Blog - Você Sabia? 8 Fatos Técnicos Estranhos E Engraçados Mas Verdadeiros


07/10/2021

Você sabia? 8 fatos técnicos estranhos e engraçados mas verdadeiros

No grande esquema das coisas, pode-se argumentar que ainda estamos na infância da Era da Informação. Muitos dos avanços e descobertas feitas desde o advento do transistor eram simplesmente inconcebíveis um século atrás. No entanto, apesar de sermos relativamente novos, já temos uma vida inteira de conquistas para nos maravilharmos.

O que torna a tecnologia especialmente interessante para alguns é que ela é recheada de anedotas e fatos divertidos que adicionam substância a uma história e a tornam ainda mais atraente. Aqui estão alguns de nossos favoritos que você talvez não conheça:

  1. O “bug” do computador foi nomeado após um bug literal encontrado em um computador.

Em 1947, a pioneira da computação Grace Hopper começou a trabalhar em um computador Mark II na Universidade de Harvard. Foi nessa época que seus associados descobriram que uma mariposa ficou presa em um dos relés do computador e estava causando um erro. Os operadores removeram a mariposa e a colaram em seu livro de registro, identificando-a como o "primeiro caso real de bug sendo encontrado".

Espalhou-se a notícia de que a equipe havia "depurado" o computador, levando ao uso da frase na computação e na cultura pop. Hopper admitiu prontamente que ela não estava lá quando o incidente ocorreu, mas isso não o impediu de se tornar uma de suas histórias favoritas. Hopper morreu de causas naturais em 1º de janeiro de 1992, aos 85 anos. Para os interessados, os restos mortais da traça ofensiva, junto com o diário de bordo original, podem ser vistos no Museu Nacional Smithsonian de História Americana em Washington, D.C.

E embora este seja o caso de uso "moderno" de encontrar um bug de computador, o uso original da palavra data de Thomas Edison, que em uma carta de 1878 usou o termo "bug" para se referir a uma falha tecnológica. Enquanto trabalhava no telégrafo quádruplo, ele disse que precisava de uma “armadilha de insetos” para funcionar corretamente.

  1. O criador do Bitcoin permanece um mistério.

Bitcoin, a moeda digital descentralizada que liderou as manchetes financeiras e de tecnologia por anos, foi lançada no início de 2009. A primeira transação comercial conhecida ocorreu no ano seguinte, quando o programador Laszlo Hanyecz pagou 10.000 Bitcoins por duas pizzas.

Nos mais de 10 anos que se passaram desde então, o valor do Bitcoin passou de praticamente nada para bem mais de $ 50.000 por moeda, com picos e vales suficientes para dar até a montanha-russa mais assustadora do mundo uma corrida por seu dinheiro. Ainda assim, surpreendentemente, apesar de tudo, o criador da criptomoeda permaneceu anônimo.

Existem muitas teorias sobre Satoshi Nakamoto, o pseudônimo usado pela pessoa ou pessoas que criaram o Bitcoin. Alguns até mesmo fizeram grandes esforços para descobrir a identidade de Nakamoto, mas como está hoje, não há nenhuma prova definitiva em domínio público apontando para a identidade do criador. Podemos nunca saber quem realmente criou o Bitcoin, e talvez isso não seja uma coisa ruim.

  1. Alguns processadores AMD podem ser desbloqueados para overclock usando um lápis.

A AMD se viu em uma posição peculiar no início dos anos 2000. As CPUs Athlon de primeira geração da empresa estavam dominando os processadores Pentium rivais e, ao longo do caminho, desenvolveram uma grande reputação entre os overclockers. Eles eram tão bons, na verdade, que revendedores inescrupulosos pegariam os chips mais lentos, aumentariam o overclock e os venderiam por um prêmio para consumidores desavisados.

Enquanto não exclusivo da AMD, a questão de comentar as CPUs tornou-se um problema tão grande que o fabricante do chip resolveu alterando fisicamente seus processadores Athlon de segunda geração (codinome Thunderbird) para evitar a manipulação do multiplicador.

Não demorou muito para que entusiastas empreendedores percebessem que preencher a lacuna entre as pontes L1 cortadas no processador poderia permitir ajustes do multiplicador. O aparelho escolhido por muitos foi um lápis básico, já que o grafite era condutivo o suficiente para fazer o trabalho, mas outros optaram por ferramentas mais comprovadas, como canetas condutoras.

O processo não foi para os fracos de coração, considerando que um movimento em falso poderia tornar sua CPU inútil. Me pergunte como eu sei.

  1. O primeiro logotipo da Apple não é o que você pensa.

O logotipo da Apple, aquele que representa uma maçã literal com uma mordida fora dele, está entre os mais reconhecíveis nos Estados Unidos. Foi criado pelo designer gráfico Rob Janoff em 1977 e tem persistido em uma variedade de iterações desde então. Mas você sabia que não foi o primeiro logotipo usado pela empresa?

Ronald Wayne, que co-fundou a Apple Computer Company ao lado de Steve Jobs e Steve Wozniak, projetou o primeiro logotipo da empresa. O esboço em preto e branco ilustra Sir Isaac Newton sentado sob uma macieira, completo com uma citação do poeta inglês que diz: "Newton ... uma mente viajando para sempre por estranhos mares de pensamento ... sozinha."

Jobs, no entanto, não estava totalmente satisfeito com o logotipo e queria algo que fosse mais fácil de reproduzir em um tamanho pequeno. Ele também queria que o nome e o logotipo da empresa fossem "fundidos como um só". No início de 1977, ele contratou a empresa de marketing Regis McKenna - e especificamente, Janoff - para projetar um novo logotipo. Em abril do mesmo ano, o agora icônico logotipo do arco-íris da Apple fez sua estreia junto com o computador Apple II.

  1. Os produtos da Apple são fotografados com o mesmo tempo no relógio por um motivo.

Observadores astutos devem ter notado que há muitos anos todos os produtos da Apple são fotografados com a mesma hora exibida no relógio. Acontece que há uma razão para a consistência.

Durante um evento de imprensa para o primeiro iPad, o desenvolvedor australiano do iOS Jon Manning encontrou Scott Forstall, o ex-executivo da Apple que liderou o desenvolvimento do iOS nos primeiros dias. De acordo com Forstall, as palestras da Apple foram planejadas de forma que a grande revelação ocorresse cerca de 40 minutos após o início da apresentação. E no final dos anos 2000, não houve revelação maior do que a do iPhone original.

Quando Steve Jobs mostrou o primeiro iPhone ao mundo em 9 de janeiro de 2007, durante a convenção da Macworld, isso aconteceu exatamente às 9h41, horário local. Portanto, o uso contínuo desse tempo pela Apple em sua publicidade é um retrocesso àquele momento.

A única exceção notável na atual linha de produtos da Apple é o Apple Watch, que é fotografado mostrando 10h09. Isso é feito de acordo com práticas de publicidade de relógios de longa data, já que 10:10 ou por volta disso foi considerado esteticamente agradável no que se refere à posição dos ponteiros das horas e minutos em um mostrador de relógio tradicional.

  1. A tecnologia de chip de cartão de crédito existe há décadas.

Cartões de pagamento baseados em chip e PIN ainda são relativamente novos nos EUA, comparativamente falando. Foi só no final de 2015 que Visa e Mastercard começaram a implementar a tecnologia nos Estados Unidos, mas você sabia que esses cartões inteligentes já existiam e eram usados ​​em outras partes do mundo décadas antes?

Em meados dos anos 70, um inventor francês chamado Roland Moreno patenteou o que se tornaria o primeiro cartão inteligente. Dois engenheiros alemães supostamente tiveram uma ideia semelhante no final dos anos 60, mas foi Moreno o primeiro a obtê-la por meio de um escritório de patentes.

Levaria mais uma década ou mais antes que o conceito ganhasse uso generalizado na indústria de serviços financeiros e muito mais antes que se tornasse comum em todo o mundo. Apesar de nunca ter alcançado muita notoriedade por sua invenção, ele ganhou muito dinheiro com isso. De acordo com um artigo de 2012 do The Guardian, a empresa de Moreno arrecadou cerca de 150 milhões de euros em royalties. Em 2006, ele disse ao France Soir que a ideia lhe ocorreu durante um sonho. 

  1. O “spam” de e-mail recebeu o nome de um marca carne enlatada.

O spam de e-mail é um subproduto infeliz da era digital. É o equivalente moderno do lixo eletrônico que é entregue na sua caixa de correio física, e ninguém - exceto as pessoas que lucram com isso - gosta. O que muitas pessoas podem não saber, no entanto, é que o e-mail de spam tem o nome de carne enlatada.

 Spam, como você deve saber, é uma marca de carne de porco enlatada que está em produção pela Hormel Foods Corporation desde 1937. Durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se uma parte importante da dieta dos soldados devido à sua versatilidade e prazo de validade. Após a guerra, o produto de carne enlatada cresceu em popularidade em todo o mundo.

Avance rapidamente para 1970, quando um esboço do Monty Python destacou o spam como seu foco. No bit, a palavra “spam” foi repetida uma e outra vez, sem dúvida em referência à sua onipresença percebida. No início dos anos 90, quando as primeiras mensagens não solicitadas começaram a sair em massa, isso lembrou um usuário de newsgroup da Usenet da esquete de spam do Monty Python.

O nome pegou e agora, a palavra "spam" é comumente usada para se referir a comunicações não solicitadas ou performando uma ação repetidamente.

  1. O registro do nome de domínio costumava ser gratuito.

Em 1991, a Defense Communications Agency foi renomeada para Defense Information Systems Agency (DISA). Poucos meses depois, a agência contratou uma empresa chamada Network Solutions, Inc. para operar o registro do sistema de nomes de domínio (DNS).

Network Solutions em 1992 recebeu uma concessão da National Science Foundation (NSF) para desenvolver o serviço de registro para a Internet e, no ano seguinte, a empresa tornou-se o único registrador de nomes de domínio para domínios de primeiro nível .com, .net e .org (TLDs )

O que muitas pessoas podem não perceber é que, até 1995, os nomes de domínio eram fornecidos gratuitamente. Isso mudou quando a Science Applications International Corporation (SAIC) comprou a Network Solutions por US $ 4,7 milhões. Após a aquisição, a NSF concedeu ao novo proprietário a autoridade para começar a cobrar pelos registros de nomes de domínio.

Isso acabou levando à criação da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), abrindo caminho para a competição na indústria de nomes de domínio - mas isso é outra história para outro momento.

 

(post replicado do site Techspot, por Shawn Knight)