Blog - Como Usar O Smartphone Pessoal No Trabalho Com Segurança?


14/11/2017

Como usar o Smartphone pessoal no trabalho com segurança?

Você usa o seu Smartphone para trabalhar? Cuidado com essas ameaças de segurança móvel

Confira os cuidados para usar seu dispositivo pessoal para trabalhar

Você sabia que mais de 74% das empresas dos EUA têm uma política de permitir que seus funcionários tragam dispositivos pessoais como ferramenta de trabalho?

Os smartphones se integram à empresa tornam-se parte do local de trabalho, mas as empresas precisam se preocupar com ameaças à segurança digital.

Por exemplo, os ataques aos dispositivos móveis aumentaram cerca de nove vezes desde 2014.

Estima-se que 75% das aplicações móveis falhariam testes básicos de segurança. Enquanto a computação móvel está crescendo em popularidade, a segurança não está mantendo o ritmo.

Como você vai evitar ameaças de segurança para o seu negócio?

Aqui estão algumas considerações e estratégias para não ter problemas de segurança com os dispositivos pessoais na sua empresa.

 

A fonte de ameaças à segurança móvel

Ao considerar como desenvolver uma estratégia de segurança para os smartphones pessoais, é importante ter em mente que os smartphones são dispositivos de consumo, eles não foram projetados para servir como estações de trabalho portáteis.

À medida que a tecnologia do consumidor está sendo adaptada para uso comercial, os smartphones tornam-se alvos cada vez mais frequentes. Cabe aos profissionais de TI desenvolver novas estratégias de segurança.

Assim como os computadores podem ser acessados, atacados e controlados por hackers, os smartphones são vulneráveis ​​a diversas formas de ataques.

 

Falta de segurança

Os smartphones podem se conectar à internet através de redes sem fio, redes celulares ou conexões USB. Qualquer uma dessas conexões pode transferir malware. Os vírus podem ser transmitidos até mesmo via Bluetooth.

Navegadores da Web de smartphones estão se tornando mais fáceis de usar, mas também podem ser fontes para um ataque. O tamanho reduzido das telas pode dificultar a detecção de um site falso e o vírus pode ser transferido antes do site ser detectado como uma ameaça.

A saída para isso pode ser um antivírus voltado para smartphones. Eles têm um baixo custo em relação aos computadores e oferecem uma barreira extra contra invasões.

Considere adotar um conjunto de segurança de dados nos dispositivos como parte da política de segurança, assim, cada smartphone deve estar protegido com um antivírus.

 

Trend Micro, Kaspersky, Norton e outros fornecedores de software de segurança oferecem soluções anti malware para smartphones.

 

Vulnerabilidade Wi-Fi

A conexão a uma rede não segura pode ser a maior vulnerabilidade para smartphones.

Além das conexões celulares 3G e 4G, na maioria das empresas, os smartphones estão equipados com Wi-Fi, o que pode ser muito útil para a transferência de dados em alta velocidade através de uma rede segura.

No entanto, o uso de conexões Wi-Fi abertas nos outros locais que o funcionário visita, como restaurantes e lanchonetes, deixa sem proteção as informações armazenadas no telefone, como senhas e arquivos.

A melhor estratégia é fornecer um link de dados criptografados para a rede da empresa, possibilitando que os dados utilizados sejam criptografados e permaneçam protegidos.

 

Segurança física

Fato: os smartphones podem ser perdidos ou roubados. Ninguém tem total controle das coisas que ocorrem ao seu redor ou das pessoas que nos cercam.

Em alguns casos, as pessoas costumam emprestar seus telefones de vez em quando.

Certifique-se de que os usuários se previnam de forma básica contra ameaças que permitem acesso aos seus dispositivos, utilizando uma senha ou autenticação por impressão digital.

Uma solução viável é instalar aplicativos que permitem que os smartphones sejam limpos e tenham seus dados apagados em caso de roubo ou perda.

 

Melhores práticas para segurança dos dispositivos

Ao lidar com a segurança móvel corporativa, você realmente não tem pleno controle sobre os dispositivos móveis.

Enquanto os smartphones promovem a produtividade, eles também estão sendo alvos que podem ser impossíveis de gerenciar.

Eles estão fora do gerenciamento e do sistema de segurança corporativa. Portanto, sua melhor defesa é educar seus funcionários sobre ameaças potenciais e implementar estratégias para proteger seus dados.

Proteja seus sistemas corporativos com dados criptografados e proteção segura. Use senhas difíceis de adivinhar e altere-as regularmente.

Considere bloquear os usuários após três tentativas sem êxito de acessar o sistema.

Execute auditorias de segurança regulares

Verifique seu sistema de segurança regularmente para garantir que o software e os protocolos estejam atualizados. Além disso, considere contratar uma empresa de segurança externa para realizar testes regulares para identificar fraquezas.

 

Treine sua equipe

Você pode adotar todos os passos acima, porém, sua melhor defesa, é a conscientização de todos na empresa.

Certifique-se de estabelecer protocolos e procedimentos para promover o acesso seguro aos dados remotos e treinar os membros da equipe em como usar seus smartphones com segurança no trabalho.

À medida que abraça a ideia de usar dispositivos pessoais no trabalho, a segurança deve ser uma consideração primordial.

Se você não tem certeza por onde começar ou como se certificar de que sua empresa é segura para usuários de smartphones, peça conselhos profissionais. Os provedores de serviços de TI são especialistas no desenvolvimento de estratégias de usuários remotos e seguras.

É dever da empresa manter-se atualizado com fornecedores de segurança e procedimentos para garantir que os dados dos clientes permaneçam seguros, seja o acesso de dentro do firewall ou através de um smartphone.

 Essa informação foi útil pra você? Ainda tem alguma dúvida sobre como os serviços e soluções em TI pode ser útil para sua empresa? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em poder esclarecer tudo o que você quiser saber!