Há vários indicadores que a sua empresa pode adotar para otimizar processos e decisões. Nesse contexto, o uso do ROI (Return On Investment) em TI facilita a busca por investimentos mais inteligentes e alinhados com as demandas da empresa. Isso reduz as chances do negócio escolher uma solução ou serviço que não tenha um bom custo-benefício.
A partir do uso do ROI em TI, portanto, a empresa pode melhorar sua tomada de decisões e evitar riscos desnecessários. Dessa maneira, as suas escolhas causarão um maior impacto a médio e longo prazo. Assim, a contribuição da tecnologia no sucesso da empresa será muito maior.
O que é o ROI?
Sigla para Return Over Investment (ou Retorno sobre Investimento, em uma tradução direta), o ROI é um indicador que mensura os impactos que a empresa tem sobre um investimento.
Ele é calculado para avaliar se a adoção de uma nova solução trouxe lucros para a companhia, ou seja, se o resultado financeiro é maior do que o valor aplicado para adquirir algo.
O ROI também pode ser aplicado para avaliar fatores além do lucro, como os ganhos de produtividade e flexibilidade operacional. Esses valores estão diretamente relacionados com a competitividade da companhia. Portanto, sua avaliação também deve ser considerada.
Por que o ROI é importante?
Investimentos são momentos complexos em que a empresa toma uma decisão que pode afetar totalmente o seu futuro. Se forem bem-feitos, podem abrir espaço para a companhia mudar seu posicionamento de mercado e atingir mais consumidores. Assim, os serviços terão ganhos de inovação, flexibilidade e produtividade.
Caso os investimentos em uma empresa sejam malfeitos, o negócio pode desperdiçar uma grande quantidade de recursos financeiros, investindo em uma aplicação que não poderá ser completamente aproveitada. Ao mesmo tempo, direcionará o seu tempo para o treinamento e a implementação de uma solução com baixo custo-benefício.
Nesse contexto, o uso do ROI em TI é uma forma fácil e inteligente de melhorar as decisões tomadas pela empresa. Como é um indicador flexível, ele auxiliará o gestor a sempre fazer escolhas alinhadas aos objetivos da companhia. Em consequência, as escolhas poderão atrair mais resultados e gerar mais impactos positivos no dia a dia do negócio.
Como o ROI é aplicável à TI?
O ROI pode ser aplicado a todos os investimentos que o time de TI faz. Isso inclui, mas não se limita a itens como aquisição de novos equipamentos, terceirização da infraestrutura e o licenciamento de softwares. Além disso, ele pode ser adotado na avaliação de investimentos.
Em todos esses cenários, o uso do ROI em TI orientará os times a buscar dados e avaliar quais fatores podem impactar os seus resultados a médio e longo prazo. Em um cenário de transformação digital, isso é algo crítico: a partir do momento em que a tecnologia está profundamente integrada ao dia a dia das empresas, evitar que erros ocorram na escolha de soluções é algo fundamental para diminuir riscos e prejuízos.
Como calcular o ROI?
O cálculo do ROI em TI pode ser feito de modo simples. A fórmula compara o investimento realizado com os resultados financeiros. Assim, o gestor consegue mensurar com precisão como a nova ferramenta impactou a sua lucratividade.
O cálculo do percentual de retorno sobre o investimento se dá pela seguinte fórmula:
- ((receita – custo) /custo) * 100 = ROI.
Como fazer para aumentar o ROI nos seus investimentos?
Para garantir que o ROI em investimentos de tecnologia seja sempre o maior possível, existem algumas medidas que podem ser empregadas. Com elas, a companhia melhora o direcionamento da sua análise. Além disso, passa a ter uma visão estratégica da tecnologia e de como ela pode contribuir para melhores resultados.
Veja alguns passos que podem ser tomados para esse fim.
Mapeie processos e demandas
O primeiro passo para otimizar investimentos é o mapeamento de processos e demandas internas. Isso permite um maior conhecimento das rotinas e da maneira como a infraestrutura está moldada. Assim, o impacto das opções pode ser calculado de forma mais eficiente.
Identifique objetivos a médio e longo prazo
Para orientar os investimentos, conhecer os objetivos da empresa também é importante. Esse fator auxilia o time de gestão a buscar uma ferramenta que possa contribuir positivamente para a empresa atingir os resultados esperados. Com isso, será mais fácil estruturar um futuro competitivo e de alta performance.
Capacite profissionais
A capacitação da equipe também deve ser feita, especialmente no contexto em que há fluxo de trabalho com autonomia. Portanto, os times devem ser capazes de aplicar o ROI em TI e melhorar as suas escolhas.
Integre os sistemas
Para avaliar o ROI em TI, a empresa deve ter dados atualizados e com boa integridade. Afinal, eles orientarão toda a análise. Portanto, opte pela integração dos bancos de dados e mecanismos que facilitam o seu estudo, como o BI (Business Intelligence) e o Big Data.
Escolha tendências do setor
As tendências de TI também podem ser consideradas para encontrar a solução com o melhor ROI. A terceirização de equipamentos, o cloud computing e as ferramentas de análise de dados são algumas opções. Juntas, elas tornam a empresa muito mais competitiva e inovadora.
A tecnologia pode ter um impacto direto na competitividade de organizações e no modo como elas se posicionam no mercado. O investimento em TI reduz prazos e melhora os custos e a performance do negócio. Além disso, dá mobilidade operacional e evita erros. Mas isso só pode ser obtido se as soluções adequadas forem selecionadas.
Por esse motivo, o uso de indicadores como o ROI é algo fundamental para o dia a dia do gestor. Junto de uma boa estratégia de comunicação e governança, ele evita riscos e melhora a habilidade dos times de tomar decisões inteligentes.
Portanto, sempre faça uso do ROI em TI antes de tomar decisões. Avalie diferentes fatores e busque dados adequados. Dessa maneira, a sua decisão estará alinhada às demandas da empresa e poderá atrair bons resultados no futuro.
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