Blog - Impressora Não Quer Imprimir? Confira Possíveis Causas E Soluções


20/01/2022

Impressora não quer imprimir? Confira possíveis causas e soluções

Procedimentos podem ser reproduzidos em poucos passos e são aplicáveis a qualquer modelo de impressora

Se sua impressora não estiver imprimindo, saiba que este erro é bastante comum e pode ser resolvido de forma bem simples. Na maior parte das vezes, basta eliminar um documento pendente, atualizar um driver ou fazer pequenas mudanças nas configurações para que a máquina imprima novamente.

O grande problema é que as causas podem ser muitas, o que leva a diversas soluções para o problema. Veja a seguir os principais motivos de erro durante a impressão e as suas respectivas soluções.

  1. Limpe a fila de impressão

Se houver um documento pendente na fila, a impressora não imprime até que os arquivos sejam eliminados. Na maior parte das vezes, clicar em "cancelar impressão" resolve o problema. Mas, as vezes, o comando não surte efeito pois o arquivo está corrompido – e isso pode acontecer por diversas razões, como por exemplo uma queda de energia.

A solução é limpar o spooler de impressão através do próprio sistema. Para isso, pressione as teclas Windows e "R" ao mesmo tempo para abrir a ferramenta "Executar". Digite "services.msc", sem as aspas, e clique em "OK". Desça a lista da janela "Serviços" até encontrar "Spooler de impressão". Clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione "Parar".

Abra novamente o "Executar", insira o endereço "C:\Windows\System32\Spool\PRINTERS" (sem aspas) e pressione Enter. Será aberta a pasta "Printers", que exibe os arquivos na fila de impressão. Selecione todos os documentos e apague-os.

Volte à janela de serviços, clique novamente com o botão direito do mouse sobre "Spooler de impressão" e selecione "Iniciar". Como dica extra, desligue o computador e a impressora, aguarde cerca de um minuto e religue os dois aparelhos. Depois disso, é só imprimir normalmente. 

  1. Desconecte e reconecte a impressora e outros dispositivos

O problema de uma máquina que não imprime pode estar na comunicação com o computador, ocasionada por cabos danificados ou mal conectados. Para testar o encaixe, desligue a impressora, desconecte-a do PC e ligue novamente. Se não funcionar, tente trocar o cabo, caso tenha outro disponível. Reinicie também todos os aparelhos que estiverem intermediando a comunicação entre o computador e a impressora, como um roteador ou um modem.

Além disso, verifique se o driver da porta USB está atualizado. Abra o "Gerenciador de dispositivos", expanda a opção "Controladores USB", clique com o botão direito do mouse sobre a entrada usada pela impressora e selecione "Atualizar driver".

O Windows abrirá a janela de atualização de driver. Escolha a opção "Pesquisar automaticamente software de driver atualizado". Instale o driver sugerido e depois tente imprimir novamente usando a porta USB em questão.

  1. Verifique os cartuchos

Muitas impressoras trazem sistema de aviso quando o cartucho está mal encaixado, mas como nem todas têm o recurso, vale a pena fazer uma checagem manual. Abra a tampa da impressora e desencaixe os cartuchos. Aproveite para verificar se a fita plástica foi retirada, pois esquecer a vedação é um erro comum ao inserir componentes novos.

Encaixe novamente os cartuchos, observando se eles ficam perfeitamente presos na impressora. Ao fazer isso, a maioria dos modelos de impressora vai imprimir uma página de calibração automaticamente.

  1. Faça downgrade do firmware (para modelos da HP)

As impressoras da marca HP não imprimem com cartucho recarregado. Essa medida começou a ser tomada pela empresa em 2016, quando o firmware de vários modelos passou a bloquear cartuchos não originais. A saída é fazer downgrade para um firmware criado antes de 2015.

É preciso salientar que o procedimento não é simples, principalmente porque muitos desses arquivos já não estão mais disponíveis no site da fabricante. Em todo caso, entre na página de suporte da HP (https://support.hp.com/br-pt/drivers/printers), insira o modelo da impressora e clique no botão "Enviar".

A página abrirá na aba "Softwares e drivers". Procure pelo último arquivo com data anterior a 2015 e aperte "Download". Dê um duplo clique no arquivo baixado e siga as orientações do assistente de instalação. Quando o procedimento estiver concluído, reinicie o computador.

  1. Resete a impressora

Restaurar para os padrões de fábrica pode corrigir alguns erros, principalmente quando a impressora não imprime até o final. O procedimento de reset varia para cada marca e modelo, mas, no geral, haverá uma opção "Restaurar padrões" ou "Padrões de fábrica" dentro do menu de configurações.

  1. Use a ferramenta de solução de problemas do Windows

A ferramenta de solução de problemas do Windows pode ser de grande ajuda depois de tentar muito e nada adiantar. Ela vai identificar a origem do problema e oferecer uma solução automaticamente.

Para executar o recurso, abra o Painel de Controle, entre em "Hardware e sons" e clique no link "Exibir impressoras e dispositivos". Com o botão direito do mouse, clique na impressora e escolha "Solução de problemas".

O recurso vai sugerir correções conforme encontrar definições que possam gerar erro no funcionamento da impressora. Clique em "Aplicar esta correção" sempre que julgar a orientação válida. Caso contrário, pressione "Ignorar esta correção" para ver a próxima solução.

  1. Instale ou atualize o driver

Se a impressora não estiver sendo exibida no Painel de Controle, é sinal de que você precisa instalar o driver. O procedimento é o mesmo para atualizar o driver e é importante para corrigir incompatibilidades com o sistema que possam acarretarfalhas na hora de imprimir.

  1. Assistência técnica

Sempre há a possibilidade de dano físico. Mas é importante lembrar que se você não tem conhecimento para manipular o aparelho, é melhor não o fazer. Em alguns casos, o simples contato pode causar danos aos componentes.

Além disso, as fabricantes retiram o direito à garantia de produtos abertos dentro do período assegurado. Se você desconfia de um problema no corpo da impressora, o ideal é encaminhá-la ao seu prestador de serviços de TI., que poderá realizar o diagnóstico correto e recomendar a melhor decisão.

Dicas para conservar a sua impressora

Prevenir é a melhor forma de evitar problemas e conservar a sua impressora por muito mais tempo. Como usuário, procure utilizar sua impressora seguindo as instruções dos fabricantes e de especialistas em TI. Você é o principal influenciador na durabilidade do equipamento. As instruções abaixo vão ajudá-lo a cumprir o seu papel.

  • A limpeza da limpeza dos cabeçotes é essencial. É como limpar o pincel de um pintor. Além disso, esse processo ajuda a economizar – um pouquinho – de tinta e prevenir as manchas no papel. Faça a limpeza de cabeçotes sempre a cada seis meses;
  • Na hora da limpeza externa, use apenas um pano umedecido com água. O uso de produtos de limpeza não é recomendado;
  • Usar os cartuchos originais parece desnecessário, mas não é. Produtos comprados dos fabricantes são desenvolvidos para o melhor aproveitamento dos recursos e diminuem os riscos de avarias no equipamento. Ah! E lembre-se sempre de nunca forçar a sua entrada, quando for trocá-los;
  • Não deixe grandes quantidades de papel na impressora. A umidade o deixa molhado, dificultando a aderência da tinta e fazendo, inclusive, com que as folhas emperrem;
  • Se a sua impressora tiver um scanner, utilize-o sempre com a tampa fechada. Quando for necessário limpar o vidro, utilize apenas a uma flanela;
  • O papel “atolou”? Evite abrir o compartimento por onde ele passa e puxar as folhas. Isso faz com que o rolo e a guia das folhas se soltem, ou ainda pior, sejam danificados permanentemente;
  • Nunca desligue uma impressora, em funcionamento, direto da tomada. Esse ato ocasiona pequenas faíscas, que danificam os hardwares. Use sempre o botão de liga/desliga;
  • Evite colocar livros e papéis sobre as impressoras. Elas não suportam muito peso. Isso faz com que o dispositivo ganhe pequenas rachaduras, diminuindo sua vida útil;