Os três pilares da infraestrutura segurança da sua rede
Com as novas e complexas ameaças que aparecem no mercado de TI moderno todos os dias, as empresas estão lutando para ficar à frente dos ataques.
As estatísticas chegam a intimidar. De um lado, o alto preço de uma violação de dados está crescendo em ritmo acelerado, de outro, os eventos maliciosos estão aumentando, enquanto as grandes, médias e mesmo pequenas empresas são alvos constantes.
As táticas antigas já não são suficientes para acompanhar a evolução das ameaças digitais.
É hora de começar a aprender sobre os três pilares da segurança digital e implementá-los em sua estratégia de proteção de dados hoje.
O aumento da necessidade de segurança digital trouxe uma escassez de profissionais e especialistas para o mercado de trabalho.
Organizações maiores esperam meses após meses para contratar os profissionais certos, enquanto as pequenas e médias empresas não podem pagar os altos salários desses profissionais, tornando mais difícil para as organizações implantar medidas de segurança digital efetivas por conta própria.
Além da falta de empregados qualificados e orçamento, as organizações estão enfrentando uma falta de conscientização de segurança entre seus funcionários atuais.
Todos esses obstáculos tornam as invasões mais fáceis.
Este é o lugar onde um parceiro de TI também pode ajudar. Contratar um serviço de infraestrutura de TI permite que as empresas superem esses desafios e preencham lacunas dentro da estratégia de segurança de suas organizações, implementando os três pilares de segurança: prevenção, detecção e resposta a incidentes.
Com ampla experiência em serviços gerenciados, como monitoramento remoto e gerenciamento, backup e recuperação de desastres, contratar um serviço terceirizado de TI te dá a segurança necessária para proteger os ambientes da sua empresa.
No entanto, é importante que você compreenda completamente quais são os três pilares da segurança digital e como eles podem ajudar sua organização, confira a seguir.
Prevenção
Os três pilares da segurança digital começam com a prevenção de incidentes.
As táticas de prevenção são as atividades mais comuns às quais as organizações estão acostumadas. A primeira parte, e uma das partes mais importantes da prevenção, é a conscientização dos funcionários.
Investir na conscientização dos seus funcionários pode diminuir significativamente a chance de um ataque.
Quando os funcionários são treinados sobre como navegar e evitar ameaças, eles serão capazes de detectar facilmente vulnerabilidades e proteger seus computadores.
Outro componente-chave da prevenção é garantir que você esteja realizando corretamente ações que estão protegendo o sistema contra invasão.
Tais ações são, rever permissões de aplicativos e sistemas operacionais, testar backups regularmente, avaliação de vulnerabilidades, bloqueio e filtragem de conexões e soluções antivírus.
Todos estes, junto à conscientização dos funcionários, podem criar uma defesa mais forte contra ameaças atuais.
Detecção
Quando uma atividade mal-intencionada passa por suas ações preventivas, e uma hora ou outra, passará, você precisará detectar a ameaça rapidamente e corrigi-la rapidamente.
Muitas vezes, as organizações vão descobrir sobre uma violação após alguém notificá-los externamente.
Este é um problema porque quanto mais demorado detectar uma violação, mais caro será para a sua empresa se recuperar dos danos.
Além dos custos relacionados à recuperação, você poderá experimentar um tempo de inatividade mais longo, podendo causar uma má impressão duradoura nos clientes.
Contratar um prestador de serviços de infraestrutura de TI ajuda a empresa a implementar e administrar continuamente serviços de monitoramento de segurança para detectar em menos tempo, permitindo assim, uma resposta mais rápida.
Essas capacidades essenciais funcionam perfeitamente juntas para correlacionar logs e eventos em dados acionáveis para detectar e isolar quando e onde uma ameaça tentou acessar seus dados.
Você pode economizar tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que luta de constante contra as ameaças digitais.
Resposta
Segundo a Forrester, 74% das empresas dizem que sua empresa possui uma estratégia de segurança. No entanto, apenas 15% acreditam que sua empresa possui as habilidades e capacidades adequadas para executar a estratégia.
Para corrigir corretamente um ataque mal-intencionado, um plano precisa estar preparado e você precisa de uma equipe treinada para uma resposta rápida a incidentes.
Quando ocorre um incidente, a equipe primeiro isolará o ataque. Você pode precisar recuperar dados criptografados no caso de terem sido comprometidos, bloqueados ou perdidos.
Uma empresa de TI será capaz de recuperar seus dados da nuvem e rapidamente colocar tudo em ordem para que você possa voltar ao trabalho com segurança.
Um bom serviço terceirizado de TI pode ajudá-lo não apenas a evitar uma violação de dados, mas ajuda efetivamente a parar e bloquear uma violação, além disso, executarão processos para obter o backup de seus sistemas de forma eficiente.
Certifique-se de que seus funcionários estão informados com este plano e saibam o que acontecerá durante uma violação.
Quando ocorrer uma violação, você estará preparado.
Conclusão
Compreender e implementar esses três pilares de segurança digital irá ajudá-lo a combater ameaças, economizar dinheiro e se tornar mais consciente no quesito segurança digital.
Ter um prestador de serviços de TI como parceiro leva até sua empresa a capacidade de ter eficiência e velocidade simplificadas, porque estão completando todas essas ações em uma localização centralizada.
Você pode maximizar seu conhecimento, integração de sistemas e experiência para obter exatamente o que você precisa: prevenção, detecção e resposta a incidentes de forma eficiente e econômica.