Blog - Como Livrar-se Dos Problemas De Hardware


23/07/2020

COMO LIVRAR-SE DOS PROBLEMAS DE HARDWARE

Backup não é uma ideia nova, é uma das funções mais antigas no mundo da informática. Mas o perigo de se achar que algo é familiar, é deixar de dar importância e supor ou cair na armadilha do “sempre fizemos desse jeito”. Mesmo tecnologias tão conhecidas, como o backup, continuam a progredir e, se você não parar para repensar suas verdades com frequência, pode perder uma maneira melhor, mais fácil, mais rápida e menos onerosa de fazer as coisas. Talvez exista uma melhor opção na atualidade que não estava disponível quando você comprou seu produto de backup atual. Talvez algumas coisas que você acha que simplesmente têm que fazer, não são realmente necessárias. Vamos dar uma olhada em algumas dessas suposições.

SUPOSIÇÃO: VOCÊ PRECISA DE UM SERVIDOR DE APLICATIVOS PARA HOSPEDAR SEU APLICATIVO DE BACKUP

Embora o hardware do servidor não seja por si só caro, comprar um servidor é apenas o começo. Será preciso ter uma licença para o sistema operacional. Serão precisas aplicações de patches contínuas e manutenção. Será preciso energia, refrigeração e espaço físico ou racks. Isso pode consumir tempo e dificultar ainda mais a gestão.

VERDADE: O BACKUP PODE SER FEITO DE MODO MUITO EFICIENTE POR APLICATIVOS SAAS HOSPEDADOS

Produtos de backup oferecendo consoles hospedados de gerenciamento baseado na web são projetados para eliminar todo um conjunto de dificuldades de gerenciamento de hardware. A ideia é deixar alguém pagar pelo sistema operacional de apoio. Deixe que outra pessoa cuide dos patches, energia e resfriamento. Além disso, uma interface hospedada baseada na web tem a finalidade de facilitar o gerenciamento de backups e até mesmo realizar recuperações simples, de quase qualquer lugar, até mesmo de um dispositivo móvel. Isso reduz a necessidade de usar VPN para entrar no servidor. Basta abrir o navegador, fazer o login e está tudo pronto. Mas o perigo de se achar que algo é familiar, é deixar de dar importância e supor ou cair na armadilha do “sempre fizemos desse jeito”.

PRESSUPOSTO: VOCÊ PRECISA DE DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO LOCAL PARA MANTER TODOS OS SEUS BACKUPS

Produtos no local fazem um bom trabalho ao armazenar os backups localmente, mas dados continuam a expandir-se. De acordo com uma pesquisa recente, durante os próximos dois anos, 43% das empresas têm a expectativa de que seu armazenamento de dados precisará crescer entre 1 e 99 tera bytes; 10% terão de aumentar seu armazenamento de dados por um peta byte completo. Embora o armazenamento seja hoje geralmente mais eficiente do que no passado, os custos de armazenamento podem variar. Um grande custo para armazenamento de alta tecnologia é o software proprietário usado para provisioná-lo e gerenciá-lo. Além do custo de hardware, pense em quanto tempo você gasta na avaliação e ciclos de compra para ainda mais capacidade de armazenamento ou substituições, quando dispositivos mais velhos falharem. Quantas horas você gasta mensalmente, provisionando e gerenciando o armazenamento? Não seria bom economizar esse tempo?

VERDADE: O BACKUP DIRETO PARA A NUVEM É PROJETADO PARA REDUZIR OS REQUISITOS DE ARMAZENAMENTO LOCAL, SIGNIFICATIVAMENTE

Você pode escolher manter uma cópia local dos dados de clientes, mas é possível que nem todo cliente exija isso. Ao optar por uma solução de backup primário na nuvem, você instantaneamente soluciona parte da famosa estratégia de backup 3-2-1, na qual 3 cópias de seus dados são armazenadas em 2 meios de comunicação, com 1 cópia localizada off site. Seus dados de produção, mais a versão na nuvem são duas cópias das três recomendadas, e uma é armazenada off site por padrão. Para os clientes que necessitam, você pode optar por manter uma cópia local de backup na mídia de sua escolha, atendendo completamente aos requisitos da estratégia 3-2-1.

SUPOSIÇÃO: UM EQUIPAMENTO PROPRIETÁRIO É FÁCIL PARA ESCRITÓRIOS REMOTOS OU LOCAIS DO CLIENTE

Equipamentos são geralmente fabricados para serem simples, basta ligar e começar a usar. Mas se você tiver que lidar com múltiplos locais corporativos ou clientes, tem que se deslocar fisicamente até lá ou então pagar por serviços de entrega e torcer para que a configuração seja feita corretamente. Você deve considerar um local adequado para instalação. Um armário mal ventilado embaixo de uma tubulação de água com vazamento não é o ideal, mas sem orientação especializada de TI, pode acabar em um lugar assim. Há também uma compensação de custos que vem junto com o rótulo de “fácil”. Os orçamentos não permitem gastar milhares de dólares antecipados com um dispositivo de backup de marca. E se a marca de hardware (pela qual você pode ter pago um valor premium) sofrer uma falha mecânica? Isso requer tempo para corrigir. Pior ainda, o dispositivo não transporta os dados de backup se estiver fora do serviço. Isso é um risco real de produtos de backup dependentes de equipamento onde, muitas vezes, as pessoas não levam em consideração até que seja tarde demais.

 Custos de substituição não devem ser subestimados. De acordo com um estudo recente, 64% das empresas estão aumentando seu orçamento para atualizar hardware antigo.

Finalmente, o dimensionamento do equipamento pode ser problemático. Ter que escolher e comprometer-se com a compra de um equipamento, antes de saber a sua eficácia para tratar da duplicação e compressão de dados específicos pode resultar em subprovisionamento (exigindo atualizações ou substituições cedo demais) ou superdimensionamento (gastando mais dinheiro antecipadamente do que o necessário). Custos de substituição não devem ser subestimados. De acordo com um estudo recente, 64% das empresas estão aumentando seu orçamento para atualizar hardware antigo. Vincular-se a uma solução de backup dependente de equipamento pode tirar um elemento de flexibilidade que permitiria optar por investir em diferentes tipos de dados, com diferentes tipos de tecnologia de proteção.

VERDADE: OPTAR POR UMA SOLUÇÃO DESVINCULADA DE EQUIPAMENTOS PODE FAZER MAIS SENTIDO, EM MUITOS CASOS

Historicamente, os equipamentos foram fabricados para ajudar a superar deficiências inerentes na primeira geração de software de backup, além de lidar com as limitações de largura de banda de redes, ao enviar os backups para um local secundário. Antigamente, equipamentos físicos no local com alta potência de computação eram usados para reunir e consolidar os backups de vários dispositivos e enviá-los para a nuvem, fora do horário comercial, quando o impacto na rede seria mínimo. Mas o mundo mudou. Hoje, a maioria dos software de backup é projetada para ser mais eficiente. A largura de banda de rede é geralmente melhor. Alguns softwares de backup modernos usam compressão avançada e de duplicação em nível de byte, projetadas para ajudar a enviar backups diferenciais diretamente de cada dispositivo para a nuvem, praticamente em qualquer horário, sempre que necessário, sem preocupações com a rede. Uma solução de backup desvinculada de equipamentos e primária na nuvem pode ajudar a oferecer a flexibilidade de que você precisa para proteger os diferentes tipos de dados. Dados menos críticos, com um objetivo de tempo de recuperação (RTO) mais flexível, podem ser enviados diretamente para a nuvem e armazenados exclusivamente lá, ajudando a reduzir o custo com equipamentos ou dispositivos de armazenamento locais desnecessários. Mas a solução primária na nuvem não precisa significar exclusividade na nuvem. Dados essenciais que você precisa recuperar rápido após um desastre podem ser armazenados localmente, usando hardware que você já tem ou pode comprar barato. Isso ajuda a permitir a recuperação rápida onde for preciso, equilibrando isso à redução de custos, onde faz sentido.

SUPOSIÇÃO: BACKUP EM NUVEM TORNA AS COISAS MAIS COMPLICADAS

Para muitos fornecedores tradicionais de backup, a nuvem é uma ideia distante. Seus processos estão todos muitas vezes construídos em torno do armazenamento de dados no local. Assim, para adicionar recursos da nuvem, seria necessário comprar uma licença separada. Você terá que comprar, contratar e pagar por um provedor de armazenamento em nuvem, em separado. Você terá que decidir se quer fechar com um provedor de nuvem privada local, com um grande fornecedor de nuvem pública ou configurar seu próprio local de armazenamento secundário através de locação compartilhada. Isso parece complicado. A SolarWinds é um provedor de software de gerenciamento de infraestruturas de TI líder no setor, robusto e economicamente viável.  Nossos produtos proporcionam a organizações em todo o mundo, independentemente do porte ou da complexidade da infraestrutura de TI, a capacidade de monitorar e gerenciar o desempenho de seus ambientes de TI, seja no local, na nuvem ou em modelos híbridos. Estamos continuamente em sintonia com todos os tipos de profissionais de tecnologia, operações de TI, DevOps e provedores de serviços gerenciados (MSPs), para nos ajudar a compreender os desafios que eles enfrentam na manutenção de infraestruturas de TI de alto desempenho e alta disponibilidade. Voltado para MSPs, o portfólio de produtos da SolarWinds MSP fornece soluções de gerenciamento de serviços de TI escaláveis e amplas que integram segurança em camadas, inteligência coletiva e automação inteligente. Nossos produtos são projetados para possibilitar aos MSPs o fornecimento de serviços de TI terceirizados altamente eficazes para os clientes finais de pequenas e médias empresas e para gerenciar seus próprios negócios de maneira mais eficiente.

VERDADE: O BACKUP MODERNO E PRIMÁRIO NA NUVEM PROVAVELMENTE É MAIS SIMPLES DO QUE A MANEIRA COMO VOCÊ ESTÁ FAZENDO AGORA

Produtos de proteção de dados projetados para a nuvem e vendidos como um serviço têm várias vantagens. Primeiro, o preço muitas vezes inclui tudo. O armazenamento de dados e software de gerenciamento hospedado em uma nuvem privada são normalmente incluídos em um preço único, previsível. Se algo der errado, você tem que lidar apenas com um único fornecedor (o que pode diminuir a caça às bruxas e as discussões entre fornecedores de backup e nuvem). Em segundo lugar, você estará livre das preocupações com compra, provisionamento, manutenção e upgrade de hardware de armazenamento de dados. O fornecedor de backup na nuvem geralmente cuida das questões de segurança, como criptografia e segurança física, mas você ainda tem a chave de criptografia. Finalmente, um console de gerenciamento unificado e claro permite ver o status dos backups de servidor, estação de trabalho, documentos e Microsoft® Office 365® de uma vez só, com gráficos codificados por cores que permitem visualizar imediatamente onde clicar e detalhar.

Saiba mais hoje mesmo, visitando addee.com.br

© 2019 SolarWinds MSP Canada ULC e SolarWinds MSP UK Ltd. Todos os direitos reservados.

As marcas registradas comerciais SolarWinds e SolarWinds MSP são de propriedade exclusiva da SolarWinds MSP Canada ULC, SolarWinds MSP UK Ltd. ou de suas afiliadas. Todas as outras marcas registradas comerciais mencionadas neste documento são marcas registradas comerciais de suas respectivas empresas.

Este documento é fornecido apenas para fins informativos. A SolarWinds não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita, nem assume responsabilidades ou obrigações legais, sejam quais forem, pelas informações contidas neste documento, incluindo sua precisão, integralidade ou a utilidade de qualquer informação nele contida.