Blog - Tudo O Que Você Queria Saber Sobre Custos Escondidos Da Ti


05/11/2020

Tudo o que você queria saber sobre custos escondidos da TI

AO que o contador não vê o gerente financeiro não sente!

  Capturar_1

crescente concorrência faz com que a tecnologia seja vista como aliada fundamental das empresas na sua estratégia de diferenciação. Com isso, iniciou-se uma mudança na forma com a que a TI influencia nos negócios. As tendências do mercado com transformação digital, automação e internet das coisas (IoT) deixam claras as necessidades de eficiência e produtividade.

Embora a área de TI tenha passado de geradora de custos para fazer impulsionar a lucratividade do negócio, as aquisições de tecnologia ainda não seguem a mesma lógica, porque ainda são tratadas como custos indiretos.

Você sabe qual o sentido da palavra “custo”? Conforme o dicionário, custo significa dificuldade, trabalho, esforço. Pensando nisto, algumas empresas já trabalham com orçamento de TI alocados para cada unidade de negócio, pois cada uma tem seu próprio custo (dificuldade, trabalho, esforço — inclusive financeiro) com tecnologia.

Para simplificar o entendimento

Além do custo para o negócio, a tecnologia tem seus custos próprios. De um modo geral podemos dividir os custos de TI em aparentes e escondidos. Os custos aparentes são aqueles que podem ser vistos e, portanto, mensurados. O entendimento é que os custos principais da TI são os referentes a manutenção, suporte, treinamento e operações. Via de regra é por aqui que passa a discussão sobre o corte de custos.

Já, os custos escondidos são aqueles inerentes aos produtos e serviços já adquiridos e decorrem, geralmente, de uma compra não planejada. É aqui que mora o problema, pois ficam escondidas a ineficiência e os gastos que não se podem mensurar.

Alguns exemplos comuns de custos escondidos são:

  1. Custo de infraestrutura ao implementar um novo sistema. Ao adquirir um sistema os custos com a licença de uso, implantação e manutenção fizeram parte do projeto. Contudo, onde o sistema vai rodar não aparece no projeto o que faz com que ele pareça ter um preço bem competitivo. Isto porque a infraestrutura não será adquirida junto com o sistema (apesar de ser um requisito do projeto).
  2. Falhas de peças ou equipamentos que não estão cobertos por garantia ou não tem mais garantia.
  3. Energia elétrica consumida pelos servidores.
  4. Nobreaks e gerador de energia. Para cobrir falhas de fornecimento de energia é preciso baterias e geradores e eles geram despesas posteriores de manutenção, reposição de peças etc.
  5. Resfriamento do datacenter. Para manter o datacenter na temperatura ideal é preciso manter um sistema de ar-condicionado. A manutenção, reposição de peças fazem parte deste custo.
  6. Por último, e não menos importante: não ter os itens acima bem ajustados gera interrupções de funcionamento. O custo da parada da infraestrutura nunca aparece nos orçamentos.

É quando temos custos escondidos que surge a percepção de “caro” pois se faz um esforço financeiro extraordinário sem conseguir medir o retorno. Como o custo escondido não é atribuído para nenhum centro de custos, acaba ficando genericamente na conta da TI.

Por que é importante identificar e observar os custos escondidos?

Você consegue imaginar a sua empresa rodando sem usar qualquer recurso tecnológico? Partindo do princípio de que a tecnologia é uma ferramenta que move as áreas de negócio, a aquisição de tecnologia é vista como custo quando a compra é mal realizada. Quer dizer, quando se aplica mal o dinheiro, compra sem propósito, sem saber o porquê e como ocorrerá o retorno sobre o investimento. A sensação de custo está diretamente ligada com o motivo da decisão de compra. Se comprar para suprir uma necessidade momentânea (apagar incêndio), inevitavelmente o custo será mais alto. Planejamento é fundamental para manter os custos sob controle.

Para muitos profissionais fica difícil compreender como as demandas do negócio consomem recursos de TI, afetando diretamente os custos e resultados globais. Para tanto é necessário compreender melhor os movimentos que a área de TI necessita realizar para atender as demandas do negócio. 

A Vertic Tecnologia pode lhe ajudar a desenvolver um plano diretor de TI de maneira a reduzir custos e aumentar o retorno de seus investimentos. Entre em contato!