Blog - Reconhecendo Grandes Ativos (na Rede E No Balanco Da Empresa)


28/12/2018

Reconhecendo Grandes Ativos (na Rede e no Balanco da Empresa)

Entender as redes de nossos clientes é crucial para gerenciar a infraestrutura. Seja no início de um trabalho com um novo cliente ou ao longo de uma experiência de muitos anos com um cliente (temos orgulho em ter vários clientes nessa categoria!), saber quais dispositivos estão em sua rede é essencial para o sucesso, nosso e do cliente. Dispositivos de rede não gerenciados podem causar problemas graves e, na pior das hipóteses, se tornar um grande risco à segurança.

Quando integramos um novo cliente a nossa base de dados, é importante descobrir e encontrar todos os dispositivos durante a fase de descoberta, pois não é possível gerenciar o que não conhecemos. Nós oferecemos serviços gerenciados e nossos os clientes esperam que sejamos responsáveis por tudo na rede. E não queremos estar na posição de ter uma conversa com nenhum de nossos clientes para explicar que algo não está coberto porque não encontramos o dispositivo durante a integração.

Também é importante lembrar que a descoberta precisa ser um processo contínuo. É importante monitorar as redes de nossos clientes após a integração, por dois motivos principais:

  • Melhoria Contínua

O monitoramento de novos dispositivos de rede também é importante para o próprio resultado final. Quanto mais cedo soubermos sobre novos dispositivos, mais cedo poderemos monitorá-los e planejar melhorias para evitar interrupções desnecessárias, identificar potenciais de redução de custos e automatizar processos.

Por exemplo, se o cliente adicionar impressoras e tivermos a capacidade de monitorar os níveis de tinta / toner, enviaremos mensagens para compra ou troca dos consumíveis de tinta.   Se percebermos que os funcionários estão usando o Wi-Fi da empresa em seus telefones, iremos projeto de melhoria para adicionar uma rede Wi-Fi de convidado para remover esses dispositivos da rede Wi-Fi da empresa principal. Isso ajudará a aumentar a segurança e o desempenho no Wi-Fi da empresa, reduzindo o número de dispositivos não gerenciados que o usam.

  • Segurança

Dispositivos não autorizados em uma rede têm grande chance de ser os responsáveis por quebras de segurança. O ato em si não precisa necessariamente ser malicioso; alguém pode conectar um telefone infectado à rede Wi-Fi da empresa, em vez da rede convidada. Também não é incomum um funcionário trazer um roteador doméstico e configurá-lo como um ponto de acesso sem fio. Esses pontos de acesso são extremamente perigosos para a segurança da sua rede. No pior dos cenários, alguém com intenção mal-intencionada adiciona um dispositivo à rede para ter acesso ilimitado à rede do seu cliente.

Dica importante:  nunca deixe conectores de rede não utilizados ativos e conectados à rede. Sempre lembramos nossos clientes de solicitar que portas sejam ativadas somente ao adicionar novos dispositivos à rede. Isso pode ser feito remotamente com switches gerenciados e rotulagem adequada de seus conectores de rede.

Em resumo, A Vertic, como um Provedor de Serviços Gerenciados (PSG), reconhece a responsabilidade que tem com a rede dos nossos clientes e tem investido em treinamento e tecnologia para melhorarmos, sempre.

Com a adição do Sistema Milvus há alguns meses atrás, uma das plataformas mais avançadas de Help Desk, Monitoramento e Gerenciamento Remoto e Gestão de Ativos disponível no mercado brasileiro, estamos aumentando nossa capacidade de auxiliar nossos clientes a operar e gerenciar suas empresas com mais segurança, mais produtividade e menores custos.

Vertic Tecnologia, #osmelhoresclientes.