Blog - Microsoft E Facebook Colocam Um Cabo De 160 Terabits Por Segundo 6,6 Mil Quilômetros Ao Longo Do Atlântico


25/09/2017

Microsoft e Facebook colocam um cabo de 160 terabits por segundo 6,6 mil quilômetros ao longo do Atlântico

Microsoft e Facebook colocam um cabo de 160 terabits por segundo 6,6 mil quilômetros ao longo do Atlântico

A largura de banda consegue transmitir até 71 milhões de vídeos HD ao mesmo tempo

 O cabo Marea, enrolado a bordo de um navio

 

A Microsoft, o Facebook e a empresa de infraestrutura de telecomunicações Telxius anunciaram a conclusão do cabo submarino de maior capacidade para atravessar o Oceano Atlântico. O cabo é capaz de transmitir 160 terabits de dados por segundo, o equivalente a transmitir 71 milhões de vídeos HD ao mesmo tempo e é 16 milhões de vezes mais rápido do que uma conexão domiciliar doméstica, afirma a Microsoft.

O cabo estará operacional até o início de 2018.

“Marea”, que é o termo espanhol para "maré", é o nome do cabo submarino de 6,6 mil quilômetros de comprimento. Ele fica a 5,2 quilômetros abaixo da superfície do oceano e se estende entre a praia de Virginia, Virgínia e a cidade de Bilbao, na Espanha.

 O cabo submarino Marea se estende entre a Virgínia e Bilbao, na Espanha

Localização Privilegiada

Marea também está localizado em uma rota mais ao sul em relação a maioria dos cabos transatlânticos existentes que ligam esses continentes, por isso, a Microsoft diz que o cabo proporcionará maior resiliência para aqueles que vivem nos EUA e na Europa, pois é uma área com menos chances contra desastres naturais ou outros eventos importantes que possam causar interrupções nas conexões, como furacões.

Mais importante ainda para a Microsoft e o Facebook, é que ambas as empresas possuem grandes operações de data center na Virgínia.

"Marea vem em um momento crítico", disse Brad Smith, presidente da Microsoft. "Os cabos submarinos no Atlântico já possuem 55% mais dados do que as rotas que atravessam o pacífico e 40% mais dados do que entre os EUA e a América Latina. Não há dúvida de que a demanda por fluxos de dados através do Atlântico continuará a aumentar.

"Na maior parte da rota, o cabo – composto por oito pares de cabos de fibra óptica, fechados por cobre – fica no fundo do oceano. Algumas partes são enterradas para proteger do tráfego de navios, geralmente em áreas mais próximas da costa.

O cabo submarino Marea se estende entre a Virgínia e Bilbao na Espanha.

 

Marea é o cabo submarino de maior capacidade para atravessar o Atlântico, fornecendo até 160 terabits de dados por segundo.

Tempo Recorde

Em uma postagem no blog, a Microsoft disse que o projeto foi concluído quase três vezes mais rápido do que o habitual, sendo concluído em menos de dois anos.

Eles definem os cabos do Marea como um “design aberto", que permitirá que ele evolua conforme a tecnologia e a população de usuários de internet em todo o mundo avançam.

O cabo Marea também fornece um caminho para rede na África, no Oriente Médio e na Ásia, área de maior quantidade populacional.

As empresas de tecnologia estão cada vez mais se movendo para aumentar sua infraestrutura, financiando novos cabos, em vez de juntarem-se a consórcios de telecomunicações que já operam cabos submarinos.

O Google também investiu em dois cabos que percorrem dos EUA para o Japão, América do Sul e outros países da Ásia. Com o cabo Marea, o investimento do Facebook e da Microsoft lhes dá mais controle sobre a grande quantidade de dados que precisam para se atender rapidamente as demandas em todo o mundo.

Ambas as empresas se beneficiarão de melhorias nos serviços em nuvem para produtos como o Office 365, Azure e Xbox Live da Microsoft, Facebook, Instagram e Whatsapp.