Neste post preparamos uma detalhada conceituação do SOC (Security Operations Center ou Centro de Operações de Segurança), um modelo de trabalho ou serviço remoto focado em segurança da informação. O momento é oportuno, pois cerca de 40% do trabalho necessário para as empresas adequarem-se a nova Lei Geral de Proteção de Dados está diretamente ligado a segurança de dados e sistemas
Com o uso da internet, novas tecnologias e softwares têm promovido uma nova estrutura de trabalho, cada vez mais virtual e remota. Isso promove um ambiente mais dinâmico e avançado.
Entretanto, a preocupação com segurança da informação e dados também cresceu e agora deve ser considerada uma prioridade na estratégia corporativa. Esta preocupação, inclusive, tem sido alertada pelo Instituto Gartner nas suas últimas publicações.
Uma das opções para garantir a preservação das informações é a adoção de um Centro de Operações de Segurança ou SOC. Seu uso ajuda na proteção das atividades realizadas na empresa, ou seja, aumenta a segurança e integridade de todas as informações.
Apesar de trabalhosa, devido a característica inerente do trabalho remoto, a sua implementação permite que a empresa evite perdas significativas e ataques profissionais de hackers, o que comprometeria seus resultados, clientes e reputação. Pensando nisso, colocamos neste post as principais informações sobre SOC e como ele contribui para garantir a segurança da empresa.
Afinal, o que é SOC?
O Security Operations Center significa, em sua tradução literal, Centro de Operações de Segurança, o que pode ser entendido como um centralizador dos serviços voltados à segurança da informação, desde projetos específicos à manual de conduta de pessoas, processos e a tecnologia adotada pela empresa. O objetivo de um SOC é garantir a segurança de dados. Para isso, as atividades realizadas envolvem:
- Prevenção: boas práticas que previnem incidentes;
- Detecção: identificação de problemas de segurança em processos;
- Resposta a incidentes: solucionar problemas de segurança encontrados;
- Avaliação de vulnerabilidade: monitoramento e análise dos processos conforme risco de insegurança.
Qual a diferença entre SOC e NOC?
Algumas empresas confundem as funções de um SOC com um Networking Operations Center (NOC – Centro de Operações de Rede). Embora ambos apresentem similaridades, um não deve executar as atividades do outro.
Enquanto o SOC é voltado para a segurança de dados e processos da empresa, o NOC é focado em fazer a gestão da rede, garantindo disponibilidade para os processos em geral. É comum que incidentes de segurança afetem a performance e disponibilidade de ativos presentes na rede, portanto, também prejudicam o trabalho do time de NOC. Mesmo assim, as duas áreas solicitam diferentes perfis de profissionais e não devem ser tratadas como uma só.
Quais os benefícios do SOC para a sua empresa?
O SOC é pensado com o princípio de melhorar a gestão da segurança da empresa, viabilizando melhores monitoramentos e soluções para problemas encontrados pelo time. Além disso, entre seus benefícios estão:
Velocidade de Resposta
Com processos bem estruturados, a possibilidade de responder ataques cibernéticos que comprometem sistemas e perda de dados com mais precisão e velocidade é maior.
Recuperação de dados e informações
O SOC possibilita que a empresa recupere ou bloqueie rapidamente vazões de dados, DDoS ou outros incidentes que prejudicam o negócio.
Monitoramento preciso
Um bom SOC realiza o monitoramento contínuo de processos, softwares, tecnologias e infraestrutura de segurança da empresa, mitigando e respondendo ataques com mais precisão.
Auditoria facilitada
A organização dos processos permite melhores auditorias, internas ou externas, além de ajudar a organização a avançar fortemente na adequação a Lei Geral de Proteção de Dados.
Melhores análises
O SOC apresenta ferramentas fundamentais que permitem melhores análises de dados e processos, otimizando as ações do time e a tomada de decisão de gestores.
Essas informações mostram como a adoção do SOC é uma ótima alternativa para as empresas. Sua implementação pode ser feita dentro do próprio negócio, com uma equipe dedicada ou então pelo uso de uma empresa especializada no assunto, o que normalmente representa custos reduzidos para o negócio.
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