mercado. Nesse post você conhecerá mais sobre os desafios, benefícios e muito mais do que envolve um parque tecnológico.

O que é um parque tecnológico de TI?

O conceito de parque tecnológico de TI está presente em praticamente todas as empresas – de pequenas a grandes.

Isso porque o parque tecnológico, também conhecido como parque computacional, diz respeito a toda estrutura de TI que uma empresa tem em suas mãos.

Ou seja, desde notebooks e desktops até impressoras, monitores, servidores e qualquer outra solução tecnológica.

Além da estrutura física, entram no conceito de parque tecnológico as estruturas virtuais também, como os softwares e soluções de rede (exemplo: armazenamento na nuvem).

Como o funcionamento de praticamente todas as empresas hoje em dia dependem de um parque tecnológico é preciso atualizá-lo regularmente, para que a organização se desenvolva e se eleve no mercado.

Todo o investimento feito em atualização do parque tecnológico deve levar em conta os objetivos do negócio, além da otimização de processos e aumento da produtividade dos colaboradores.

Ou seja, um parque tecnológico bem estruturado é capaz de melhorar toda operação da empresa, a expandir no mercado, impactar positivamente o cliente final.

Quais são os desafios para gestão de parque de TI?

O primeiro grande desafio que diz respeito à gestão de parque de TI de uma empresa envolve o  monitoramento de toda a infraestrutura para medir seu ciclo de vida e possíveis falhas.

É com um monitoramento constante que são tomadas decisões como troca e compra de novos equipamentos e se esse investimento irá mesmo otimizar os recursos do setor.

Outro desafio está relacionado à adaptação às novas soluções tecnológicas que surgem no mercado, pois a cada atualização a área de TI passa por exigências e demandas novas também.

Por fim, a gestão do parque de TI também está atrelada à gestão de pessoas que dependem dos ativos para trabalhar.

Atualmente é comum que colaboradores usem seus celulares para realizar atividades da empresa, algo que pode colocar em risco os dados do negócio e de clientes.

Então, como fazer esse monitoramento quando é usado um aparelho do colaborador? Qual a solução mais viável para essa situação?

Bom, como você viu, a gestão de um parque tecnológico vai além de gerenciar equipamentos, envolvendo também o gerenciamento de pessoas.

Consequências de um parque tecnológico desatualizado

Agora você já sabe o que é um parque tecnológico e alguns pontos desafiadores de sua gestão. A falta de atualização pode ter várias consequências negativas, listadas abaixo:

  1. Custos de manutenção elevados

Quando uma máquina (ou pior, várias) começa a apresentar sinais de desgaste, se dá início a uma jornada de investimento em manutenção de computadores e dispositivos.

Quando um equipamento se encontra no fim de sua vida útil, é provável que os gastos com manutenções sejam ainda maiores, pois as falhas voltarão a acontecer em breve.

Nessas horas, é preciso desistir de uma tecnologia ultrapassada para substituí-la por um equipamento novo.

  1. Perda de produtividade

Quando os equipamentos começam a apresentar sinais de mau funcionamento, o primeiro reflexo é na produtividade dos colaboradores.

Atendimento ao cliente, rapidez no processamento e entrega de pedidos e muitos outras métricas de produtividade sofrem em função de tecnologias defasadas.

  1. Problemas operacionais

Quando um aparelho começa a apresentar falhas, é comum que se imagine que a culpa é de quem o usa.

Mas se o seu parque tecnológico está desatualizado, provavelmente as falhas estejam acontecendo por problemas de infraestrutura de TI.

  1. Interrupção dos trabalhos

De mãos dadas com a perda de produtividade, anda a interrupção dos trabalhos por conta de um parque tecnológico desatualizado.

Nesse caso, um exemplo comum é a dificuldade em acessar servidores e até mesmo a internet.

Essas situações com certeza interrompem diretamente o trabalho de toda uma equipe, afetando a prestação de serviço ao cliente final e comprometendo a segurança da informação do seu negócio.

Benefícios da atualização de parque nas empresas

Sabendo das consequências de um parque tecnológico desatualizado, agora é hora de ficar por dentro dos benefícios que ele pode apresentar à sua empresa ao se manter atualizado:

  1. Resolver problemas de lentidão

Conforme as novas tendências tecnológicas surgem, as atualizações de softwares e hardwares vem junto.

E são essas atualizações que garantem que uma estação de trabalho não irá ficar lenta, lembrando que a lentidão afeta diretamente a capacidade de entrega dos colaboradores, que podem atrasar projetos ou até mesmo perder prazos.

Além do mais, máquinas lentas irritam os colaboradores e os deixam insatisfeitos tanto com seus próprios desempenhos quanto com a gestão da empresa que não ajuda nesse problema.

  1. Garantir segurança da informação

Com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) em vigor e fiscalizando empresas, garantir a segurança dos dados que seu negócio mantém é fundamental.

Todos os computadores, dispositivos móveis e servidores que guardam dados precisam estar atualizados e seguros.

O roubo dessas informações traz diversos impactos negativos para a empresa, indo desde o financeiro (a multa da LGPD pode chegar a cinquenta milhões de reais), além da reputação (a LGPD tem o direito de tornar pública a perda de dados de qualquer empresa).

  1. Diminuir custos com reparos

Troca de peças, formatações corriqueiras e outros tipos de consertos são algumas manutenções que máquinas mais antigas exigem constantemente.

Tudo isso gera custos ao setor que não são vistos como investimentos, apenas como "tapa buracos" que não melhoram a qualidade dos equipamentos.

Atualizar o parque tecnológico com novas máquinas, sistemas e softwares geralmente é uma solução mais assertiva para o negócio, que traz mais resultados a longo prazo.

  1. Manter seu negócio competitivo no mercado

Um parque tecnológico desatualizado dificilmente elevará a produtividade dos colaboradores e prestígio da empresa junto ao mercado.

Já uma tecnologia de ponta opera como um alavanca operacional da empresa, permitindo que todas as atividades sejam realizadas com excelência.

Afinal, seu impacto é direto no aumento da produtividade de colaboradores e, logo, nos resultados, tanto financeiros quanto de satisfação do cliente.

  1. Otimiza o tempo de trabalho

Uma estrutura mais adequada de TI permite que todos os equipamentos funcionem melhor permitindo que os processos fluam tranquilamente.

O resultado é uma equipe que consegue otimizar o tempo de atendimento de todas as demandas.

  1. Menos imprevistos

A queda de servidores, lentidão de máquina, ineficiência de banda e problemas com a internet são alguns imprevistos que costumam surgir com um parque tecnológico desatualizado.

Mas ao atualizá-lo, a confiabilidade aumenta em toda a infraestrutura de TI e consequentemente o número de falhas e imprevistos.

Como fazer a atualização de parque tecnológico?

Confira abaixo quais são as etapas para fazer essa atualização na prática.

  1. Diagnóstico do cenário

O diagnóstico do cenário exige um mapeamento de todas as ferramentas usadas e equipamentos presentes em sua empresa.

Aqui você irá considerar:

  • Quais máquinas estão defasadas;
  • Quais setores mais necessitam da tecnologia;
  • Quais processos podem ser automatizados.

Isso torna mais fácil identificar quais trocas de computadores devem ser feitas, quais máquinas são antigas e precisam ir embora, além de softwares que poderão ser implementados.

  1. Planejamento 

Ao fazer o planejamento, ele precisa considerar a estratégia do negócio e suprir as diretrizes da organização.

Assim, para fazer um planejamento mais certeiro, deve-se considerar itens como:

  • Infraestrutura de cabeamento
  • Hardwares;
  • Softwares;
  • Sistemas operacionais;
  • Equipamentos de rede;
  • Comunicação;
  • Processos executados.
  1. Orçamento

Para fazer um orçamento de bons equipamentos, deve-se considerar em primeiro lugar a realidade do seu negócio.

Planejar um orçamento responsável ao longo do tempo evitará problemas de caixa. Lembre-se que quando falamos em tecnologia, é preciso mensurar além do preço e avaliar também os benefícios e vida útil dos equipamentos.

Ao buscar por fornecedores, considere sempre a reputação, satisfação de clientes, condições de pagamento, suporte localizado no Brasil e as políticas de troca e devoluções.

  1. Avaliação da vida útil do novo parque de TI

Como você sabe, os equipamentos tecnológicos costumam ter prazo de validade. Então, ao fazer suas escolhas, pense sempre na utilidade de uma máquina a longo prazo em seu negócio.

Considere qual será a aplicação de um equipamento de TI dentro de seu empreendimento e um prazo para modernizar a estrutura novamente.

 

O resultado da contratação desse serviço permite que você pague de acordo com a demanda utilizada e economize seu tempo pensando em infraestrutura de TI e foque no ponto principal de sua empresa, além de uma operação eficiente e que alcança todas as metas estipuladas, graças a uma estrutura moderna e adequada.