Um dos setores mais prejudicados durante a crise do coronavírus foram os pequenos e médios negócios. Com a finalidade de entender quais os desafios e oportunidades que essas empresas encontraram durante este período e o que elas esperam do futuro, encomendamos um estudo para a agência de comunicação Edelman que mostra alguns dados importantes. Confira abaixo:
- 82% das PMEs brasileiras pretendem continuar o processo de adoção de novas tecnologias após a pandemia
- 66% dos entrevistados disseram que os softwares de videochamadas são as principais mudanças realizadas em relação à adoção de tecnologia
- 38% das PMEs pretendem retornar ao local de trabalho físico com políticas flexíveis em relação à adoção de tecnologia
- 42% das PMEs aceleraram a adoção do trabalho remoto
Qual a importância do processo de digitalização das PMEs na época de crise?
É preciso aumentar a eficiência e inteligência das empresas. Para isso, é preciso tirar o máximo de proveito da tecnologia, utilizando-a tanto para gestão de pessoas e da empresa, análise de dados, alcance e divulgação de novos produtos e serviços.
Sabemos que grandes empresas já chegam na frente quando o assunto é digitalização. Por isso, elas conseguem ter um alcance maior, faturamento mais alto e melhor aproveitamento da empresa em setores de gestão e atendimento.
Nesta lógica, a internet e as tecnologias democratizaram o acesso à boas ferramentas, dando oportunidade para que pequenas e médias empresas competissem e colaborassem com empresas maiores.
Grande exemplo de boas oportunidades de digitalização de pequenas e médias empresas são os sites da Magazine Luiza e Amazon, que oferecem plataformas completas para que as PMEs ofereçam seus produtos, tenham mais visibilidade e consigam sobreviver no ramo de e-commerce.
Ter estas e outras ferramentas a sua disposição são essenciais para cortar custos, organizar operações e gerar escala. Em época de crise, a escala pode ser uma forma de vender mais e aumentar o faturamento para segurar os custos da operação.
Portanto, existem diversas maneiras de fazer uma transformação digital em pequenas e médias empresas. Abaixo falaremos algumas soluções que PMEs podem adotar para não ficarem atrás da concorrência e conseguir se firmar em tempos de crise.
Soluções de Digitalização para PMEs
Contratar uma hospedagem de sites e ter um espaço digital próprio não é tudo que você precisa fazer para digitalizar uma PME. No entanto, este é um grande passo e pode trazer muitas vantagens na digitalização de uma empresa.
Existem algumas outras mudanças que podem ser feitas para uma PME se digitalizar e enfrentar a crise. Veja abaixo algumas destas soluções que preparamos para ajudar uma pequena ou média empresa.
Tenha uma plataforma própria
Seja somente para o seu site ou para abrigar um blog, e-commerce e atendimento online, é altamente recomendado que se tenha uma plataforma própria. Lá você poderá criar também um Workplace para reunir colaboradores e armazenar dados, além de oferecer mais agilidade e conveniência para seus clientes.
Em tempo de isolamento social, é preciso encontrar maneiras de ajudar o seu cliente a consumir o seu produto. Por isso, opte por ter uma plataforma online que soluciona grande parte dos problemas da falta de um estabelecimento físico.
Contrate sua hospedagem de sites e crie um estabelecimento virtual, com vitrine, escritório, atendimento e tudo que for necessário.
Esteja onde seu cliente está
Se o seu cliente consome produtos e serviços de concorrentes por alguma plataforma diferente, como no caso dos apps de comida, é essencial que você esteja por lá. Não é possível se dar ao luxo de deixar o cliente conhecer novos serviços só porque você não os oferece.
Por isso, faça uma pesquisa e análise de como o seu cliente está se comportando em tempos de pandemia, para que assim possa oferecer soluções adequadas para as necessidades dele. Aproveite para colocar a criatividade em ação e criar maneiras de oferecer mais do que ele espera.
Invista em alcance
Como já foi falado, em tempos de crise, a escala pode ajudar o seu negócio a faturar mais. Por isso, já que você agora consegue oferecer um serviço mais amplo por conta da internet, por que não anunciar para mais pessoas e conseguir novos clientes?
Com a logística facilitada também pela transformação digital, é possível atender pessoas cada vez mais longe. Claro que tudo dependerá do seu modelo de negócio, mas sempre é possível aumentar o raio de alcance da sua marca com a internet.
Considere o home office, mesmo que parcial
Se não é possível que todos os seus colaboradores trabalhem em home office, considere fazer o processo parcialmente, colocando para trabalhar de casa aqueles que não precisam estar alocados.
A criação de um Workplace pode facilitar a gestão destes colaboradores e ajudar na análise dos resultados, para que possam ser feitas melhorias ao longo do tempo. Muitas empresas, que foram forçadas a adotar o home office, estão se adaptando ao modelo e economizando com pessoal.
Invista na experiência do cliente
Com a digitalização de uma empresa, é preciso que todos os processos funcionem corretamente para que o cliente não tenha dor de cabeça. Felizmente, as tecnologias estão aí para te ajudar a criar a melhor experiência que o seu cliente pode ter.
Você pode melhorar a experiência do cliente por meio de atendimentos mais rápidos em chats, praticidade na contratação de um serviço ou compra de um produto, diversidade de formas de pagamento e análise de dados para corrigir erros já existentes no seu negócio.
Utilize ferramentas já disponíveis para digitalizar a empresa
Mesmo que você tenha contratado uma hospedagem de sites e esteja oferecendo uma excelente solução para clientes e colaboradores, não deixe de usar e abusar das ferramentas e plataformas já disponíveis para ajudar sua empresa.
Todas as soluções acima são, em diferentes graus, eficazes para que PMEs comecem o processo de transição para as ferramentas digitais e consigam se firmar ao longo do tempo.
Ferramentas online para utilizar em sua empresa
Existem muitas outras maneiras de se fazer uma digitalização completa de uma empresa, mas o foco é começar, com pequenos investimentos e se desviar dos impactos da crise.
Para isso, veja algumas ferramentas já existentes que podem ajudar uma pequena ou média empresa a digitalizar seus processos e tirar melhor aproveitamento da tecnologia a seu favor.
Gestão de projetos – Ferramentas que ajudam a organizar as etapas de um projeto e reunir a equipe alinhada à finalização do mesmo, com bons resultados no final.
- Wrike
- Trello
- Pipefy
Análise de dados – Ferramentas que ajudam a analisar os resultados de uma empresa, oferecendo relatórios completos e análise por meio de BI (Business Intelligence) capazes de mudar a perspectiva do seu negócio.
- Microsoft Power BI
- Matlab
- Google Analytics
Plataformas de E-commerce – Empresas que oferecem plataformas completas onde você pode expor e vender os produtos e serviços do seu negócio.
- Magazine Luiza
- Amazon Seller
- IFood
- Uber Eats
- Rappi
- Mercado Livre
Ferramentas de Comunicação e armazenamento – Sites e aplicativos que podem contribuir para a comunicação do seu time, entre outras formas de gestão e colaboração pelas funcionalidades.
- Telegram
- Evernote
- Google Drive
- DropBox
- Zoom
Conclusão
Existem muitas maneiras de se fazer uma transformação digital em uma empresa. No entanto, em meio à crise, pequenas soluções já fazem uma grande diferença, além de evitar que você gaste muito com isso.
Como falamos nas formas de amenizar os impactos da crise, é preciso ter caixa para segurar as pontas em situações como esta. Por isso, quanto menos se gastar, melhor.
Felizmente, é possível fazer muito com as ferramentas disponíveis online para ajudar os empreendedores. Assim não se gasta tanto e já se consegue fazer grandes mudanças que serão importantes para o futuro da sua empresa.
Sabemos que com ou sem crise, a transformação digital deve acontecer ao longo do tempo. Então por que não aproveitar este empurrão desagradável da situação e tirar proveito do que se pode? O começo de uma digitalização na necessidade pode resultar em grandes processos e modelos de negócios mais inteligentes no futuro.
Com todas estas dicas, é possível sobreviver e se sentir mais forte para enfrentar os obstáculos que virão. Aproveite para aprender muito neste período, conhecer novas oportunidades que podem ser a chave para um grande crescimento no futuro.
Por último, não nos esqueçamos de trabalhar com seu prestador de serviços de T.I. no sentido de criar um mapa de médio e longo prazo para a implementação digital é essencial, dada a conexão destas soluções com a confiabilidade e adequação de sua infraestrutura de rede e aplicações.
Se quiser saber mais como a Vertic pode ajudar, entre em contato! Teremos prazer de conversar sobre as possibilidades, sem nenhum tipo de compromisso.