Como integrar uma empresa de suporte TI em sua equipe de TI interna?
Entenda como garantir máxima performance unindo empresa de TI e equipe interna!
Se você perguntar a um proprietário de uma pequena ou média empresa (PME) porque ele ainda não terceirizou seu suporte de TI, ele pode citar dezenas de razões: é muito caro, não é aplicável, o suporte não entende o meu negócio, o suporte de TI externo não pode responder rápido o suficiente, eu teria que cortar minha equipe de TI, etc.
O fato é que contratar a empresa de suporte em TI correta pode economizar tempo, dinheiro e recursos, enquanto faz sua equipe de TI mais eficiente.
É tudo uma questão de como você contrata a empresa de TI e quão bem você a integra em sua equipe.
Um erro comum, adotado por muitas PMEs fazem é tentar manter o controle total de sua infraestrutura de TI corporativa, contratando sua própria equipe de TI em vez de terceirizar.
Ter uma equipe interna de TI pode ser aplicável, dependendo da sua operação, mas os sistemas empresariais são complexos, e mesmo a equipe de TI interna pode não ser especialista em tudo.
As demandas de suporte de TI tendem a mudar diariamente, e você pode achar que sua equipe de TI interna está muito preparada para lidar com certos tipos de emergências.
Somado a esses fatores, manter uma equipe interna pode demandar um alto custo.
Ao fazer uma análise de custos, é realmente mais rentável contratar mais profissionais de TI ou terceirizar para uma empresa de suporte e infraestrutura de TI?
Esclarecendo as necessidades
Em todo caso, se você possui um profissional interno responsável pelo TI, sua melhor abordagem pode ser encontrar um equilíbrio.
Examine e especifique com exatidão quais são as necessidades TI que sua empresa e suas operações realmente precisam e quais serviços e empresas de TI são viáveis par atender as suas necessidades.
Aqui estão algumas dicas sobre como fazer a conexão perfeita entre a terceirização de TI e sua equipe interna:
Divida e conquiste
Antes de tomar decisões, mapeie suas necessidades de TI. Certifique-se de esmiuçar todos os requisitos.
Desde manutenções de rotina, como mudanças no ambiente de trabalho, impressão gerenciada em rede e backup em nuvem, bem como iniciativas estratégicas, monitoramento de servidores, infraestrutura de rede e monitoramento remoto.
Uma vez que você tem seus requisitos de TI listados, você estará em uma posição melhor para identificar suas reais necessidades de infraestrutura e de pessoal, podendo determinar quais serviços são melhor gerenciados em casa e o que você pode ou deve terceirizar.
Verificações
Priorizar e delegar tarefas específicas de TI é o primeiro passo. Você também precisa de uma estrutura de relatórios no local para rastrear atividades de TI.
Quando você contrata uma empresa de suporte de TI, você pode perguntar detalhes sobre como funcionam os atendimentos e como você pode acompanhar o andamento dos serviços prestados.
Terceirizar atividade rotineiras
Como regra geral, é mais econômico que uma empresa de TI gerencie tarefas regulares, como backup de dados e monitoramento de servidores do que sua equipe interna. Considerando o custo médio dos salários de TI, não vale a pena pagar sua equipe de TI interna para executar backups do sistema.
Aproveite ao máximo a expertise da empresa
Se você usar a empresa de TI apenas para lidar com tarefas do sistema e manutenções, então você está desperdiçando um recurso valioso.
As empresas de TI têm vasta experiência em diversas áreas relacionadas à tecnologia, acompanhando de perto os avanços mais recentes do mercado e mantendo relações com fornecedores.
Desenvolver uma estratégia com seu parceiro de TI ajuda a aprimorar o crescimento da sua empresa. Também é possível ajudar os serviços intermediários, tais como computação em nuvem e fornecer orientação sobre orçamento e tempo de implantação de seus projetos.
Contar com a ajuda de uma empresa de suporte em TI te dará uma melhor perspectiva sobre suas reais necessidades e possibilidades de expansão e otimização.
Plano de contenção
A recuperação de desastres é onde uma empresa de suporte em TI realmente comprova seu valor.
Quando ocorre um desastre em seu TI, contar com alguém que está na linha de frente, corrigindo o problema e restaurando backups garante a continuidade do seu negócio.
É importante trabalhar com uma empresa de infraestrutura de TI para criar um plano de recuperação de desastres e continuidade de negócios, incluindo procedimentos para identificar a origem do problema, proteger a rede e mudar para servidores espelhados ou restaurar dados de backup em nuvem para restaurar as operações o mais rápido possível.
Revise e revise
Certifique-se de revisar sua estratégia de suporte de TI regularmente, pelo menos uma vez por ano. Pode haver lacunas na organização que podem ser preenchidas contratando a terceirização, pode haver novos protocolos que precisam ser implementados ou procedimentos que precisam ser alterados.
Uma revisão regular do seu plano operacional de TI revelará como você pode obter o máximo de seu contrato.
E lembre-se, uma empresa de suporte é seu parceiro estratégico de TI. Ela entende sobre computação em relação às necessidades de sua empresa e pode ajudá-lo a criar a infraestrutura que você precisa para alcançar seus objetivos comerciais.
Quanto mais de perto você integra em suas operações diárias, mais valioso se torna, e mais rentável, enxergue o suporte como um colaborador, e não apenas em outro serviço, e você verá que o retorno do seu investimento em contratar uma empresa de TI terceirizada voltará para você várias vezes.