Inteligência artificial, machine learning, dispositivos inteligentes; realidade virtual; cidades conectadas, casas conectadas, carros conectados, coisas conectadas, tudo conectado; impressoras 3Demanufatura aditiva; redes sociais pervasivas, mobilidade ubíqua; drones; apps; Spotify, Netflix, AirBnB, Uber e a miríade da economia digital compartilhada; nuvens, nuvens públicas, nuvens privadas, nuvens híbridas, clouds para todos os lados; dados, grandes dados, muitos dados; Agile, DevOps, contêineres, microsserviços.
O futuro da computação é agora. O mundo avança na velocidade de um clique, e transforma praticamente tudo ao nosso redor. Uma boa parte dos conceitos e serviços listados acima não eram populares (alguns, sequer existiam!) há dez anos. Vivemos um período histórico intenso. Somos expectadores e agentes de uma nova revolução industrial habilitada pela tecnologia da informação, que chega ao usuário já acostumado a “ir” ao banco e ao shopping pela tela de um computador ou smartphone, sentado no sofá da sala de sua casa.
A transformação digital é um clichê que abriu oportunidades sem precedentes, mas que também trouxe consigo desafios imensos. Acompanhar e liderar essa evolução é uma tarefa de toda e qualquer empresa. No final do dia, todos esses novos negócios são habilitados pela TI. Em meio a tantas tendências e modismos, é muito fácil esquecer que esses novos serviços, processos, dados, aplicações precisam de um servidor (físico ou virtual, isso já não mais importa) para rodar.
Se analisarmos a base dessa nova economia, o poder computacional é um dos grandes ativos dessa era digital. É a capacidade de lidar com big data, IAs, apps, contêineres, cloud, automação, cloud, automação, com simplicidade e segurança que define quem está nessa corrida para vencer. É a infraestrutura computacional no data center que habilita ou emperra a inovação necessária à sua companhia para responder a demandas urgentes de um mercado competitivo e em constante mutação.
A boa notícia é que a indústria de TI vem dando respostas cada vez mais rápidas para apoiar essa transformação, o silício evoluindo de maneira considerável e tecnologias baseadas em software conquistando espaço para ajudar nesse processo evolutivo. Nenhum desses avanços, porém, importa muito se o hardware que roda no seu data center ou na sua cloud não consegue acompanhar e dar vazão para as necessidades de negócio.
Justamente observando as dinâmicas do mercado, percebemos a necessidade de empresas atualizar sua infraestrutura, migrando para plataformas mais modernas, para acompanhar essa jornada. Esse upgrade constante de hardware é parte (talvez até dolorosa, em alguns casos) do amadurecimento digital. Seguir essa necessidade natural de atualizar seu parque computacional pode ser uma oportunidade de buscar benefícios que ajudem a sua companhia a liderar o futuro digital.
A seguir, listamos sete motivos para modernizar seus servidores. Confira:
- Reduzir o TCO:Equipamentos mais modernos são mais eficientes, permitindo fazer mais com menos, impactando significativamente no custo total de propriedade (TCO). Soma-se a esse ponto a possibilidade de explorar com mais ênfase o conceito de automação, que impacta os custos operacionais do data center.
- Simplificação e consolidação: No final do dia, consolidar tecnologias e simplificar rotinas operacionais garante mais agilidade para prover serviços, aumento da segurança, reduzir custos administrativos, tempo de suporte e manutenção, tornando o time de TI mais eficiente e produtivo.
- Ganhos de performance:A evolução de processadores e memórias impactam diretamente no desempenho dos equipamentos, o que afeta tempo de resposta para aplicações mais modernas e processamento de grandes massas de dados.
- Adição de capacidades: Em um mundo que avança na velocidade digital, atender demandas emergentes e impulsionar inovações é vital para qualquer organização. Por mais que seja possível habilitar serviços inovadores em uma infraestrutura antiga, não é o ideal. Com equipamentos mais modernos, esse movimento é potencializado.
- Consistência e disponibilidade:Novas aplicações e cargas de trabalho exigem mais dos equipamentos no data center. Reduzir janelas de manutenção e paradas não programadas é fundamental para entregar uma experiência consistente aos usuários. Com tecnologias de otimização e gestão habilitadas em novos servidores, é possível entregar continuidade de negócios sem percalços.
- Segurança:É um clichê, mas manter máquinas atualizadas ajuda nos ciclos e rotinas de proteção. Da mesma maneira, um equipamento legado abre brechas de segurança, acarretando um risco desnecessário. Além disso, lembre-se: a transformação digital exige novas abordagens de segurança. Novos servidores trazem camadas de proteção mais robustas para lidar mais rapidamente com novos desafios.
- Suportar novas aplicações e cargas de trabalho: Soluções rodando em múltiplas nuvens, migrações de aplicações e para novas versões(inclua nessa lista SAP HANA, bancos de dados Oracle e SQL e sistema operacional Windows para projetos de VDI) e explorar tendências como Inteligência Artificial , big data e IoT, para ficar apenas em alguns exemplos, exige uma plataforma computacional moderna e robusta…
…e agora, como prometido, uma razão para não modernizar:
O único motivo para não modernizar servidores é se a sua empresa não pensa em tirar proveito de múltiplas nuvens, não vislumbra oportunidades a partir de conceitos como IA/ML, big data, não há nenhum projeto de atualização de aplicações ou não quer reduzir custos de TI e, o mais importante, não acha relevante ter um servidor moderno para manter as operações essenciais de sua empresa. Para qualquer cenário que não seja esse, modernizar a infraestrutura computacional em seu data center é indispensável.
O futuro da computação é agora. Equipamentos modernos ajudam empresas a alcançarem resultados digitais de maneira mais rápida e consistente, com confiabilidade operacional. Aproveite o momento para buscar plataformas de servidores capazes de expandir os horizontes de seu data center com automação e segurança. Modernize não apenas para atender a demanda, mas para habilitar um ambiente que permita a sua empresa liderar a transformação digital pela próxima década dessa revolução impulsionada pela TI.
A várias plataformas de e sistemas de servidores, com capacidades e preços diferentes para cada necessidade. Ajudamos nossos clientes a seguir essa jornada de maneira consistente. Dessa forma, construímos o alicerce que permite às empresas tirar proveito de cada um dos sete pontos listados acima, levando o poder do data center onde dados, aplicações e cargas de trabalho estão.
Converse com a gente e vamos impulsionar e proteger sua empresa!