Blog - Trabalho Remoto E Rede Wi-fi


04/03/2022

Trabalho Remoto e Rede Wi-Fi

O que você faz para melhorar o sinal do Wi-Fi quando ele começa a oscilar ou fica muito lento? Mexe nas antenas do modem, desliga e liga o aparelho ou desconecta e conecta da rede Wi-Fi no seu celular, não é mesmo?

O fato é que com a popularização do trabalho remoto aumentou muito a importância de uma boa conexão à internet por meio de um plano adequado (lembre-se que a operadora, por lei, deve entregar um mínimo de velocidade correspondente a 80% do valor nominal do plano contratado). 

Logo, se você contratou um plano de 100MB, deve receber no mínimo 80 MB. Lembramos também, que a velocidade da rede Wi-Fi, objeto deste texto, é sempre menor que a velocidade de uma rede cabeada: pesquisa feita pelo instituto Epitiro na Europa e nos Estados Unidos com mais de 14 mil conexões de internet mostra que usuários que usam roteadores Wi-Fi ao invés de plugar o PC no cabo de rede podem perder até 30% da velocidade.

Se o seu sinal de Wi-Fi oscila com frequência e você fica na função de desconectar e conectar-se novamente à rede, é preciso rever algumas coisas – como o posicionamento do seu roteador de Wi-Fi, por exemplo. Veja essa e outras dicas para melhorar sua conexão no texto abaixo!

Como funciona o Wi-Fi

Wi-Fi é o nome popular para a tecnologia IEEE 802.11, que significa conexão sem cabo entre dispositivos. Também chamado de wireless – inglês para “sem fio” – é basicamente a forma como a gente conhece a internet hoje em dia.

O sinal de Wi-Fi funciona por ondas de rádio. O roteador recebe os sinais, decodifica-os e depois os envia por meio de uma antena. Eles se propagam por um determinado espaço, que pode chegar a até 300 metros dependendo do tipo de equipamento utilizado para emitir as ondas.

Ou seja: para que seu computador, tablet, smartphone ou Smart TV se conectem à internet Wi-Fi, é preciso estar dentro do espaço de propagação das ondas. Inclusive, essa área é conhecida por Hotspot. Vale lembrar que o mesmo trajeto ocorre do dispositivo até a antena, para fazer as trocas que estabelecem a navegação.

Como melhorar o sinal do Wi-Fi

Agora que você já entendeu o básico de como funciona o seu sinal de internet sem fio, é mais fácil de compreender que existem formas para melhorar a sua experiência ao acessar a internet. Separamos algumas dicas especiais. Confira!

  1. Posicionar o roteador num local adequado

Uma vez que o sinal do Wi-Fi funciona como ondas de rádio, ele sofre alterações à medida que se distancia do emissor ou quando encontra barreiras no caminho. Por isso, se o seu roteador está dentro de um nicho da estante no último quarto da casa, é bem provável que a internet fique muito mais fraca na cozinha.

Portanto, a primeira dica para melhorar o sinal de Wi-Fi é encontrar um lugar adequado para instalar seu modem. Um espaço aberto e mais central permite que o sinal se espalhe de maneira uniforme – o que permite uma conexão mais eficiente em qualquer ambiente.

  1. Certificar-se de que os vizinhos não estão usando seu sinal

A menos que você queira quebrar um galho para o vizinho que pediu sua internet emprestada, a dica é bloquear a conexão para terceiros. Afinal, quanto mais dispositivos navegando por meio do mesmo roteador, mais comprometido o sinal tende a ficar.

Aqui, portanto, o passo básico é não deixar seu sinal de Wi-Fi aberto – ou seja, crie uma senha. Outra dica é, de tempos em tempos, alterá-la. Além disso, é sempre interessante não dar um nome óbvio para sua rede – por exemplo, “Rede do (seu nome)” ou “Casa número (número da sua casa ou apartamento)”. Desse jeito, sua rede chamará menos atenção de quem está por perto e quer um pouco do sinal.

  1. Instale um repetidor para aumentar o alcance.

Outra forma de melhorar o sinal do Wi-Fi na sua casa é por meio de um repetidor. Esse equipamento recebe o sinal do roteador e o amplifica, para que tenha mais alcance.  Por exemplo: se o seu roteador foi instalado na sala e no seu quarto o sinal chega fraco, é possível posicionar o repetidor numa área que fique no meio do caminho entre os ambientes.

Claro que é sempre recomendável contar com o serviço de profissionais e comprar aparelhos que têm garantia. Vale a pena lembrar que o repetidor de sinal tem que ser compatível com a velocidade de internet contratada.

  • Internet oscilando muito: o que pode ser?

Você já tentou os truques acima, mas não consegue melhorar o sinal do Wi-Fi e a conexão parece oscilar demais? Veja algumas possibilidades do que pode estar acontecendo.

  • Ambiente com materiais reflexivos

Você já percebeu que no banheiro o sinal do Wi-Fi fica um pouco menos poderoso – e, às vezes, a própria conexão oscila? Uma explicação está na quantidade de materiais metálicos e reflexivos no ambiente. Azulejo, espelho, chuveiros, torneiras, porta-toalhas e até mesmo a água, quando juntos, podem interferir na propagação das ondas do roteador.

  • Muitos dispositivos conectados

Por isso, no tópico anterior, citamos sobre a importância de manter senha na conexão, trocá-la com frequência e certificar-se de que o nome da sua rede é o mais discreto possível. Quanto mais dispositivos conectados e consumindo a internet, mais fraco o sinal pode ficar e isso contribui, de certa forma, com a oscilação.

  • Conexão Bluetooth ativada

Não é tão comum de acontecer, mas o Bluetooth pode interferir nas ondas de internet vindas do seu roteador. Por isso, não custa desligar essa conexão quando o sinal Wi-Fi estiver enfraquecido ou oscilando.

  • Problema da operadora

Se nada está funcionando, talvez o problema seja com a sua operadora de internet. Aqui, alguns pontos podem ser considerados: velocidade da internet e qualidade da conexão. Para verificar a velocidade, você pode fazer um teste de velocidade. Disponível em vários sites, basta acessar qualquer um deles, como o site Brasil Banda Larga (https://www.brasilbandalarga.com.br/bbl/) e iniciar a verificação, que deve mostrar a velocidade de download e upload, além de outros parâmetros. Lembramos que, considerando as necessidades de trabalho remoto, a velocidade de download deve ser no mínimo de 40 MB e de upload no mínimo 30 MB.

Tudo certo? Então, entre em contato com sua operadora para verificar se há algum problema na conexão que chega até seu modem. Lembramos que melhores resultados sempre são obtidos através de ajuda profissional, começando com a especificação, instalação e parametrização de sua rede Wi-Fi. Conte com a Vertic Tecnologia!