Blog - Dúvidas Frequentes Ti: Nove Problemas Simples De Se Resolver


16/01/2018

Dúvidas Frequentes TI: Nove problemas simples de se resolver

Dúvidas Frequentes TI: Nove problemas simples de se resolver

problemas TI

Nós do suporte Vertic, recebemos muitas perguntas de nossos clientes de Sorocaba e região. Muitas destas perguntas são semelhantes e resolvemos agrupá-las em categorias e publicá-las em um post que certamente será muito útil como consulta rápida e conhecimento geral.

 

1. CPU (Desktop ou notebook)

Meu computador não liga, o que eu faço agora?
Verifique primeiro o cabo de alimentação do computador para garantir que ele esteja devidamente conectado à tomada. Se você estiver usando um estabilizador, nobreak ou filtro de linha, verifique se o mesmo está conectado à tomada na parede e que o botão de alimentação esteja ligado. Alguns cabos de extensão também possuem um disjuntor incorporado, que costuma parecer um botão preto ou vermelho perto do interruptor de energia. Pressione o botão para reiniciá-lo e veja se isso resolve o problema.
O que eu faço quando meu computador falha?
Há muitas razões pelas quais um computador pode simplesmente deixar de funcionar ou "congelar". Na maioria das vezes, não há muito o que podemos fazer sobre isso; é uma realidade que os programas de computador se tornaram tão complexos que, ocasionalmente, os usuários terão problemas mesmo quando realizam tarefas comuns. Quando seu computador não responde mais aos comandos do teclado, sua melhor aposta é reiniciar o computador.
O que eu faço se meu disco rígido (HD) não funcionar?
Como com a maioria dos erros do computador, seu primeiro passo é desligar o computador e reiniciá-lo. Isso irá ajudá-lo a determinar se você realmente possui ou não um problema no disco rígido. Se o disco estiver gravemente danificado, o seu computador provavelmente não será reiniciado corretamente. Se este for o caso, entre em contato com a Vertic Tecnologia, este é um trabalho para profissionais. No HD é onde se armazenam as informações, com isso é importante manter um backup atualizado do computador.

2. MONITOR

Não há exibição no monitor, o que eu faço agora?
Verifique se o monitor está ligado, normalmente quando estão desligados uma luz vermelha indica que ele tem energia, tente pressionar o botão liga/desliga para verificar se a imagem aparece. Verifique se o monitor está conectado corretamente à parte de trás do computador, pode ser cabo solto. Se o monitor do seu computador estava ligado e você se afastou do computador e, ao retornar, a tela estava preta, é provável que o computador esteja “dormindo”. Tente mover o mouse, clicar nos botões do mouse e/ou pressionar qualquer tecla (barra de espaço) no teclado para “despertá-lo”. Monitores de LED hoje consomem menos energia, mas ainda assim é possível configurar os computadores de sua empresa para apagarem a tela quando não estiver em uso, trazendo mais economia para seu negócio.
O que eu faço se a imagem na tela estiver distorcida ou “torta”?
Você pode receber uma imagem distorcida quando o cabo está solto ou defeituoso. Desconecte o cabo de vídeo da parte traseira do computador e verifique se nenhum pino está dobrado, queimado ou quebrado. Uma vez verificado, reconecte o cabo do monitor. Se a taxa de atualização não estiver configurada corretamente, o monitor pode ter uma ondulação ou uma aparência em que as linhas estão indo para baixo ou através do monitor lentamente ou rápido. Isso também pode causar um efeito de cintilação. Uma imagem distorcida pode ser causada por interferências magnéticas ou de outros tipos. Verifique se não há alto-falantes, ventiladores ou outros dispositivos magnéticos estão perto do monitor.
Recebo uma mensagem "sem sinal de entrada", o que eu faço?
Verifique se o monitor está corretamente conectado na parte de trás do monitor, bem como na parte de trás do computador. Se o monitor parece estar conectado corretamente, verifique se um cabo não está solto, desconectando todos os cabos que podem ser desconectados na parte traseira do monitor (geralmente o cabo de dados não pode ser desconectado). Em seguida, desconecte o cabo de dados conectado à parte de trás do computador e volte a conectar o cabo. Ao conectar o cabo na parte de trás do computador, assegure-se de que a conexão do cabo esteja apertada. A maioria dos computadores também terá extremidades de parafusos que podem ser aparafusadas para segurar o conector no lugar.
Há bordas pretas na minha tela, o que eu faço?
Se a resolução foi modificada recentemente, é possível que o monitor não ajuste automaticamente ou mude para o tamanho correto. Se isso ocorrer, a resolução pode ser alterada de volta para a configuração original ou você pode ajustar manualmente o monitor. Se existe uma borda preta no monitor, ela geralmente pode ser resolvida ajustando manualmente a largura horizontal ou vertical. Como cada monitor é diferente, o método de ajuste dessa configuração variará; consulte a documentação do seu monitor.

3. MOUSE E TECLADO

Por que meu mouse está com problemas?
Os usuários que têm um mouse mecânico óptico (o mouse mais comum para computadores de mesa) provavelmente experimentam um comportamento estranho porque o mouse não está limpo ou está sujo. Se você limpou o mouse e continuou a encontrar problemas e este mouse funcionou no passado, infelizmente, o mouse provavelmente é defeituoso. Um teste adicional que pode ser feito para ajudar a determinar se esse é o caso ou não, conecte o mouse a outro computador. Caso contrário, sugerimos a substituição do mouse.
A roda no mouse (scroll) não está funcionando corretamente, o que eu faço?
Se você estiver executando qualquer versão do Microsoft Windows e estiver encontrando problemas com a roda do mouse, primeiro tente ajustar as configurações do mouse através da janela Propriedades do mouse. Esta janela pode ser acessada abrindo o Painel de controle e clicando duas vezes no ícone do mouse.
Como posso limpar meu teclado?
Geralmente, quando caem sujeiras no teclado, elas permanecem nos buracos próximos as teclas, vire o teclado de “cabeça para baixo” e dê pequenos tapas na parte de trás para que a sujeira caia.
Outra opção é removendo as teclas. As teclas de um teclado são presas apenas por pressão; com um canivete ou outro objeto fino, remova as teclas com cuidado, permitindo assim que você limpe a superfície sob as teclas, assim como as próprias teclas (certifique-se de lembrar onde elas foram!)

4. WINDOWS

Como faço para entrar no modo de segurança?
Para entrar no modo de segurança do Windows 7 e versões posteriores, à medida que o computador está iniciando, pressione e mantenha pressionada a tecla "F8", que deve exibir o "Menu de Opções Avançadas do Windows". Use as teclas de seta para mover para "Modo de segurança" e pressione a tecla Enter.
Não consigo excluir um arquivo porque está sendo usado pelo Windows?
Feche todos os programas em execução no computador e tente novamente. Se, após o fechamento de todos os programas em execução no computador, você ainda encontrar o mesmo problema ao tentar excluir arquivos, carregar o computador no modo de segurança e excluir os arquivos.
Como posso atualizar meu computador Microsoft Windows?
Se você estiver executando o Microsoft Windows 7, o Windows 10 ou uma versão posterior do Microsoft Windows, você pode atualizar o Microsoft Windows e, em alguns casos, o hardware do seu computador com os drivers mais recentes no site de atualização da Microsoft.  Basta visitar http://windowsupdate.microsoft.com . Na maioria dos casos, o seu computador deve estar configurado para atualizar automaticamente quando uma nova atualização estiver disponível.
É seguro desligar Windows direto no botão liga/desliga?
Os usuários não devem simplesmente pressionar o botão liga/desliga ou reiniciar o computador enquanto o Windows ainda está em execução, a menos que haja um problema com o computador. A Microsoft incluiu o recurso de desligamento porque habilita o computador a passar por todas as etapas necessárias antes de desligar. De fato, muitas versões do Microsoft Windows verificarão o computador para quaisquer problemas se o computador não for desligado corretamente.
Como posso recuperar um arquivo da lixeira?
 Clique duas vezes no ícone da lixeira na sua área de trabalho. Você verá todos os arquivos dentro do seu compartimento. Selecione os arquivos que deseja recuperar, clique com o botão direito do mouse e escolha Restaurar.

5. EMAIL ou CORREIO ELETRÔNICO

Não consigo enviar ou receber e-mails
Verifique se o seu computador tem acesso a Internet e / ou outros computadores para garantir que seu computador não tenha um problema de conexão, o que causaria o problema de e-mail. Certifique-se de que seu servidor de e-mail da Internet ou seu servidor de e-mail de rede não tem problemas entrando em contato com seu provedor de serviços de Internet ou com o administrador da rede.
Não posso receber nenhum anexo de e-mail.
Se a caixa de e-mail estiver cheia de outras mensagens e/ou seu espaço de armazenamento é apenas de alguns megabytes, é possível que o anexo que está sendo enviado não tenha espaço para ser recebido. Muitas vezes, se esse problema está ocorrendo, a pessoa que envia o e-mail deve receber uma resposta do seu servidor de e-mail indicando que sua caixa postal está cheia e/ou excedeu o tamanho alocado. Como os vírus de computador e outros malwares são melhor distribuídos por e-mail, muitos provedores de serviços de e-mail, empresas e programas de e-mail impedem que certos tipos de extensões de arquivo sejam distribuídos ou recebidos por e-mail. Por exemplo, o Microsoft Outlook protege seus usuários desabilitando automaticamente que certos tipos de extensão de arquivos sejam recebidos por e-mail.
Os espaços são permitidos nos endereços de e-mail?
Assim como um URL na Internet, nenhum espaço é permitido em um endereço de e-mail. No entanto, os nomes podem ser divididos usando um ponto; por exemplo, Leonardo Ferreira pode ter um endereço de e-mail: Leonardo.ferreira@examplo.com ou fabio.d@examplo.com porque nenhum espaço é permitido no endereço de e-mail.

6. IMPRESSÃO

Minha impressora está imprimindo páginas borradas / distorcidas.
 Ao imprimir em papel não tradicional a impressora pode imprimir texto com manchas, desalinhado ou torto e/ou texto que vai além das bordas do papel. Outros problemas de impressão são textos sem contraste, embaralhados ou “sujos” devido a cabeças de impressão que necessitam de limpeza. Todas as impressoras modernas possuem algum tipo de modo-limpeza, auto teste e/ou diagnóstico que podem ser executados para verificar e limpar as cabeças de impressão e outros equipamentos internos usados ​​para imprimir.
Como consertar um atolamento de papel?
Desligue a impressora. Inspecione a localização ou a bandeja para o qual o papel impresso é direcionado. Se o papel preso estiver visível, remova-o manualmente. Remova todas as bandejas de papel e qualquer papel que possa estar preso entre a bandeja e a impressora. Abra a porta da impressora que permite acessar os cartuchos de tinta da impressora ou toner e procure qualquer papel preso. Se o papel preso estiver visível, remova-o manualmente. Volte a ligar a impressora.
Perdi meu disco de instalação da impressora, como posso instalar minha impressora?
Felizmente, um disco de instalação de impressora faltando não é o fim do mundo e não exigirá que você aguarde até que um CD possa ser enviado para você. Hoje, todos os fabricantes de impressoras e outros fabricantes estão fornecendo downloads na Internet para seus programas de software e drivers incluídos com seus produtos.
.

7. REDE

Não posso me conectar à minha unidade de rede
 Verifique se o cabo de rede está corretamente conectado à parte de trás do computador. Além disso, ao verificar a conexão do cabo de rede, certifique-se de que os LEDs da placa de rede estão devidamente iluminados. Por exemplo, uma placa de rede com um LED ou luz verde sólida geralmente indica que o computador está conectado ou que recebe um sinal. Em geral, quando a luz verde está piscando, esta é uma indicação de dados enviados ou recebidos.
Como mapeio uma unidade de rede?
Abra o Microsoft Explorer. No Explorer, clique no menu Ferramentas e clique na opção "Map Network Drive". Especifique a unidade de rede ou o computador de rede como Pasta ou Folder. Se o nome do computador é HomeTheater, para mapear este computador, digite HomeTheater. Se você deseja mapear uma pasta compartilhada no computador Home_Theater como uma pasta de arquivos mp3, digite HomeTheater mp3. Se um nome de usuário ou login diferente for necessário para se conectar a este computador ou unidade, ele deve ser especificado nesta janela antes de clicar Finalizar.
Como faço para determinar o nome do meu computador?
Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador. Clique em Propriedades. Na janela Propriedades, clique na guia Nome do Computador. Dentro desta guia, você poderá ver o nome completo do computador, o grupo de trabalho e também uma descrição. Se você deseja alterar o nome ou o grupo de trabalho, clique no botão Alterar.

8. VÍRUS

O que é vírus de computador?
Um vírus de computador é um programa de software que foi intencionalmente criado para causar um dano, se espalhar para outros computadores ou destruir dados no computador de usuários. Para ajudar a evitar que um computador seja infectado por um vírus, os desenvolvedores de software desenvolveram programas antivírus que ficam ativos no computador ajudando a protegê-lo. É importante perceber que muitos computadores não são pré-carregados com estes programas e, se os computadores vierem com esses programas, os programas podem expirar no prazo de 90 dias. Recomendamos que se use um antivírus corporativo para ter mais segurança na sua rede.
O Windows vem com um programa de proteção contra vírus?
Todas as versões do Microsoft Windows não são pré-instaladas com um programa de proteção contra vírus. Isso inclui: Microsoft Windows 7 e Windows 10, esse antivírus é considerado bem limitado, para uma proteção mais robusta, recomenda-se a utilização de um antivírus de melhor qualidade.
Um vírus pode danificar o hardware do computador?
Não. Os vírus são código de software projetados para se espalhar para arquivos de computador e outros computadores, excluir arquivos e causar outros problemas com os dados no computador. Então, se você tiver um problema com um dispositivo de hardware como sua impressora, placa de vídeo, placa de som, etc., não é devido a um vírus.
Se eu formatar ou apagar meu disco rígido, ele removerá um vírus?
Se o seu computador estiver infectado o processo de formatação do disco rígido e posterior reinstalação do sistema operacional e demais arquivos, quase sempre removerá qualquer tipo de vírus. No entanto, tenha em mente que se os backups foram feitos contendo o vírus ou se outras mídias digitais ou unidades conectadas ao computador têm um vírus, ou ainda se seu computador está conectado a outro computador em uma rede com um vírus o seu computador pode ser infectado novamente se não estiver devidamente protegido.

9. NUVEM ou CLOUD

O que é a computação em nuvem?
O Instituto Gartner define a computação em nuvem como "um estilo de computação em que as capacidades de escalabilidade e computação escaláveis ​​são fornecidas" como um serviço "usando tecnologias da Internet para múltiplos clientes externos". Além da definição do Gartner, as nuvens são marcadas por interfaces de autoatendimento que permitem que os clientes adquiram recursos a qualquer momento e se livrar deles no instante em que não são mais necessários. A nuvem não é realmente uma tecnologia por si só. Em vez disso, é uma abordagem para a construção de serviços de TI que aproveita o rápido crescimento da potência de servidores, bem como tecnologias de virtualização que combinam muitos servidores em grandes pools de computação e dividem servidores únicos em várias máquinas virtuais que podem ser ativadas e apagadas à vontade.
Como a computação em nuvem é diferente de serviços “on-demand” da computação em rede?
Cloud por sua natureza é "on-demand" e inclui atributos anteriormente associados a modelos de computação em rede. A computação em rede é a capacidade de aproveitar muitos recursos de computação independentes para realizar grandes tarefas. A cloud pode ser encarada como mais um serviço básico, como água, energia, Internet e TV a cabo, tendo seu consumo medido como um serviço de TI, diz Kristof Kloeckner, chefe de software de computação em nuvem da IBM. A união desses atributos é tornar o paradigma de entrega de TI mais interessante e econômico na nuvem ", diz ele. A palavra "nuvem" realmente não comunica o que é a computação em nuvem, enquanto a expressão "entrega de serviços de TI", pelo menos, oferece uma analogia do mundo real, diz ele.
O que é uma nuvem pública?
Naturalmente, uma nuvem pública é um serviço que qualquer um pode acessar com uma conexão de rede e um cartão de crédito. "As nuvens públicas são infraestruturas compartilhadas com economia de compartilhamento", explica o analista James Staten, da Forrester, em um relatório de abril de 2009. "As nuvens públicas são facilmente acessíveis, infraestruturas virtualizadas multicomponentes que são gerenciadas através de um portal de autoatendimento".
O que é uma nuvem privada?
Uma nuvem privada tenta imitar os modelos de entrega de fornecedores de nuvem pública, mas faz isso inteiramente no firewall em benefício dos usuários de uma empresa. Uma nuvem privada seria altamente virtualizada, combinando grandes quantidades de infraestrutura de TI em um ou poucos pools de recursos lógicos facilmente gerenciados. Como as nuvens públicas, a entrega de serviços de nuvem privada normalmente seria feita através de uma interface da Web com atributos de autoatendimento e de proteção. "As nuvens privadas oferecem muitos dos benefícios da computação em nuvem, mas é de propriedade e gerenciamento privados e o acesso pode estar limitado à sua própria empresa ou a uma seção de sua cadeia de valor", diz Kloeckner. "Isso gera eficiência, força a padronização e as melhores práticas".
O cloud computing é o mesmo que Software-As-A-Service?
Pode-se dizer que o Software-As-A-Service deu início ao impulso para a computação em nuvem, demonstrando que os serviços de TI poderiam ser facilmente disponibilizados na Web. Enquanto os fornecedores SaaS originalmente não usavam a palavra nuvem para descrever suas ofertas, os analistas agora consideram o SaaS como um dos vários subconjuntos do mercado de computação em nuvem.
Quais tipos de serviços estão disponíveis através do modelo de computação em nuvem?
Os serviços de nuvem pública estão divididos em três grandes categorias: software como serviço, infraestrutura como serviço e plataforma-como-serviço. O SaaS é bem conhecido e consiste em aplicativos de software entregues na Web. O serviço Infrastructure-as-a-Service refere-se à capacidade de armazenamento e servidor de acesso remoto, enquanto a plataforma como serviço é uma plataforma de computação e software que permite aos desenvolvedores criar e implantar aplicativos da Web em uma infraestrutura hospedada.
Como os vendedores cobram por esses serviços?
Os vendedores da SaaS há muito se vangloriam de vender software de acordo com a necessidade, impedindo o tipo “trava” inerente aos contratos de licenciamento de longo prazo para o software local. Fornecedores de infraestrutura em nuvem como Amazon estão fazendo o mesmo. Por exemplo, o Elastic Compute Cloud da Amazon cobra pelo uso por hora da capacidade do servidor virtualizado.
Quais tipos de aplicativos podem ser executados na nuvem?
Tecnicamente, você pode colocar qualquer aplicativo na nuvem. Mas isso não significa que seja sempre uma boa ideia. Por exemplo, há poucas razões para executar uma ferramenta de desfragmentação de disco de desktop ou de análise de sistemas na nuvem, porque você quer que o aplicativo esteja na área de trabalho, dedicado ao sistema com pouca ou nenhuma latência. A tendência mostra que os principais usos da nuvem são para gerenciamento de TI, colaboração, aplicações pessoais e empresariais, desenvolvimento e implantação de aplicativos e servidor e capacidade de armazenamento.
As aplicações de aplicativos se movem de uma nuvem para outra?
Sim, mas isso não significa que será fácil. Há serviços que surgiram para mover aplicativos de uma plataforma de nuvem para outra e de centros de dados internos para a nuvem. Mas, no futuro, os fornecedores de nuvem terão que adotar tecnologias baseadas em padrões para garantir uma verdadeira interoperabilidade, de acordo com vários grupos da indústria. O "Open Cloud Manifesto" recentemente lançado suporta interoperabilidade de dados e aplicativos, enquanto o Open Cloud Consortium está promovendo estruturas abertas que permitirão que as nuvens operadas por diferentes entidades funcionem perfeitamente juntas. O objetivo é mover aplicativos de uma nuvem para outra sem ter que reescrevê-los.
Como o licenciamento de software tradicional se aplica no mundo da nuvem?
Fornecedores e clientes estão lutando com a questão de como as políticas de licenciamento de software devem ser adaptadas à nuvem. Os fornecedores de software empacotado exigem pagamentos iniciais e fazem com que os clientes paguem por 100% das capacidades do software, mesmo que eles usem apenas 25% ou 50%.  Este modelo não aproveita a flexibilidade dos serviços em nuvem. Oracle e IBM criaram tabelas de equivalência que explicam como seu software é licenciado para a nuvem Amazon, mas a maioria dos especialistas parece concordar que os fornecedores de software não fizeram o suficiente para adaptar seus licenciamentos para a nuvem. A empresa de serviços financeiros ING, que está examinando muitos serviços na nuvem, citou o licenciamento como sua maior preocupação. "Não vi nenhum fornecedor com flexibilidade no licenciamento de software para combinar a flexibilidade dos provedores da nuvem", afirma Alan Boehme, vice-presidente sênior da empresa e chefe de estratégia de TI e arquitetura empresarial da ING. "Isso é difícil porque é uma mudança no modelo de negócios ... pode levar bastante tempo".
Que tipos de acordos de nível de serviço estão fornecendo fornecedores de nuvem?
Os fornecedores de nuvem normalmente garantem pelo menos 99% de tempo de atividade, mas as formas em que isso é calculado e aplicado diferem significativamente. A Amazon EC2 promete fazer "esforços comercialmente razoáveis" para garantir 99,95% de tempo de atividade.
Como posso garantir que meus dados estejam seguros?
A segurança dos dados na nuvem não é uma preocupação trivial. Os fornecedores de armazenamento on-line como o Linkup e o Carbonite perderam dados e não conseguiram recuperá-lo para clientes. Em segundo lugar, existe o perigo de que dados sensíveis possam cair nas mãos erradas. Antes de se inscrever em qualquer fornecedor de nuvem, os clientes devem exigir informações sobre práticas de segurança de dados, analisar os SLAs e garantir que eles tenham a capacidade de criptografar dados em trânsito e em repouso.
Como posso garantir que meus aplicativos sejam executados com o mesmo nível de desempenho se eu for com um fornecedor de nuvem?
Antes de escolher um fornecedor de nuvem, faça a sua diligência, examinando o SLA para entender o que garante e o que não faz. A Amazon, por exemplo, mantém um "Painel de Saúde do Serviço" que mostra o status de tempo de atividade atual e histórico de seus vários serviços. Sempre haverá latência de rede com um serviço em nuvem, possivelmente tornando-o mais lento do que um aplicativo que é executado no seu centro de dados local.

Essas informações foram úteis pra você? Ainda tem alguma dúvida sobre como os serviços de TI pode ser útil para sua empresa? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em poder esclarecer tudo o que você quiser saber!