Blog - Por Que Você Não Deve Usar Hard Drives (hd) Para Backup De Dados


09/01/2019

Por Que Você Não Deve Usar Hard Drives (HD) Para Backup De Dados

Um dos aspectos mais críticos de uma estratégia de backup sensata é a seleção de armazenamento de backup. Do Google Drive para um servidor privado, o leque de opções é verdadeiramente infinito. Alguns desses serviços de armazenamento, no entanto, vêm com limitações que o obrigam a examinar as escolhas de nível profissional.

Introdução

Ao projetar estratégias de backup, as pessoas geralmente se concentram em coisas como frequência de backup, quais arquivos serão armazenados em backup, esquemas de rotação e, mais importante, armazenamento de backup. A experiência nos diz que o fator determinante para a seleção de armazenamento é frequentemente o preço. Muitas empresas tendem a escolher serviços de backup projetados para consumidores como o Amazon Cloud Drive, o Google Drive e o Microsoft OneDrive para otimizar seus custos de armazenamento.

O que estas empresas não consideram inicialmente, mas descobrem mais tarde, é que preços baixos geralmente vêm com certas limitações, como armazenamento limitado, acordos de serviço inconsistentes, acordos de segurança insatisfatórios e falta de informações sobre redundância geográfica, para citar alguns. Este post foi escrito para destacar as vantagens do uso de serviços de armazenamento em nuvem profissional, como o Amazon S3 e o Google Cloud Storage, que não têm as “dores de cabeça” que os serviços destinados à pessoa física acabam revelando ao longo do tempo.

Pontos de Preocupação Com os Serviços de Backup Para Consumidores

Acordos de serviços inconsistentes

O Amazon Cloud Drive descontinuou recentemente seu plano de armazenamento ilimitado. Imagine se uma empresa fizesse backup de 50 TB de dados no Amazon Cloud Drive e, em seguida, a gerência descobrisse que todos esses dados precisam ser transferidos para outro local devido a um aumento repentino nos preços. O armazenamento do consumidor neste sentido não é confiável e, de tempos em tempos, força você a procurar em outro lugar.

O armazenamento de nível profissional nunca limita a quantidade de armazenamento provisionado e as alterações nos contratos de serviço geralmente refletem mudanças nas políticas de preços (que têm mostrado uma tendência constante de queda).

Disponibilidade de dados indeterminados

Nenhum dos três grandes serviços de armazenamento em nuvem para o consumidor comum revela o número de data centers disponíveis para armazenar seus dados. A empresa que escolher este serviço fica essencialmente com falta de informações sobre redundância geográfica e replicação de dados nos nós do data center. Isso por si só deve questionar a confiabilidade de tais serviços de armazenamento em nuvem e se perguntar o que aconteceria com os dados se o data center que os continha ficaria off-line. A disponibilidade desconhecida pode ser boa para armazenar fotos de família, mas é certamente uma questão crítica quando se fala em dados de nível empresarial de produção.

O armazenamento profissional é fornecido com replicação de dados local, regional ou até mesmo entre países, o que garante a integridade dos dados em caso de qualquer catástrofe. Ao manusear informações sensíveis e críticas, o armazenamento de backup confiável é de primordial importância.

 

Segurança Insuficiente

Embora todos os serviços de armazenamento para o consumidor comum ofereçam criptografia do lado do servidor (server-end encryption), o gerenciamento das chaves de criptografia está além do controle da empresa. Portanto, a empresa está protegida apenas contra uma violação de dados do lado do data center. Se um cibercriminoso invadir a conta de e-mail, todos os dados nesse armazenamento ficarão instantaneamente acessíveis.

Além da criptografia do lado do cliente poder ser controlada pela empresa, o armazenamento de nível profissional permite gerenciar chaves de criptografia do lado do servidor. Por exemplo, o Amazon S3 permite que você use a criptografia do lado do servidor com chaves de criptografia personalizadas fornecidas por você. Dessa forma, seus dados são criptografados em ambos os lados com as próprias chaves da empresa.

Limitações Técnicas do Armazenamento do Consumidor

Além das preocupações gerais sobre armazenamento para consumidor mencionadas anteriormente, vamos examinar algumas limitações técnicas que devem levar as empresas a considerar o armazenamento profissional.

Ausência de Multi-Threading

Nenhum dos serviços de armazenamento mencionados oferecem multi-threading, o que reduz consideravelmente as velocidades de upload e download de arquivos grandes. Aplicativos de gerenciamento de backup dependem muito do multi-threading para carregar simultaneamente vários arquivos.  Velocidades de upload são constantemente um fator determinante em situações de trabalho remoto com times colaborativos e, neste caso, escolher um serviço de armazenamento para consumidor não é a escolha certa.

Não é necessário dizer que o armazenamento profissional oferece multi-threading escalável que reduz significativamente as velocidades de upload e download e, finalmente, contribui para uma experiência muito suave.

Redução de Velocidade Imprevisível

Algumas das soluções de armazenamento de nível de consumidor reduzem a velocidade de transferência ao tentar carregar muitos arquivos. Em nossos testes, tal fato ficou evidente com o Google Drive. Um upload inicial que pode levar 2 horas pode acabar sendo um pesadelo de 10 horas. Por outro lado, o armazenamento profissional não estabelece limites para a largura de banda e mantém velocidades consistentes durante toda a sessão de upload.

Incapacidade de usar compactação no Microsoft OneDrive

Algumas soluções de armazenamento orientadas ao consumidor, como o Microsoft OneDrive, solicitam o tamanho de todos os arquivos antes do upload. Ao usar a compactação, aplicativos de gerenciamento de backup não podem fornecer essas informações antes que os arquivos sejam compactados e, portanto, a compactação não está disponível. O armazenamento profissional é mais flexível a esse respeito e não enfrenta problemas desse tipo.

A ausência de continuação de upload na Amazon Drive.

Suponha que você esteja enviando um arquivo de 10 gigabytes. Se a sua conexão com a Internet cair a uma marca de 90%, o arquivo começará a ser reenviado do zero quando a conexão for restaurada. Se você tiver limitado a largura de banda, esses experimentos com serviços de storage para consumidor podem custar um bom dinheiro. O armazenamento profissional naturalmente fornece o upload contínuo de arquivos para que você possa transferir arquivos grandes de forma gradual, independentemente do que possa acontecer: interrupção da conexão à Internet, falha no computador ou qualquer outro problema.

Para Quem São Os Serviços De Armazenamento De Baixo Custo?

Agora que examinamos as limitações técnicas e as preocupações gerais sobre o armazenamento do consumidor, vamos refletir um pouco sobre os objetivos do armazenamento do consumidor. As soluções de armazenamento em nuvem, como Amazon Drive, Google Drive e Microsoft OneDrive, foram projetadas tendo em mente o compartilhamento de arquivos e a sincronização do computador. E se é isso que você precisa - compartilhar arquivos entre seus amigos ou colegas, vá em frente. Você não precisa de multi-threading ou criptografia avançada para compartilhar uma apresentação para sua próxima reunião; documentos, basta colocá-lo no Google Drive e enviar o link. Por outro lado, o backup de dados profissional exige o uso de armazenamento de nível profissional para garantir uma operação de negócios impecável e sustentável nos próximos anos.

Sem dúvida, especialistas em tecnologia podem encontrar uma solução alternativa para aliviar os problemas discutidos nos parágrafos acima. No entanto, você deve primeiro se perguntar se as soluções alternativas são algo que você gostaria de fazer no longo prazo. Pode parecer que escolhendo serviços de armazenamento para o consumidor comum diminuirá suas contas; mas primeiro considere os problemas que vêm com a suposta economia: segurança insuficiente, falta de integridade de dados, acordos de serviço inconsistentes, etc. É algo que você gostaria de incorporar ao seu negócio?

Conclusão

O armazenamento para profissionais e consumidores tem seus objetivos e públicos-alvo. Projetar uma estratégia de backup sensata deve utilizar o armazenamento profissional, como o Amazon S3, o Google Cloud ou o Microsoft Azure, para executar um backup de dados confidenciais e críticos. Juntamente com aplicativos de gerenciamento de backup, o armazenamento profissional fornecerá armazenamento escalável de longo prazo com segurança robusta, ótimas velocidades de upload e download, bem como integridade de dados, para que sua empresa continue suas operações, independentemente do que possa vir a acontecer.